home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 08, 2005

SUPERLIGA
Penafiel derrota apático Benfica

Penafiel Penafiel 1-0 Benfica Benfica
(N'Doye 60')

Como eu receava, o Benfica não soube gerir a pressão que havia, não soube ter cabeça quando era necessário, e não mostrou um quinto da atitude que era precisa para um jogo destes! Quando assim é, a derrota assenta que nem uma luva... O Penafiel ganhou o jogo com justiça e confirmou toda a qualidade que lhe era creditada; também Luís Castro se assume como o treinador-revelação da Superliga e um dos melhores portugueses.

O Benfica iniciou o jogo com três caras novas em relação ao onze do jogo com o Belenenses: André Luís substituiu o castigado Luisão, Bruno Aguiar "fez" de Manuel Fernandes - que teve uma indisposição antes da partida - e Karadas rendeu o lesionado Nuno Gomes. Na equipa do Penafiel, o central Kelly voltou à equipa após cumprir jogo de castigo. Luís Castro, pensando que o Benfica alinharia com uma dupla de avançados, colocou 3 centrais de ínício - além do já citado Kelly, jogaram Odair e Welington -, tendo reajustado depois a sua táctica defensiva.

O jogo começou com um minuto em homenagem ao falecido Jorge Perestrelo. Os 60 segundos de silêncio foram, e parece que a (triste) moda veio para ficar, substituídos por palmas... No Estádio 25 de Abril, cerca de 9 mil espectadores praticamente lotavam o recinto penafidelense.

O Benfica começou o jogo sereno e a trocar bem a bola, embora sem nunca fazer perigar a baliza à guarda de Nuno Santos. O primeiro remate surgiu à passagem do quarto-de-hora: depois de uma cavalgada de Geovanni, Nuno Assis atirou para a bancada amovível, que foi colocado propositadamente para este encontro. Alguns minutos volvidos e novamente Nuno Assis a rematar, de longe, por cima. O Benfica não tinha soluções atacantes e Karadas foi uma presa fácil para os concentrados centrais do Penafiel.
Perto da meia-hora, por duas ocasiões N'Doye cheirou o golo: primeiro, Wesley isola o senegalês que, fruto de uma má recepção, perde uma boa oportunidade de marcar e, depois, Clayton deixaria N'Doye no frente a frente com Quim, não fosse a excelente antecipação de Miguel. O conjunto penafidelense ia melhorando e aos 36' Wesley rematou para uma boa defesa de Quim. Na resposta, Simão criou a melhor oportunidade de golo do Benfica: o extremo encarnado desenvencilhou-se bem do defesa, flectiu para o meio mas rematou à figura de Nuno Santos, quando tudo apontava para que surgisse o golo benfiquista. Até ao intervalo, apenas de registar dois remates de longa distância de Geovanni - para a bancada - e Petit - à figura do guarda-redes.

Chegou o intervalo e o resultado era justo, tendo em conta a fraca produção ofensiva de ambos os conjuntos. O Benfica foi demasiado prudente e o Penafiel revelou-se eficaz nas marcações defensivas. Para o tempo complementar, Trap fez entrar Mantorras para o lugar de Karadas que, e ninguém esperaria o contrário, realizou uma péssima exibição - lento, faltoso, tosco, enfim...

O Penafiel entrou no segundo tempo mais dominador e com boa circulação de bola. Vendo a apatia da equipa, Trap lançou Delibasic para o lugar de Nuno Assis - mais uma má exibição - ao minuto 52. O Benfica ganhou maior profundidade atacante e melhorou o seu jogo. Mal entrou, o sérvio viu ser-lhe erradamente assinalado um fora-de-jogo quando partia isolado para a baliza - esteve mal o auxiliar de Pedro Proença. Aos 56', Simão centra para André Luís que cabeceou por cima, numa boa oportunidade de golo. E quando parecia que o Benfica podia tomar conta do jogo para não mais o largar, um venenoso contra-ataque penafidelense gelou o coração da nação benfiquista: numa desatenção da defesa encarnada, Clayton assiste N'Doye que, calmamente, atirou para o um a zero. O Benfica sentiu o golo e, três minutos depois, Wesley rematou ao poste da baliza de Quim.
Aos 68', o treinador benfiquista esgotou as substituições, fazendo entrar Carlitos por Geovanni. E foi o jovem sub-21 que, aos 70', cruzou contra o braço de Odair, provocando uma grande penalidade. Parece-me clara a infracção mas o árbitro assim não entendeu. Carlitos trouxe alguma vivacidade ao ataque e, aos 73', desperdiçou uma soberana ocasião quando, em excelente posição, cabeceia por cima da baliza penafidelense. No minuto seguinte, o brasileiro Wesley agride Petit mesmo em frente ao juiz da partida que nem amarelo mostrou - e o número 10 já tinha visto um... Pouco depois, Carlitos passa por dois adversários mas remata de forma defeituosa ao lado. O Benfica ia atacando mas as jogadas eram inconsequentes e a equipa parecia desunida e descrente. Aos 80', Wesley - grande exibição - faz um túnel a Bruno Aguiar mas viu o seu remate ser intersectado por um dos centrais encarnados. Mesmo no último suspiro da partida, Simão cai dentro da área penafidelense; o capitão do Benfica foi empurrado por N'Doye e parece-me ser algo mais que uma carga de ombro. O jogo acabou logo a seguir, depois de Odair ter sido atingido por um objecto proveniente da bancada benfiquista - triste fim para um pobre espectáculo.

Quanto à arbitragem de Pedro Proença, esta prejudicou o Benfica - inversamente ao que sucedera em jornadas anteriores. Ficaram duas grandes penalidades por marcar - se bem que o derrube de N'Doye sobre Simão seja duvidoso e subjectivo - e o Penafiel deveria ter jogado o último quarto-de-hora apenas com 10, por expulsão de Wesley. Quanto ao lance entre Geovanni e Welington na 1ª parte, não me parece haver falta e o 11 encarnado tentou aproveitar-se da situação. Foi, portanto, uma má performance de Pedro Proença e seus pares - que ainda ajuizaram mal um ou dois foras-de-jogo a avançados benfiquistas -, o que não invalida nem desculpa a medíocre exibição do Benfica por terras durienses.
____________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

N'Doye - Esta é daquelas nomeações fáceis de fazer. N'Doye destacou-se dos demais e foi a melhor unidade no relvado do 25 de Abril. Não só pelo golo que marcou mas por tudo o que jogou ao longo dos 90 minutos. O africano sacou faltas atrás de faltas, levou os adversários ao desespero com a sua notável cobertura de bola e técnica refinada, foi sempre uma gazela quando se tratava de sair para o contra-ataque, enfim, encheu o campo! É, definitivamente, jogador para outros palcos.
____________________

Posto este desaire, o Benfica - que mantém os mesmo 61 pontos - hipotecou as hipóteses que tinha de chegar ao derby lisboeta no primeiro lugar. O Sporting pode, segunda-feira, igualar os encarnados, dispondo a equipa leonina de vantagem no confronto directo com o clube rival. Quanto ao Penafiel, passa a contar com 40 pontos e ascende provisoriamente ao 10º lugar. Na próxima jornada há uma viagem à Madeira para defrontar o Nacional.

Artigo de Carlos
Publicado às 00:08


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes