home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, março 16, 2005

Mau demais...

O Campeão Europeu está fora da Liga dos Campeões! Se calhar, se nos regêssemos apenas pelo futebol praticado, nem aos oitavos-de-final merecia ter ido. O que se passou no San Siro foi mau... muito mau.
O desânimo e a humilhação bem expressos em Costinha
Couceiro resolveu inventar e apresentar três centrais... já não me lembrava de ver o Porto começar um jogo com três centrais desde o tempo de Octávio Machado. Com certeza que ele queria regressar a um passado glorioso... Couceiro fez tábua rasa do princípio básico do Porto Campeão Europeu: “Nenhuma equipa nos fará abdicar da nossa forma de jogar!”. Mas eu até aceitava os três centrais se visse constantemente, o Seitaridis e o Nuno Valente a chagar a cabeça do Zé Maria e do Zanetti... nunca aconteceu. O que aconteceu é que o temor do treinador se alastrou aos jogadores... uma bola de neve que só parou ao minuto 90. Recuso-me a falar mais de tácticas porque a táctica deduzida do F.C. Porto foi: Jogar para levar poucos... parabéns... conseguiram!

Mas o treinador não é culpado de tudo. Um passe errado... tudo bem, acontece. Dois... ok, só quem não joga é que não erra. Mas passar constantemente de forma defeituosa é revoltante. Como é que queríamos ganhar superioridade sobre os Italianos se os três jogadores do meio campo não faziam um passe correcto? Como é possível admitir que depois de fazer o 2-1, que devolvia emoção à eliminatória, o Porto nunca mais fez uma jogada de jeito?

Mas mais do que tudo isto... o que me custa realmente nesta eliminatória é que este Inter é de uma pobreza franciscana evidente. Se tirássemos o Adriano do ataque e o Zanneti do meio-campo, passava a ser uma equipa perfeitamente banal.
O Campeão Europeu caiu em San Siro
Num Post escrito na ressaca do jogo do Nacional, alertava para a necessidade de a próxima época ser muito bem pensada, e para a ameaça de o F.C.Porto passar a fazer aquilo que o Benfica fez há dez anos atrás: reformular a equipa todos os anos. Ainda acredito no que disse, mas o grande problema que começo a encontrar é: Com que jogadores... com estes?
Será que com o Hugo Almeida, Bruno Moraes, César Peixoto, Derlei, Carlos Alberto não estaríamos muito melhor servidos do que com Fabianos, Postigas, Diegos, Leandros, Cláudios, "Areais", Pepes, Meireles, Quaresmas, Leo Limas e outros que tais?

Segunda feira, o Porto tem um jogo decisivo... espero não começar a entrar com a próxima época muito cedo porque isso será muito mau sinal(para o Porto, claro).

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 11:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes