home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, maio 21, 2005

LIVRE OPINIÃO
"O jogo da vossa vida"

É já amanhã! O dia por que os adeptos encarnados vêm ansiando há mais de 10 anos está mais próximo que nunca - o Benfica pode-se sagrar campeão nacional no Estádio do Bessa. O clube da Luz está perante uma oportunidade de ouro para pôr fim ao prolongado e já insuportável - para os benfiquistas - jejum de 11 anos sem sentir o sabor de ser Campeão Nacional. Na casa do Boavista - que amanhã adquirirá uma tonalidade vermelha - uma vitória ou até um empate significa a passagem do sonho à realidade; significa a passagem dos anos a fio de desilusões e fracassos à vitória final; significa a passagem do sofrimento à felicidade extrema... E, na final de amanhã, o título estará nas mãos dos jogadores do Benfica como nunca esteve durante a última década.

Muito se tem falado, ao longo desta semana, nos incentivos que o Porto terá garantido a jogadores do Boavista caso estes vençam o jogo. Já ouvi falar em 25 mil euros por jogador, em 50 mil para os jogadores que façam balançar a rede da baliza de Quim, e já li também que no total cerca de 750 mil euros seriam distribuídos pelo plantel axadrezado. Em Portugal este é considerado um acto ilegal: "A promessa ou entrega de dinheiro (..) feita por um terceiro Clube destinada à obtenção de um resultado positivo num jogo oficial será punida com a pena de multa de € 12.500 a € 25.000", segundo o 65º artigo da secção de Infracções Disciplinares Graves. No entanto, não quero entrar por aí, até porque se diz que este campeonato está repleto de ilegalidades... Queria sim focar este assunto dos incentivos mas pelo lado encarnado: haverá maior incentivo e estímulo que ter a possibilidade de ser campeão nacional pelo Benfica e assim entrar para a história de um dos maiores clubes mundiais? E, se tal já não bastasse, a Direcção encarnada certamente concederá avultados prémios de jogo ao plantel encarnado pela conquista de pontos no Bessa... Portanto, desde já digo que caso o Benfica falhe o objectivo de ser campeão nacional, não me refugiarei - e penso que ninguém o devia fazer - nos incentivos que o Boavista teve. Se o Boavista amanhã vai correr e bem atrás do prémio de jogo, os jogadores do Benfica só têm obrigação de correr e jogar o dobro da equipa adversária, e provar que de facto MERECEM ser campeões! Para se ser campeão é preciso ser superior aos demais e a equipa benfiquista vai ter de mostrar espírito de superação, vontade, crença e determinação na conquista de um título que apenas faz parte do palmarés de um jogador encarnado - Petit, curiosamente sagrado campeão no Bessa. Este é, portanto, o jogo da vida da maior parte do plantel do Benfica e todo o suor deixado em campo será pouco... Depois do teste de fogo - passado com alguma distinção - contra o Sporting, o Benfica terá amanhã a última oportunidade para poder afirmar "Somos campeões e merecemo-lo". Se tal não suceder, o clube da Luz só se pode queixar de si mesmo!

Tem-se debatido nestes dias - ainda hoje uma revista semanal fez capa disso - o estofo do Benfica. Amanhã, mais uma vez, esse estofo - ou a inexistência dele - será testado. A equipa encarnada é acusada de não ter o estofo dos campeões, que marca a diferença entre uma boa e uma grande equipa, e ao longo desta época houve situações comprovativas disso mesmo - goleadas na Bélgica e em Estugarda, derrotas na 1ª volta com os dois maiores rivais, derrota e exibição desastrosa em Penafiel, etc.. Penso, contudo, que esta situação poderá ter sofrido uma viragem no derby com o Sporting, jogo em que a equipa mostrou matreirice e inteligência transalpinas, e poder-se-á dar continuidade a esta atitude no jogo com o Boavista. No entanto, as situações são diferentes, ou seja, se a 14 de Maio só a vitória servia ao Benfica, na partida de amanhã bastará um reles empate para alcançar o título. Logo, a mentalidade da equipa encarnada será decisiva: se os jogadores entrarem acomodados com o nulo e apostarem em levá-lo até ao fim, pode haver uma surpresa desagradável; se o Benfica entrar a 200 à hora, só com olhos para a baliza de William, e jogando para ganhar, então considero que ninguém parará o Benfica no jogo. Mas Trapattoni é que decide...

Queria deixar duas notas finais.
A primeira vai para o último golo benfiquista no Bessa. Esse foi apontado por Miki Fehér, frente ao La Louvière, na 2ª mão de uma eliminatória da Taça UEFA. A coincidência fez com que se recordasse o malogrado húngaro e que bonito será ver, caso o Benfica seja campeão amanhã, a nação benfiquista a gritar por Miklos Fehér e a dedicar o 31º campeonato nacional ao jovem que, numa chuvosa noite em Guimarães, nos deixou para sempre...
A segunda nota vai para o comunicado dos Super Dragões, comunicado esse que já é do conhecimento geral. Caso o Benfica seja campeão, parece-me inevitável que haja molho nos Aliados, e é lamentável que tal situação seja desencadeada por um grupo de delinquentes que se julgam os reis da cidade do Porto. E aí é que eles estão enganados: duvido que os adeptos portistas saiam à rua - como foi pedido pela claque - para comemorar o segundo lugar, e os Super Dragões arriscam-se a sair com "o rabo entre as pernas" perante as dezenas de milhar de benfiquistas que festejarão na baixa portuense. Deixo, portanto, dois conselhos. Aos SD, que fiquem quietinhos e vão para suas casas após o jogo - isto se o Porto não for campeão, obviamente -; aos adeptos benfiquistas do Norte, que não tenham receio em festejar nos Aliados, na Avenida da Boavista, no Bom Jesus em Braga, ou onde quer que seja. Eles querem estragar a festa mas não vão consegui-lo!

Artigo de Carlos
Publicado às 18:56


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes