home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 29, 2005

TAÇA PORTUGAL
V.Setúbal conquista o troféu

Jamor foi o culminar de uma caminhada notável.
Vitória vence com todo o mérito.


Benfica 1-2 V.Setúbal
(Simão (g.p.), 4'; Manuel José, 26', Meyong, 73')

Afinal, foi o V.Setúbal a festejar no Jamor, 38 anos depois da sua última vitória. Os sadinos venceram por duas bolas a uma e acabaram por justificar o triunfo por inteiro, pois foram sempre melhor equipa que os recentemente proclamados campeões nacionais e souberam aproveitar as carências defensivas destes. O jogo em si não foi um grande espectáculo de futebol, mas a equipa de José Rachão esteve tacticamente perfeita, acabando por retirar dividendos dessa postura sobre o relvado.

O Benfica apresentou algumas mudanças na defesa, com Moreira, Alcides e Fyssas como novidades. Por seu turno, José Rachão apresentou a equipa tipo dos sadinos. Curiosamente, ambas as equipas actuaram com esquemas tácticos idênticos - 4x2x3x1.

O Setúbal entrou melhor na partida e dominou durante os três minutos iniciais. Todavia, na primeira vez que passou a linha divisória, o Benfica saiu rápido no contra-ataque que resultou numa grande penalidade. Geovanni, isolado, dominou mal a bola mas ainda conseguiu "cavar" a grande penalidade - Moretto foi "anjinho" mas ficou a sensação que se tratou de uma má decisão de Paulo Costa. Na transformação da grande penalidade, Simão Sabrosa rematou exemplarmente, sem hipóteses para o guarda-redes brasileiro. Corria o minuto quatro...
Nos minutos subsequentes, o Vitória continuou a mandar na partida, embora sem nunca conseguir criar grande perigo. Por volta dos vinte minutos, a toado do jogo baixou bastante, muito por culpa da equipa encarnada, que tentava gerir a vantagem. No entanto, quando menos se esperava, o Vitória de Setúbal chegou ao golo: grande jogada de Jorginho, com Manuel José a surgir na insistência e a rematar cruzado, sendo que a bola tabelou em Ricardo Rocha e aninhou-se nas redes de Moreira. Face ao desenrolar da partida, este golo acabou por conferir alguma justiça ao resultado.
Até ao intervalo, os sadinos foram mais equipa e criaram os melhores lances, enquanto o Benfica só criou verdadeiro perigo no último minuto da partida.

Na etapa complementar, a toada de jogo manteve-se, com uma e outra equipa a dominarem a espaços. O primeiro lance de perigo surgiu apenas aos 64 minutos, com Manuel Fernandes a proporcionar uma grande defesa a Moretto.
Oito minutos volvidos, depois de já ter ameaçado num ou noutro lance, o Vitória chegou ao golo do triunfo: grande remate de Ricardo Chaves na cabeça da área, com Moreira a defender para a frente e Meyong, rapidíssimo, a marcar na recarga - um golo que o camaronês já merecia.
Até final, Trapattoni ainda tentou o "tudo por tudo", colocando Mantorras e Delibasic na frente de ataque, mas a equipa reagiu sempre com pouco discernimento. Auri e Hugo Alcântara estiveram intransponíveis, mantendo a preciosa vantagem dos sadinos e levando a festa ao povo de Setúbal presente nas bancadas do Jamor. Foi uma festa bonita...
___________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Manuel José - grande jogador. Provavelmente, o melhor elemento da melhor equipa que esteve esta tarde no Jamor. A meias com Ricardo Rocha, marcou o primeiro golo dos sadinos. Explorou como ninguém o flanco de Fyssas e ajudou Éder a fechar Simão Sabrosa. Saiu esgotado quando a equipa já se encontrava em vantagem. Um grande reforço do Boavista para a próxima temporada.
___________________

No cômputo geral, o Vitória de Setúbal alcançou uma vitória inteiramente justa, logrando conquistar o seu terceiro troféu. O clube da Luz, depois de uma semana de festejos, acabou por demonstrar diversas lacunas e talvez seja por isso que não marca um golo de bola corrida desde o passado dia 3 de Abril. A equipa apresentou-se algo apática e acabou por falhar a décima dobradinha do seu historial. Os encarnados nunca conseguiram pegar no jogo e sentiram muito a ausência de Luisão e a - discutível - titularidade de Fyssas do lado esquerdo. Aí, José Rachão "venceu" tacticamente a partida, explorando sempre bem os flancos - principalmente o do grego. Muito mais que a medíocre arbitragem de Paulo Costa, ficará para a história uma grande vitória do Vitória de Setúbal, vencedores da Taça de Portugal de 2005, depois de uma grande caminhada até à final do certame...

Artigo de Da Rocha
Publicado às 20:01


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes