home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, abril 07, 2005

TAÇA UEFA
Sporting derrotado em Newcastle

Newcastle 1-0 Sporting
(Shearer)

O Sporting perdeu em St.James Park por uma bola a zero, frente a um Newcastle que estava perfeitamente ao alcance mas que ganha assim uma preciosa vantagem na eliminatória.

A equipa leonina entrou mal no jogo. Não soube por a bola no chão e sujeitou-se frequentemente aos contra-golpes dos "magpies". Numa dessas jogadas, Shola Ameobi, em claro fora-de-jogo, viria desnecessariamente a lesionar Ricardo. Atitude inqualificável do inglês nascido na Nigéria, que nem sequer foi admoestado pelo juiz russo. O guarda-redes português ficou com um inchaço bem visível junto ao ouvido. Curiosamente, a partir dessa paragem no desafio, o Sporting assentou o seu jogo, começando a carrilar o seu jogo ofensivo de outra forma, invariavelmente pela ala direita, com Rogério e Carlos Martins. Nesse intervalo, coube ao Sporting a melhor ocasião de golo, com Liedson a rematar para uma difícil intervenção de Shay Given, junto ao poste. O Newcastle, por seu turno, continuava com o seu estilo de jogo tipicamente britânico, com lançamentos longos para os dois pontas-de-lança. Porém, a oito minutos do intervalo e depois de já ter ameaçado, Alan Shearer marcou para os ingleses. Laurent Robert cobrou um livre - falta patética sobre Ameobi - para a marca da grande penalidade, onde apareceu o melhor marcador desta edição da UEFA, completamente solto, a cabecear para o fundo da baliza leonina.
No entanto, nos minutos seguintes, o Sporting reagiu bem ao golo encaixado e podia ter chegado ao golo por duas ocasiões. Primeiro Liedson a centrar mal para o apagadíssimo Sá Pinto e, posteriormente, num remate de Rui Jorge que só não deu em golo por acaso - passou muito perto do poste direito.
Assim, com alguma injustiça, o Sporting recolheu às cabines em desvantagem no placard.

Na etapa complementar, o primeiro lance de perigo pertenceu à equipa portuguesa. Carlos Martins aproveitou uma bola perdida à entrada da área e quase marcou. Cerca de um quarto-de-hora depois, seria João Moutinho a proporcionar uma grande defesa a Stephen Harper, entrado ao intervalo. A 25 minutos do final, Peseiro decide colocar em campo outro ponta-de-lança, fazendo entrar João Mota para o lugar de Carlos Martins - noite infeliz, mas dos mais inconformados. Coincidência ou não, a partir desta troca o Sporting nunca mais foi o mesmo. Não teve bola e não mais pressionou o adversário. Seria a turma de Souness a estar a beira de dilatar a vantagem, com James Milner isolado a rematar por cima da baliza de Ricardo. Logo a seguir, o guarda-redes leonino resolve inventar pela segunda vez no segundo tempo e quase ofereceu o golo a Ameobi - que jogou a bola com a mão.
Até final, registo para um bom remate do recém-entrado Tello e para um final emocionante onde João Mota - alguns apontamentos interessantes - dispôs de duas oportunidades no espaço de um minuto.

O juiz russo, Yuri Baskakov, teve uma actuação disparatada. Marcou faltas que não existiram, deixou por marcar outras demasiado evidentes e teve atitudes pouco ortodoxas para um árbitro de futebol. Apesar de não ter tido influência no resultado, uma partida dos quartos-de-final merecia outra arbitragem.
_________________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Alan Shearer - decisivo. É uma figura intocável do futebol inglês e isso levou a que fosse constantemente "protegido" pelo juiz da partida. Marcou o golo decisivo, mas esteve em destaque essencialmente pela postura abnegada e pela matreirice demonstrada a cada disputa de bola.
_________________________

No cômputo geral, o Sporting cometeu bastantes erros e foi uma equipa algo ingénua, pelo que "merece" o castigo, saindo derrotado de St.James Park e numa situação nada famosa.
Quinta-feira o reencontro está marcado para Alvalade, onde o Sporting não poderá contar com Liedson, que viu um amarelo e terá de cumprir castigo. Tarefa nada facilitada para os leões...

Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes