home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, março 14, 2005

LIVRE PARA A BANCADA
Anders Frisk abandona arbitragem

Depois de receber ameaças de morte de adeptos do Chelsea, que o visavam e à sua família, Anders Frisk, um dos mais reputados árbitros mundiais decidiu abandonar a arbitragem. Anders Frisk no Espanha-Portugal do Euro'2004
O Sueco foi o árbitro do escaldante Barcelona-Chelsea, que acabou com a vitória dos Catalães por 2-1, depois da controversa expulsão de Drogba. Em declarações no final da partida, José Mourinho foi demasiado contundente e fez referência a uma eventual visita de Frank Rickard à cabine do árbitro ao intervalo. Mais recentemente, José Mourinho disse que desejava Anders Frisk no encontro da segunda-mão para que ele os ajudasse como ajudou o Barcelona, fazendo referência a um eventual caseirismo do Sueco.

Devo dizer que Anders Frisk era de facto um dos melhores árbitros mundiais. Um pouco atrás do genial Collina, que falha como todos os outros, o árbitro Sueco nunca me pareceu caseiro, muito menos no jogo de Barcelona. O único erro que lhe aponto é, de facto, a forçada expulsão de Drogba.Urs Meier no Portugal-Inglaterra do Euro'2004
Acho que no futebol, não vale tudo para vencer... José Mourinho inventor dos, agora célebres, “Mind Games”, deveria perceber que o futebol é um jogo de paixões e que para muitos mentecaptos, tudo o que os seus ídolos dizem é lei. Recordo que Urs Meirs, o Suíço que arbitrou o Portugal-Inglaterra do Euro 2004, também se viu envolvido em situações similares de ameaças de morte, quando um jornal londrino divulgou o seu email privado na páginas dos jornais e o humilhou publicamente com a montagem de algumas fotografias (uma das quais, pode ser vista neste post).

Uma perguntinha inocente: Em Portugal não há ameaças de morte aos nossos árbitros?

Declarações importantes:
Foto-montagem de um diário britânico
José Mourinho: "Um árbitro com a experiência do senhor Frisk não tomaria tão drástica decisão se efectivamente o abandono fosse suscitado pela crítica à actuação no Barcelona-Chelsea. Se existem outros motivos, desconheço e gostaria que fossem apurados. Se as razões têm a ver com ameaças, naturalmente condenáveis, de que diz ter sido alvo, trata-se de um caso de polícia"

Volker Roth, presidente da Comissão de Arbitragem da UEFA: "Não podemos aceitar que um dos nossos melhores árbitros seja forçado a retirar-se porque recebeu ameaças de morte. Pessoas como Mourinho são inimigas do futebol"

Vítor Pereira, ex-árbitro e amigo de Anders Frisk: "As declarações em si mesmo não terão sido a causa, mas sim as consequências e as repercussões que provocaram. (…) Vamos imaginar que acontece alguma coisa ao Anders ou a alguém da sua família, de quem é a culpa?"

Fonte: Maisfutebol.iol.pt

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 17:51


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes