home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 08, 2005

LIVRE OPINIÃO
Adeus ao título?

O Benfica perdeu, hoje à noite, em Penafiel... E depois? Ou melhor, não seria de estranhar? Temos aquele que é, se calhar, o treinador com maior curriculo do mundo. Temos jogadores de selecção. Temos toda uma massa adepta fiel e fervorosa que sofre, sente e respira vermelho a cada semana que passa. Temos os corpos, no terreno, a trocarem a bola entre si... mas as respectivas cabeças que os deviam acompanhar... não estão lá! Sim, porque já lá vão semanas (muitas) desde que me lembro da última exibição Benfiquista condizente com os seus altos pergaminhos..

É verdade que, daquilo que vi do jogo de hoje, pareceu-me que o Benfica foi claramente prejudicado pela arbitragem. A agressão a Petit e o penalty sobre Simão são alguns exemplos. Mas isso nunca pode servir de desculpa. A sorte conquista-se, não se procura. E se, numa perspectiva mais radical se puder (e quiser) afirmar que até foi bem feita, tendo em conta os benefícios de jornadas anteriores, eu prefiro dizer que, se a sorte sorriu aos da Luz em jornadas anteriores, não foi conquistada nesta, por evidente e manfesta falta de classe.

E se é verdade também que a arbitragem foi manifestamente má, equipas houve, como o Sporting, que souberam dar a volta a uma má arbitragem e, através de força, paciência e perserverança, marcar uma brilhante presença na final da UEFA em Lisboa. Quem ri por último, ri melhor e José Peseiro está, concerteza, a pensar em todos os que se riram dele quando disse, no início da época, querer estar na final de Lisboa.

Mas o Benfica não. Não mostra força anímica, não mostra classe e, acima de tudo, não mostra eficácia que materialize o ascendente que tem sobre o adversário nos primeiros momentos de jogo. Depois, inevitavelmente, esvazia-se como um balão de hélio e os resultados são os que se têm visto. Um exemplo que reflecte bem esta realidade chama-se Nuno Assis, que fez dois ou três jogos bons e depois... esvaziou-se para nunca mais se ver! Quase que me faz ter saudades de Zahovic, com o seu futebol ultra-pastelão, embora tremendamente cerebral.

Ou seja, com a sua exibição amorfa e morta de ontem, o Benfica perdeu ontem a justiça de ser campeão. Só o será se o Porto de Couceiro se continuar a arrastar pelos campos onde joga ou se o Sporting de Peseiro continuar a guardar-se para a tão ansiada final da UEFA. Por outro lado, e como é esperado, se o Porto ganhar hoje ao Moreirense, pode ficar á espera que um moralizado Sporting ganhe aos da Luz para, assim, desferir uma estocada com requintes "assassinos" e atirar com o Benfica para a 3ª posição, tendo o Braga nos calcanhares a ambicionar o último posto para a Liga dos Campeões...

Durante a época toda, o Benfica viveu acima das suas possibilidades, um pouco à custa do demérito dos adversários. Agora, vê a sua vantagem esfumar-se por demérito próprio e se não ganhar aos leões pode ver chegar o fim de um ciclo.

Porque a paciência dos adeptos tem limites. Como se viu este fim de semana. Da pior forma, mas viu-se. Espero que Luís Filipe Vieira tenha tenha visto...

Artigo de EV
Publicado às 13:55


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes