home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




segunda-feira, maio 23, 2005

SUPERLIGA
Benfica Campeão Nacional 2004/05

Benfica garante título no Bessa.

Boavista 1-1 Benfica
(Éder, 43'; Simão (g.p), 38')

Dez temporadas depois, o Benfica volta a conquistar o campeonato nacional, depois de ter empatado no Bessa a uma bola. Curiosamente, tal como em 93/94, o Benfica voltou a terminar o campeonato no terreno dos boavisteiros.
Num dos piores jogos da edição deste ano da SuperLiga - não houveram três passes certos consecutivos -, a melhor jogada da primeira metade foi mal invalidada pelo auxiliar de Pedro Henriques, que impediu que Nuno Assis fizesse um golo quase certo. Mesmo assim, os encarnados foram sempre quem mais procurou a vitória e colocaram-se em vantagem a sete minutos do intervalo: Simão Sabrosa, na transformação de uma grande penalidade discutível, inaugurou o marcador. Seis minutos volvidos, numa tremenda falha de Luisão e da defesa encarnada, o central brasileiro Éder igualou para os axadrezados, na sequência de um pontapé de canto, estabelecendo o resultado final da partida.

Na segunda parte, quase não houve jogo. Simão - grande defesa de Khadim -, Luisão e Petit foram quem esteve mais perto de desfazer a igualdade, mas nessa altura a equipa benfiquista - algo nervosa - já jogava mais para manter o empate, que lhe permitiria chegar ao título.
Todavia, nos instantes finais a Académica marcou no Dragão, antecipando a festa encarnada em alguns minutos. Campeões da temporada 2004/05. Trapattoni conseguiu o seu nono título nacional nos diversos clubes que treinou e conduziu o clube da Luz ao trigésimo primeiro da sua história.

Lutou-se pela crença que Joeano derrubou.

FC Porto 1-1 Académica
(Ibson, 60'; Joeano, 91')

O FC Porto empatou em casa a uma bola frente à Académica, deixando desde logo de fora a hipótese de conquistar o tri-campeonato. Mesmo sem pressionar muito alto, o clube azul-e-branco dispôs de ocasiões suficientes para se ter adiantado no marcador. Na primeira metade, destaque ainda para duas oportunidades de Hélder Postiga, para um grande remate de McCarthy e para um fora-de-jogo mal tirado ao ataque dos estudantes, sendo que Marcel ficaria isolado.
Todavia, só no segundo tempo o Porto marcou: grande trabalho de Benni McCarthy, com o brasileiro Ibson a aproveitar um ressalto para fazer um grande golo. Antes, Dionattan falhou um golo feito, desperdiçando boa oportunidade de colocar a Briosa na frente.
No entanto, quando os ouvidos estavam todos no Bessa, Joeano "gelou" o Estádio do Dragão, com um golo em contra-ataque e muito consentido por parte de Vítor Baía.
No final da partida, José Couceiro apresentou a demissão, contrariando o que - mesmo sem ninguém acreditar - fez passar cá para fora durante toda a última semana...

Sporting goleado pelo Nacional. António Costa... mais do mesmo.

Sporting 2-4 Nacional
(Ávalos (p.b), 43', Custódio, 54'; André Pinto, 6', 21', Goulart, 13', Bruno, 90')

O Sporting terminou uma das piores semanas da sua história com uma derrota caseira frente ao Nacional (2-4). Fruto de uma primeira parte péssima, os leões - com muitas alterações no onze - foram para o intervalo a perder por três bolas a uma. André Pinto por duas vezes e Alexandre Goulart deram cor ao escândalo. Entretanto, convém ressalvar que as actuações do juiz António Costa e do seu auxiliar Venâncio Tomé roçaram o ridículo. No primeiro - chega a ser surreal como não se assinala fora-de-jogo neste lance - e no terceiro golos o "protagonista" foi o auxiliar, pois os jogadores nacionalistas estavam claramente em posição irregular. Posteriormente, no segundo tempo, o árbitro de Setúbal viria a não descortinar uma grande penalidade claríssima de Ávalos sobre Liedson e uma agressão de Cléber a Custódio, que deu origem à expulsão de Pedro Barbosa. Tudo isto no mesmo jogo e perpetrado por um velho conhecido da equipa verde-e-branca...
A perder por 3-0, Peseiro trocou Douala por P.Barbosa e viu Liedson falhar uma grande penalidade, a castigar mão na bola de João Fidalgo. Antes do intervalo, a equipa leonina ainda reduziu com um auto-golo do argentino Ávalos.
Na etapa complementar, Custódio ainda fez o 2-3, mas - como já foi referido - Barbosa foi expulso com duplo amarelo em três minutos, inviabilizando a recuperação. No último minuto, Bruno ainda fez o quarto golo dos madeirenses, aproveitando um erro primário de Miguel Garcia. Por muito que me custe, Peseiro deve estar por um fio...

Nei valeu a pena sonhar com a Champions.

Moreirense 2-1 Sp.Braga
(Eriverton, 83', Nei, 84'; João Tomás, 6')

Com uma réstia de esperança em figurar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões da próxima temporada, o Sp.Braga saiu do Comendador Joaquim Almeida Freitas derrotado por duas bolas a uma. Depois de um golo madrugador de João Tomás, os axadrezados de Moreira de Cónegos tomaram conta da partida e acabaram por justificar a "cambalhota" no marcador. Porém, a turma de Jorge Jesus só conseguiu marcar já no final da partida. No espaço de dois minutos, Eriverton igualou a contenda e Nei desfez a igualdade, com aquele que é, para mim, o melhor golo da edição da SuperLiga deste ano. Um remate da linha do meio-campo, descaído para o lado direito, a aproveitar da melhor forma o adiantamento de Paulo Santos.
Na próxima temporada, o Moreirense militará na Liga de Honra, enquanto os arsenalistas continuarão a proporcionar grandes espectáculos no campeonato e irão representar o país na Taça UEFA.

Classificação da SuperLiga 2004/05:


Artigo de Da Rocha
Publicado às 08:20


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes