home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, abril 25, 2005

LIVRE OPINIÃO
Perderam a vergonha... está feito!

1. Os acontecimentos do Estoril-Benfica foram demonstrativo do que se passou durante o campeonato e concludente sobre o que poderemos esperar até final. O senhor Hélio Santos, que já não é a primeira vez que tem destas actuações, também ele quis fazer parte da onda vermelha que dizem invadir o país. E não só o conseguiu, como ameaça tornar-se num dos grandes obreiros da maravilhosa vitória final. O que toda a gente viu e quem não viu foi porque não quis ver, foi que Hélio Santos, mais do que Simão, Nuno Gomes ou Mantorras, empurrou o Estoril para a sua grande área, intimidando os seus jogadores e marcando faltas atrás de faltas, fossem elas reais ou imaginárias. Sempre que um jogador benfiquista ia ao chão... já toda a gente sabia que o apito iria soar, era inevitável. E se nas duas expulsões (a primeira nas duas únicas faltas que o defesa do Estoril fez e outra por palavras de que ninguém se apercebeu), no penalti cometido por Ricardo Rocha e na falta inexistente e ridícula que deu o 1º golo do Benfica, poder-se-ia, com alguma dose de bom humor, dar o benefício da dúvida a um árbitro "normal", esse mesmo benefício da dúvida não pode ser dado a um árbitro que desde o golo do Estoril entrou em pânico e tomou em mãos a tarefa que deveria ser dos jogadores do Sport Lisboa e Benfica, mas que tem sido tão bem distribuída por inúmeros sectores do futebol português. Foi tudo às claras e de forma descarada... sem cortinas!
Este cenário é tão mais triste, em virtude de nesta mesma jornada o Sporting ter sido prejudicado e o F.C.Porto, apesar de vencer, viu duas grandes penalidades serem esquecidas por Duarte Gomes, uma delas, sobre Diego, só mesmo o árbitro é que não a viu.
Gostava de no final da SuperLiga, como noutras que o meu clube não logrou levantar, dar os parabéns aos vencedores e honra aos vencidos... mas será possível?
Poderia ainda falar da cara de enterro de Figueiredo da SAD do Estoril quando o resultado era desfavorável à sua equipa, aliás favorável à sua equipa, bem... quando estava 1-0, ou 0-1... já nem sei. Poderia falar da vergonha que um amigo benfiquista não conseguia esconder após o jogo. Podia falar das palavras de José Veiga, já não sei bem quando: “Aqui no Benfica, ninguém quer ganhar a qualquer preço”. Poderia falar da hilariante tirada do comentador do jogo na TVI: "Excelente arbitragem de Hélio Santos!", o homem ou não percebe de futebol e não deveria fazer aquele papel ridículo ou o seu benfiquismo é tão doentio que não consegue ter um mínimo exigível de isenção e como tal não o deveriam deixar fazer figuras tristes.

2. Em Aveiro o F.C.Porto fez uma grande primeira parte. Com Diego e Quaresma em patamares galácticos, faltou mais eficácia e objectividade na finalização para que o jogo ficasse decidido ao intervalo. Após o descanso e com a subida no terreno do Beira-mar o jogo repartiu-se, bem como as oportunidades, sendo de destacar a magistral defesa de Vítor Baia a um remate de Beto. O golaço de Quaresma recoloca o Porto na posição marginal que detinha na luta pelo título. Objectivo até final: Vencer os quatro jogos.

3. Se me perguntam quem gostaria que fosse campeão... nem merecem uma resposta pois ela está à vista dos cegos. Se me perguntam quem merecia ser campeão: O S.C.Braga. Joga bem à bola, tem personalidade e está lá em cima, mesmo não tendo o poder financeiro, mediático e humano dos três grandes. O F.C.Porto parece capaz de fazer um ponta final mais de acordo com os pergaminhos do clube mas não deve dar para o título, talvez dê para a Champions League. O Sporting deverá pagar caro a ousadia europeia. O Benfica... a julgar pela amostra do jogo do Estoril… temos CAMPEÃO! Boavista e Vitória vão lutar por um lugar na UEFA, que até podem ser dois... e cá para baixo, Beira-Mar, Estoril e Moreirense já têm funeral encomendado, com cova, caixão e tudo.

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 22:58


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes