home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 15, 2005

SUPERLIGA
Benfica vence derby

Falha de Ricardo "dá" título ao Benfica.

Benfica 1-0 Sporting
(Luisão, 83')

Rochemback sofre falta de Ricardo Rocha.O Benfica venceu o Sporting pela margem mínima, na Nova Luz, dando um passo quase decisivo para a conquista do título que lhe foge há dez temporadas. Numa partida mal jogada durante grande parte do tempo, o Benfica foi mais feliz e marcou bem perto do final da partida, com um golo do central Luisão, numa "oferta" de Ricardo.

No "jogo de bancos", Trapattoni entrou com o tradicional 4x2x3x1, aquela que já é a equipa-tipo dos encarnados. Peseiro, por seu turno, inovou, apresentando uma equipa sem pontas-de-lança fixos, com Douala e Sá Pinto como homens mais adiantados.

O desafio começou com as duas equipas a recearem-se mutuamente. O Benfica teve sempre mais posse de bola mas, mesmo assim, revelava sérios problemas em construir lances de ataque. O jogo disputava-se muito a meio-campo e as oportunidades escasseavam.
Curiosamente, o primeiro lance de verdadeiro perigo surgiu numa acção de contra-ataque. Paulo Paraty não assinalou uma falta de Polga sobre Simão e, no seguimento da jogada, João Moutinho esteve a centímetros do primeiro golo da partida - o remate ainda desviou em Luisão. Na sequência do canto, surgiu a melhor oportunidade da primeira metade: Douala, beneficiando de um ressalto, surgiu na cara de Quim e proporcionou uma grande defesa ao guarda-redes encarnado. Praticamente na resposta, Manuel Fernandes disparou forte de fora da área, mas a bola saiu ao lado da baliza de Ricardo, naquela que foi a melhor ocasião dos visitados.

Na etapa complementar, o Benfica entrou muito pressionante. Logo aos dois minutos, Simão apareceu sozinho na grande área mas a bola fugiu-lhe para o pé esquerdo e Ricardo ainda conseguiu defender com o pé. Neste período, Geovanni era o elemento mais incisivo na manobra da equipa benfiquista. Aos 53 minutos, Petit cobrou um livre que passou muito perto da trave. A partir deste momento, os leões começaram a comandar as operações e a explorar bem os espaços vazios. No entanto, foi a equipa de Trap a estar perto do golo, com Simão a surgir isolado frente a Ricardo e a atirar ao lado. Três minutos volvidos, Quim brilhou - com alguma sorte à mistura - travando um pontapé fortíssimo do brasileiro Rochemback. Nesta altura do jogo, Pedro Barbosa assumiu-se em definitivo como patrão do futebol leonino, transportando a equipa para a frente. A um quarto-de-hora do final, Hugo Viana - tirando isto, foi uma nulidade - rematou com o pé direito para - mais uma - grande intervenção de Quim. Curiosamente, já depois da entrada de Mantorras, o Benfica chegou ao golo na altura em que menos merecia. Petit cobrou o livre para a pequena-área, onde Ricardo se deixou intimidar por Luisão, com a bola a resvalar para dentro da baliza. O guarda-redes leonino esteve impecável durante toda a partida mas "borrou a pintura" nesse lance - um guarda-redes tem que "mandar" naquela zona do terreno. Todavia, há que dar mérito ao central brasileiro, que ganhou posição e soube tirar partido da sua estatura.

Até final, não houve jogo. De salientar somente a expulsão de Beto, por palavras dirigidas ao auxiliar, que estava a 30 metros. Pela forma como protestou, não há contestação possível: Beto é bem expulso. No entanto, inclusive neste jogo, houve outros "mimos" bem na cara dos juízes - Simão na primeira metade e Polga já no final. Mas não é por aí... O 'Livre Indirecto' não quer seguir as "pisadas" dos diversos orgãos de comunicação social, que os primeiros lances que divulgaram foram os "polémicos". Ora, tudo isto num dos jogos mais "limpinhos" dos últimos anos. Enfim... Vivam o futebol!
_______________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Quim - decisivo. O guarda-redes do Benfica esteve impecável. Três ou quatro grandes intervenções, em momentos-chave, a remates de Rochemback, Viana ou Douala, justificam por inteiro o merecido destaque. Saiu vencedor na "disputa" das balizas...
_______________________

No cômputo geral, e apesar do empate se justificar em pleno, o Benfica acabou por vencer com alguma justiça - porque aproveitou a "dádiva" de Ricardo. O Sporting não abordou a partida da forma mais correcta e apenas controlou as operações durante 25 minutos - entre 55 e 80 minutos.
Os encarnados foram mais felizes, tiveram a "estrelinha de campeão" e têm tudo para ser campeões no Estádio do Bessa - pintado de vermelho. O Sporting, por seu turno, terá o momento mais alto da sua história na próxima quarta-feira, quando defrontar os russos do CSKA. Na última jornada, os leões jogam com o Nacional, fechando o campeonato - no qual foram a equipa que melhor jogou - em terceiro ou em segundo lugar. Porém, numa prova de regularidade, sai vencedor aquele que somar mais pontos...

Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes