home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, abril 25, 2005

LIVRE OPINIÃO
O carácter passional do futebol

"O futebol é o ópio do povo". Esta expressão é usada frequentemente pelos adeptos de futebol, adaptando a ilustre afirmação de Karl Marx, filósofo alemão do século XIX - "A religião é ópio do povo".
O futebol move multidões, junta povos em guerra, atenua conflitos, transmite alegrias e provoca tristezas, desilusões. O adepto é um fiel seguidor da sua equipa. Nada nem ninguém lhe consegue provar que o seu clube não é o melhor. É este carácter passional que faz com que o futebol seja um desporto (tratando o futebol ainda como um desporto e não como um negócio) singular.
O adepto adapta os sucessos e insucessos do seu clube para demonstrar a supremacia do mesmo. O positivo do futebol é a mescla de sentimentos que vitórias seguidas de derrotas que antecedem novas vitórias provoca nos corações mais sofredores.
Dando um exemplo, de que importa o Benfica não ser campeão nacional desde 1993/94 se é o actual detentor da Taça de Portugal, já garantiu presença na próxima final e está na melhor posição para quebrar o jejum? Para o adepto benfiquista não é o Porto que está já afastado da Taça de Portugal e da Champions, nem mesmo o Sporting que foi eliminado da Taça na Luz e que no campeonato dista "JÁ" actualmente do Sporting 3 pontos? O Benfica é o melhor.
Responde o adepto sportinguista. O Sporting está "APENAS" a 3 pontos do Benfica e vencerá na Luz de certeza e, além do mais, está nas meias finais da Taça Uefa. Competição na qual o Benfica já ficou pelo caminho, tal como o Porto na Champions. Haverá melhor situação?
O adepto portista é mais seco e irónico "Somos os actuais campeões nacionais, da Europa e do Mundo e o resto é conversa". É esta discussão saudável, que quando bem separada do facciosismo faz mover o futebol, faz nascer e consolidar a paixão pela equipa de cada um. Ninguém muda de clube no final de uma discussão, apercebendo-se que afinal a outra equipa é melhor. Sendo campeão ou 6º classificado, a nossa equipa acaba sempre por ser a melhor. O resto não interessa. O que hoje é verdade, amanhã é mentira. Se hoje o sportinguista dá mais valor à sua posição, amanhã se estiver na posição do benfiquista, provavelmente dirá que nada interessa estar nas meias-finais da Uefa se acabar por ser eliminado.
A paixão pelo clube é mais forte que tudo. Muito se fala da eventual descida de divisão do Futebol Clube do Porto. Alguém pensa que isso fara o clube perder a sua massa adepta? Será que em Marselha os adeptos deixaram de dar valor aos campeonatos conquistados, à Taça dos campeões Europeus conquistada com o golo de Basile Boli? Não será que tiveram ainda mais orgulho na sua equipa por fazer tudo para voltar novamente à ribalta do Championnat?
Em Florença, alguém esqueceu o Fiorentina durante estes dois anos? Os jogadores passam, os treinadores mudam, os dirigentes despedem-se, mas os adeptos... os verdadeiros adeptos... esses seguem a paixão até à morte.
O futebol é paixão. O futebol é espectáculo! Por muitos "Apitos Dourados", penalties, foras-de-jogo e "roubalheiras" o futebol nunca perderá a sua magia enquanto existirão bancadas que tremem a cada passada de Mantorras, drible de Ronaldo, golo de Liedson e magia de Ricardo Quaresma!
Mais do que adepto do meu clube e simpatizante de alguns outros...sou um grande adepto do futebol puro!
O futebol é uma religião e, nesse aspecto, Marx estava longe de se aperceber o impacto que a sua afirmação teria.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 01:10


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes