home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, abril 21, 2005

TAÇA PORTUGAL
Benfica na Final

O Benfica garantiu a presença na final do Jamor - onde encontrará o Setúbal -, ao derrotar por claros 3-0 a equipa do Estrela da Amadora. O clube encarnado estará pelo 2º ano consecutivo na final da Taça, e nesta edição deixou pelo caminho a Oliveirense, o Sporting - naquele jogo memorável - e o Beira-Mar.

O conjunto benfiquista alinhou com algumas novidades já anunciadas: Moreira, Fyssas e André Luís substituíram Quim, Dos Santos e Luisão. Esperava-se que Bruno Aguiar alinhasse de início mas tal não aconteceu. Já o Estrela jogou com uma reforçada linha defensiva - onde se destacavam os nomes de Quim Berto e Santamaria -, e na frente Semedo e Henrique tentariam fazer estragos.

Logo aos 23 segundos, Semedo deu um abanão no jogo que acabava de começar: o estrelista aproveitou alguma complacência de Miguel e rematou forte para uma grande defesa de Moreira. Foi fogo de vista, pois os primeiros 20 minutos do desafio foram de uma pobreza franciscana: o equilíbrio e a inexistência de remates eram as notas dominantes do jogo, embora com ligeiro ascendente do Estrela. Aos 24' aparece o 2º remate do encontro: João Moreira - gostei deste jogador - remata em jeito mas a bola saiu por cima. A partir da meia-hora o Benfica pegou no jogo - para só o largar nos últimos minutos - e passou a jogar mais no meio-campo do Estrela. Aos 30', Geovanni isola Nuno Gomes, que contorna Paulo Lopes e remata paralelo à baliza, sem que ninguém encostasse. Estava lançado o aviso: poucos minutos volvidos (37') Manuel Fernandes lateraliza muito bem para Geovanni - que parte de posição irregular -, e o brasileiro cruza para a cabeçada vitoriosa de Nuno Gomes. O Benfica merecia a vantagem mas ainda apanhou alguns sustos como quando aos 41', num livre frontal à baliza de Moreira, o esquerdino Quim Berto - um especialista - rematou perto da barra.

Chegou o intervalo e a vantagem mínima encarnada aceitava-se. Durante o descanso, nenhum dos treinadores mexeu na sua equipa.

O primeiro sinal de perigo do segundo tempo foi dado por Manuel Fernandes que rematou forte para defesa a dois tempos de Paulo Lopes. Aos 55', na sequência de um livre indirecto de Simão, Nuno Gomes cabeceia por cima. Aos 63', destaque para o amarelo - por uma falta desnecessária e pouco inteligente- visto por Manuel Fernandes que o impede de jogar no Algarve. Logo a seguir, o jovem médio do Benfica passa bem para Geovanni que cruza para Nuno Assis cabecear e fazer o 0-2. Se o jogo não estava sentenciado, aos 74' ficou mesmo: o estreante André Luís bombeia a bola para o meio-campo estrelista, o central Santamaria hesita e Nuno Gomes aproveita a falha defensiva para empurrar para o terceiro do Benfica, segundo na sua conta. Aos 77' o avançado encarnado assiste Nuno Assis de calcanhar e o 25 atirou para defesa de Paulo Lopes. Apesar de o 0-4 parecer uma questão de minutos, a parte final do jogo pertenceu ao Estrela: aos 83' Semedo remata para defesa segura de Moreira; aos 86', na sequência de uma bela jogada ofensiva, o avançado Henrique remata à trave; e aos 91' o recém-entrado Nuno cabeceia para boa intervenção do guarda-redes do Benfica. O jogo acabou pouco depois com a vitória justa do Benfica. Queria só abrir um parêntesis para questionar o porquê de deixar Simão os 90' em campo, quando o extremo podia ter saído a um quarto-de-hora do fim. Esteve mal o técnico transalpino, que aproveitou para lançar Delibasic aos 79' - o sérvio pouco produziu.
____________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Nuno Gomes - Esteve em noite-sim o avançado do Benfica. Além dos importantes dois golos, Nuno Gomes ajudou na manutenção da posse de bola e batalhou muito com os centrais amadorenses. Esteve igualmente em destaque nas aberturas que realizou para colegas seus - ficou na retina um passe de calcanhar a isolar Nuno Assis. Depois de dois jogos péssimos com Rio Ave e Leiria, será que regressou o matador?
____________________

O Benfica é um vencedor justo e agora na final defrontará um moralizado Vitória de Setúbal. Estão reunidos os ingredientes para a festa do povo no Jamor.

Artigo de Carlos
Publicado às 00:22


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes