home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, junho 09, 2005

SELECÇÃO NACIONAL
Portugal vence em Talin

Portugal venceu em Talin por uma bola a zero. Ronaldo fez o único golo da partida.
Fotos: AFP

Estónia 0-1 Portugal
(Cristiano Ronaldo, 32')

Portugal continua muito bem encaminhado rumo à fase final do Alemanha'2006. Em Talin, a selecção portuguesa venceu a sua congénere da Estónia pela margem mínima, cimentando assim uma posição priveligiada na liderança do Grupo 3. Cristiano Ronaldo voltou a ser decisivo.

Em relação ao jogo com a Eslováquia, o seleccionador nacional fez alinhar Costinha em detrimento de Petit, dando alguns centímetros ao miolo da turma nacional.

Pauleta esteve francamente mal na partida de Talin.Com toda a naturalidade, a selecção portuguesa iniciou o jogo a mandar na partida, pese embora sem nunca criar verdadeiro perigo para a baliza contrária. Dava ideia que Portugal passava por algumas dificuldades em explanar o seu jogo no relvado do A Le Coq Arena - demasiado estreito. Assim, a equipa parecia decidida a chegar ao golo através de remates de fora da área e o primeiro lance digno de registo surgiu mesmo dessa forma, com um disparo de Deco para defesa de Kotenko. Foi a primeira de muitas defesas do jovem guarda-redes estónio, que voltou a estar em bom nível a remates de Maniche, Cristiano Ronaldo e Figo, todos eles através da mesma "receita" - tentativas de fora da área. Assim, não causou surpresa o golo da selecção das quinas, por volta da meia-hora de jogo: Figo cruzou da esquerda e Ronaldo surgiu da melhor forma na zona do ponta-de-lança, cabeceando com algum à-vontade para o fundo das redes, sem hipóteses para o número 1 da Estónia. Face à "desinspiração" de Pauleta - que não é de agora! -, o novo ídolo do futebol português voltou a marcar, chamando a si todas as responsabilidades pela caminhada rumo à Alemanha.
Antes do descanso, Pauleta demorou uma eternidade a visar a baliza de Kotenko, gorando-se uma boa oportunidade para Portugal chegar ao segundo golo.

Na etapa complementar, a Estónia entrou bem melhor no jogo. Apesar de ter sido Maniche o primeiro a tentar visar a baliza contrária, a selecção da casa foi quem primeiro esteve mais perto do golo: aos quinze minutos do segundo tempo, aproveitando algum desnorte da turma de Scolari, Andres Oper ganhou um livre à entrada da área que Kruglov cobrou com muito perigo para a baliza de Ricardo. Pelo meio, o árbitro inglês Michael Riley optou por não marcar grande penalidade num lance duvidoso entre Oper e Andrade, na área portuguesa.
Aos 64 minutos, após uma grande jogada de Figo, Portugal esteve perto do golo, primeiro por Deco e depois por Pauleta. Um minuto depois, depois de um jogo onde foi uma autêntica nulidade, o açoriano foi substituído por Hélder Postiga. Poucos minutos depois, Scolari refrescou também a linha média, fazendo entrar Petit para o lugar de Maniche. Já nos últimos dez minutos da partida, Figo e Postiga primeiro e Cristiano Ronaldo depois ainda puderam dilatar a magra vantagem, mas Portugal terminou o jogo "aflito" com a Estónia a despejar bolas para a área de Ricardo - "invulgarmente" seguro.
__________________________

Melhor em Campo para o 'Livre Indirecto':

Costinha - imperial. Apesar de Ronaldo ter sido novamente decisivo, o papel do médio defensivo, regressado de castigo, foi fundamental no equilíbrio da equipa. Ganhou quase todos os despiques aéreos e foi muito importante especialmente no segundo tempo, quando foi preciso jogar mais perto dos centrais.
__________________________

Face a esta vitória, Portugal passa a somar 20 pontos na liderança do Grupo 3 de apuramento para o Mundial'2006. A equipa portuguesa tem agora três jogos em casa (Letónia, Luxemburgo e Liechstenstein) para garantir o apuramento directo, podendo inclusive dar-se ao "luxo" de perder na deslocação à Rússia.

Grupo 3:
Letónia 1–0 Liechenstein
Luxemburgo 0–4 Eslováquia
Estónia 0–1 Portugal

JVEDPts
Portugal862020
Eslováquia852117
Rússia742114
Letónia841313
Estónia932411
Liechtenstein81164
Luxemburgo80080

Artigo de Da Rocha
Publicado às 00:09


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes