home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, abril 30, 2005

SUPERLIGA
Benfica vence Belenenses

Benfica 1-0 Belenenses
(Simão gp)

O Benfica será líder por mais uma semana: a equipa encarnada ganhou ao Belenenses pela margem mínima e continua a sonhar com o título que lhe foge há 10 épocas. Num estádio da Luz com cerca de 62 mil adeptos, o Benfica dominou o jogo mas acabou, desnecessariamente, com o coração nas mãos.

O onze inicial dos da casa apresentava três regressos: Quim substituiu Moreira na baliza, Manuel Fernandes voltou à equipa após suspensão, e Miguel ocupou o lugar que foi de João Pereira no jogo com o Estoril. Na equipa belenense, Carlos Carvalhal não mexeu na equipa que ganhara ao Guimarães na semana passada; apenas de destacar a ausência de Juninho Petrolina da convocatória, por opção técnica.

Antes do jogo, o Benfica rendeu uma homenagem à equipa de voleibol do clube que, no passado fim-de-semana, se sagrou campeã nacional e garantiu a dobradinha encarnada na modalidade. Quando a bola rolou, cedo se percebeu o cariz que o jogo teria: um Benfica mandão e ofensivo na busca do golo e um Belenenses muito fechado, à procura de eventuais contra-ataques guiados por Antchouet ou Paulo Sérgio. Nos minutos iniciais, por duas vezes Marco Aurélio evitou o golo benfiquista: primeiro a um grande remate de Nuno Assis - bom jogo - e depois a remate de Manuel Fernandes, de pé esquerdo. O Belenenses timidamente ia chegando ao meio-campo do Benfica e aos 13' o sueco Andersson atirou ao lado com algum perigo. Dez minutos volvidos, Petit marca um livre indirecto para o guarda-redes belenense socar para canto; na marcação deste, Luisão cabeceia para o golo mas o lateral Sousa - antiga águia - tirou em cima da linha, desviando a bola contra a barra. Aos 31' o Benfica desperdiça uma grande oportunidade com Ricardo Rocha, sozinho no coração da área, a cabecear por cima. O central benfiquista esteve mal nesse lance mas entre os 37 e os 38' - em três ocasiões - executou difíceis e preciosos cortes a avançados azuis. Todavia, deve-se acrescentar que Rocha devia ter visto o amarelo logo ao minuto 11. Continuando, aos 41' Simão faz um túnel a Amaral, flecte para o meio e remata para defesa segura de Marco Aurélio. Se o resultado já era desadequado, o Belenenses esteve muito perto de ainda o tornar mais injusto quando, ao cair do pano, Dos Santos faz um mau passe, em zona proibida, que vai ter com José Pedro: o médio - que bisara na 1º volta - galgou alguns metros mas rematou mal.

Chegou o intervalo e o resultado certo seria a vantagem (mínima) da equipa da casa, que jogou melhor e dispôs de mais oportunidades. O domínio benfiquista é bem expresso no número de cantos: 9x1. Nenhum dos treinadores realizou alterações ao intervalo mas penso que Trap deveria ter tirado Miguel, que fez uma primeira parte horrível, e lançado João Pereira.

A segunda parte começou com um erro grave de um dos auxiliares de Mário Mendes, ao marcar incorrectamente fora-de-jogo ao gabonês Antchouet que se isolava. Logo a seguir, Petit quase marcava um golo de bandeira, num remate potente - a mais de 30 metros - e colocado que embateu com estrondo na trave da baliza. Aos 52', Simão coloca na área, Nuno Assis desvia para a baliza e Nuno Gomes aparece, qual central, a afastar o perigo. Pouco depois, o capitão encarnado tem uma boa iniciativa e a bola vai ter a Geovanni que, depois de passar por Pelé, remata forte mas por cima. Nesta altura já Mantorras e Karadas estavam em campo. No minuto seguinte, o angolano - que rendeu Nuno Assis - faz um remate cruzado de fora da área - parecido ao do golo com o Gil Vicente - mas Marco Aurélio defendeu bem. E aos 67', surgiu o lance-capital do jogo: numa jogada confusa na área do Belenenses, a bola vai ao braço de Amaral e o juíz da partida assinalou grande penalidade. Quanto a mim, foi uma decisão errada visto não haver qualquer intencionalidade do jogador e reforço essa ideia com o facto de Mário Mendes só ter apontado para a bola dos 9 metros "a pedido" dos jogadores encarnados. Quem não se importou com isso foi Simão, que converteu o penalty em golo e deu fim ao jejum de 3 meses e meio sem marcar na Superliga. Aos 71', Manuel Fernandes isola Mantorras que, numa aparente má avaliação do fiscal de linha, foi apanhado em fora-de-jogo. Pouco depois, o angolano tem uma bela jogada, baila à frente de Wilson - numa finta típica de Ronaldo - e remata, mas a bola foi desviada pelo central do Belenenses. Aos 76' Luisão - que viu o 10º amarelo e não jogará em Penafiel - aparece sem marcação na área dos visitantes mas cabeceia mal. Parecia perto o 2-0 mas, a partir do lance anterior, o Belenenses despertou e foi para cima do Benfica. Aos 77' surge a melhor oportunidade de golo: Paulo Sérgio remata bem, Quim defende (mal) para a frente e na recarga Lourenço rematou por cima. Os jogadores do Belenenses reclamaram uma eventual falta de Ricardo Rocha sobre o avançado mas fico com a sensação de não ter havido nada. Até final, destaque para três perigosos remates do Belenenses, saídos das botas de Sousa, Neca e Ruben Amorim.

O Benfica ganhou com justiça e mantém a tendência de fazer os adeptos sofrer até ao último apito do árbitro. O Belenenses foi um digno vencido mas penso que com mais ambição podia ter saído com um melhor resultado da Luz. O conjunto de Carvalhal só confirmou essa ideia no último quarto-de-hora, quando jogou quase sempre no meio-campo benfiquista.

Quanto ao árbitro, esteve muito mal. Na primeira parte, perdoou o amarelo a Ricardo Rocha, amarelou indevidamente Amaral, e fez vista grossa a uma grande penalidade sobre Nuno Gomes. No segundo tempo, foi mal auxiliado em dois foras-de-jogo mal tirados e cometeu o erro de marcar um penalty extremamente duvidoso a favor do Benfica. Nota negativa para o árbitro de Coimbra.

__________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Petit - Muito bom jogo do médio benfiquista. Petit foi omnipresente, roubou 'n' bolas, correu quilómetros, e ainda deu uma ajuda no ataque - rematou 5 vezes. Na retina ficam alguns bons tackles a jogadores do Belenenses e aquele remate aos 49', que teria sido um dos melhores golos do ano. E hoje Petit não agrediu ninguém...
__________________

Com esta vitória, o Benfica soma 61 pontos e comanda a Superliga isolado. Para a semana, a liderança será defendida em Penafiel. Quanto ao Belenenses (42 pontos), terá acabado o campeonato hoje: a equipa do Restelo já tinha garantido a manutenção e hoje hipotecou as hipóteses de ir à UEFA. Na próxima jornada, a equipa de Carvalhal recebe o igualmente tranquilo Nacional.

Artigo de Carlos
Publicado às 22:49


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes