home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 24, 2005

SUPERLIGA
Benfica ganha ao Estoril

Estoril 1-2 Benfica
(Paulo Sousa; Luisão, Mantorras)

O Benfica ganhou no Estádio Faro-Loulé, perante o Estoril, e passa a ter 3 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting. Num jogo emotivo e tenso - expulsões, golos e um estádio vibrante - o conjunto canarinho morreu na praia e poucas hipóteses teve de discutir a partida devido às duas expulsões de que jogadores seus foram alvo. A equipa da Luz será primeira mais uma semana...

Nos onzes iniciais, o Benfica tinha 4 alterações em relação ao jogo com a União: Moreira na baliza - uns bons meses depois do jogo no Restelo -, Fyssas e João Pereira - Miguel não estava apto - nas laterais e Bruno Aguiar no miolo, a substituir o suspenso Manuel Fernandes. O Estoril alinhou com a equipa esperada, e apenas de realçar a presença dos emprestados pelo Benfica - o central Amoreirinha e o guarda-redes Yannick - no banco. Quanto ao ambiente no estádio, uma enorme mancha encarnada dava cor ao habitualmente desértico recinto algarvio; os adeptos da casa (?) eram cerca de 60.

O jogo começou com um Benfica dominador, mas a equipa do Estoril mostrava-se muito esforçada, exercendo uma forte pressão média-alta. Embora tenha tido grande posse de bola, o Benfica não rematava à baliza e apenas há a realçar um excelente passe de Bruno Aguiar a isolar Nuno Assis, mas o 15 encarnado recebeu de forma deficiente. Aos 12', aparece o golo do Estoril: o médio Paulo Sousa remata - embora fosse um passe para Moses, transformou-se em remate -, Ricardo Rocha ainda toca na bola mas esta beija as redes da baliza defendida por Moreira, que está isento de culpas. O Benfica ficou atordoado mas ia tentando responder, através de remates de longa distância. E aos 25', o lateral-direito estorilista Rui Duarte foi expulso por acumulação de amarelos: o 1º é acertado, após agarrar Nuno Assis, porém o 2º suscita algumas dúvidas se não terá sido uma simulação de Fyssas. Da marcação do livre resulta um cabeceamente perigoso de Luisão para boa defesa de Jorge. Ao minuto 31, Geovanni cruza para Nuno Gomes que cabeceia para defesa atenta do keeper do Estoril. No minuto seguinte, Trap mexe na equipa - o italiano surpreendeu tudo e todos - e substitui o apagado Nuno Assis por Mantorras. Até ao intervalo, destaque para dois lances perigosos para cada lado: aos 40' Ricardo Rocha corta de forma notável um venenoso contra-ataque estorilista e, no minuto seguinte, Mantorras cruza para Nuno Gomes que fez a emenda para grande intervenção de Jorge.

Chegou o intervalo e, como se vê pelo filme de oportunidades de golo, o resultado era injusto para um Benfica que, embora de forma algo atabalhoada e desconexa, remeteu o Estoril à sua área. Durante o descanso, Litos tirou Fellahi - teve pouco tempo a bola nos pés - e lançou o jovem Amoreirinha, numa óbvia aposta na retranca e na manutenção do excelente 1-0.

Os primeiros minutos da segunda parte mostraram um Benfica tranquilo, com muita troca de bola na procura de que a defesa estorilista abrisse. O primeiro lance de perigo pertenceu a Luisão que, no coração da área, recebeu de peito e rematou de forma acrobática para fora do estádio. Pouco depois, o outro central encarnado - Ricardo Rocha -, cabeceou por cima da barra, na sequência de um livre indirecto. Aos 60', Simão - no seu único rasgo em 90' - passa por dois canarinhos e atira à figura para defesa fácil de Jorge. Sensivelmente a partir daqui - o tempo ia passando e o golo não surgia - a equipa do Benfica passou a actuar de forma quase anárquica, com muitos (maus) centros para a área e com alguns esboços de jogadas individuais, todos sem efeito prático. Esta viragem no estilo de jogo coincidiu com as entradas de Karadas e Carlitos para os lugares de Fyssas e Geovanni. Aos 69', Nuno Gomes amortizou para Karadas e o norueguês rematou de forma defeituosa. Aos 72', novamente o nórdico em plano de relevo: Petit centra e Karadas sobe ao 5º andar para cabecear forte e colocado para a melhor defesa da noite - a baliza de Jorge parecia impenetrável. Até que aos 76' - após falta cavada por Petit - o pitbull da Luz cruzou bem e Luisão, ao primeiro poste, cabeceou para o empate. Alguns minutos depois, o recém-entrado João Paulo viu o vermelho directo, supostamente por ter insultado o árbitro Hélio Santos. Aos 81', Luisão faz uma grande incursão pelo ataque e remata de fora da área (?) para boa defesa de Jorge. No canto, surge o golo do Benfica: Petit marca, Simão desvia ao 1º poste e, na pequena área, Mantorras fuzilou para o 1-2 final. Até final, o 1-3 esteve perto por duas vezes: aos 89' - a passe de Carlitos - Nuno Gomes quase levanta o estádio num bonito remate à trave; e aos 94' Mantorras estoira para boa defesa de Jorge.

Queria deixar algumas notas-extra sobre o jogo. A primeira vai para Simão, que está simplesmente irreconhecível, e a má forma não pode desculpar tudo; hoje o extremo português dispôs de 3 livres frontais à baliza estorilista e todos levaram a mesma direcção: a bancada. A outra vai para Carlitos: o jovem ala entrou bem na partida e poder-se-á revelar um bom reforço nesta ponta final da época; basta para isso que os nervos fiquem no banco e não vão para dentro das 4 linhas, algo que hoje aconteceu. Finalmente, penso que Litos não tem motivos para tanta peixeirada na flash-interview. Embora haja algumas decisões dúbias contra o Estoril, é também certo que Cissé devia ter sido expulso e ficou um penalty - quanto a mim - por marcar, devido a mão desse mesmo Cissé impedindo que a bola rematada por Karadas seguisse o caminho para a baliza. O árbitro Hélio Santos esteve decididamente mal na falta do primeiro golo encarnado e na não-expulsão de Cissé, tendo ainda acumulado várias decisões - sobretudo em desfavor do Estoril - duvidosas.

_________________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Jorge - o guarda-redes do Estoril realizou uma mão-cheia de defesas que permitiram à sua equipa sonhar - até ao minuto 72 - com o empate. Depois da fantástica exibição no Dragão, Jorge volta a demonstrar que é homem para os grandes momentos.
_________________________

Com esta vitória bem suada, o Benfica passa a contar com 58 pontos e é o líder isolado da Superliga. Para a semana, os encarnados receberão o Belenenses, decerto com um sentimento de vingança - o jogo da 1ª volta constituiu a mais humilhante derrota do Benfica esta época. No que concerne ao Estoril, o conjunto da Linha mantém 26 pontos e está quase condenada - o 15º Gil Vicente tem 33 pontos. No próximo fim-de-semana, os comandados de Litos visitarão a Choupana; a Liga de Honra espera os estorilistas...

Artigo de Carlos
Publicado às 23:52


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes