home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, maio 16, 2005

LIVRE OPINIÃO
Recta final

O FC Porto venceu em Vila do Conde, na Jornada 33.1. 33ª Jornada: Um oportuno e inadiável casamento em Monção afastou-me da vista as decisivas incidências da penúltima jornada da SuperLiga. Mas quase ninguém ficou indiferente ao futebol e durante aquelas duas horas de incerteza, de festa só houveram os golos do Porto e o do Benfica. Para o F.C.Porto esta era a conjugação de resultados que mais interessava. Porque fica dependente apenas dele para conseguir um acesso directo à Champions League e porque o Benfica tem na última jornada um jogo à partida mais complicado que o Sporting. Não posso opinar sobre exibições individuais ou colectivas porque não seriam as minhas impressões mas posso falar sobre o que nos espera à última jornada. Os quatro primeiros lugares ainda estão por atribuir: Benfica pode ficar em 1º, 2º ou 3º; O F.C.Porto é o única equipa que pode aspirar a todas as primeiras quatro posições; O Sporting está resumido ao 2º ou 3º posto; O S.C.Braga pode acabar em 3º ou 4º lugar. Espero que tudo corra pelo melhor e que na Cidade do Porto não haja desacatos de qualquer tipo entre adeptos. Que o futebol seja nesse dia e sempre, uma festa e um motivo de alegria para miúdos e graúdos.

2. Sporting-Benfica: Dos resumos televisivos que vi não podia deixar de falar de Ricardo. Num jogo tão decisivo, perder assim é revoltante. Ricardo é um guarda-redes fantástico dentro dos postes mas é do mais primário a saír aos cruzamentos. À atenção de Scolari. Do resto, e repito, do que vi nos resumos, o Benfica teve a oportunidade mais flagrante de golo, desperdiçada por Simão e acabou por ter a estrelinha do jogo.

3. Rio Ave-F.C.Porto: Os regressos de Costinha e Maniche, que se despedem Domingo do F.C.Porto, foram um importante tónico para a avalanche de oportunidades que a equipa criou e que resultaram no primeiro jogo desde Porto-Sporting em que os Dragões conseguiram mais do que a diferença mínima.

4. 34ª Jornada: Se o F.C.Porto estivesse na posição do Benfica à entrada para a última jornada, eu ainda não me sentiria Campeão. É por isso, para mim, bastante estranho, que a festa já esteja montada e que no relvado da Luz já esteja pintado a letras garrafais: Benfica: Campeão Nacional 2004/2005. A festa até podia estar a ser preparada... mas não deixavam ninguém se aperceber do conteúdo. Só se os dirigentes encarnados souberem de algo que mais ninguém saiba... é que a euforia dos adeptos ainda é entendível mas da parte de pessoas com responsabilidade dentro do clube já é mais questionável. Como digo, só mesmo se souberem de algo que mais ninguém saiba...

5. Quem merece: Não quero e não vou entrar em detalhes de arbitragens. Os árbitros erram como qualquer um erra e não há correntes de colos nem lobbies de pressão que me façam pensar o contrário. Este ano, apenas uma vez, achei que um tal Hélio fez tudo para que um determinado clube vencesse o jogo. Tirando esse episódio isolado, restam erros que acontecem sempre e sempre vão continuar a acontecer para todos os lados. O que para mim é bastante claro é que olhando para as exibições, nem Benfica e muito menos o F.C.Porto merecem este título. Tanto um como o outro tudo fizeram para o perder com um futebol sofrível e arrastado. O Sporting, e tentando apartar as exibições da Taça Uefa, fez de facto meia-dúzia de jogos de excelente nível, do melhor que se viu na SuperLiga este ano, mas nunca conseguiu fazer dois jogos seguidos nesse patamar. O S.C.Braga praticou um futebol muito agradável em grande parte dos jogos, mas acabou por baquear em momentos decisivos. Pelas exibições não vamos lá. Talvez a regularidade: Mas como é que se pode falar de exemplo de regularidade, numa SuperLiga onde o Campeão terá menos pontos que o terceiro classificado do campeonato anterior? Se pelas exibições e regularidade não se consegue atribuir justeza ao Campeão... sobram os pontos: Quem fizer mais pontos merece ser Campeão... melhor: Quem ficar em primeiro lugar merece ser campeão!

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 16:43


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes