home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 03, 2005

MODALIDADES
Balanço da época... das dobradinhas

Terminou há alguns minutos a final da taça de hóquei em patins, que marcou o culminar da época desportiva das mais importantes modalidades nacionais, uma semana depois da final do play-off de futsal. Apesar do desfecho - vitória do Porto - esta final deu mais força à expressão "ano da águia" pois o Benfica não tinha uma equipa de hóquei tão forte e promissora como a deste ano desde a saída de Panchito.
E este foi, de facto, o "ano da águia", com dobradinhas no futsal e voleibol, presença na final da taça de hóquei, presença nos play-offs de andebol e basquetebol - ao contrário das épocas transactas - e, obviamente, o título de campeão nacional de futebol, o grande "despoletador" da onda vermelha, e a explicação para que o Benfica, este ano, tenha arrastado multidões também nas modalidades.
Em contraste com o rival do sul, o Porto teve este ano uma época infeliz se compararmos com a passada, na qual os portistas conquistaram tudo no futebol, no basquetebol, no andebol e no hóquei - neste último caso, à imagem deste ano. Os hoquistas do clube - e os jogadores de bilhar - foram os que mais alegrias deram à massa adepta azul e branca nesta temporada.
O Sporting teve uma época razoável, conseguiu a dobradinha no andebol, lutou com o Benfica pelo título de futsal, e foi campeão de atletismo - é de louvar a posição do clube leonino face a esta modalidade, sobretudo o papel de Moniz Pereira!
Uma das surpresas do ano foi a notável ascensão do Queluz, que limpou quase tudo no referente ao basquetebol, modalidade onde apenas outra equipa logrou vencer algo - o CAB Madeira, vencedor da Taça da Liga. O desporto na Madeira viveu dias positivos pois o Madeira SAD venceu a Liga Profissional de andebol, acabando à frente dos a priori favoritos ABC e Porto.
Como se constata, houve 5 equipas a fazerem 5 dobradinhas nas mais importantes modalidades do desporto nacional à excepção do futebol - aí, Meyong impediu a dobradinha encarnada -, e assim se constata o quão sui generis este ano foi. Queria finalizar, dizendo que senti uma agradável evolução no panorama das modalidades, penso que houve uma maior afluência do público aos pavilhões, maior atenção por parte da imprensa e das televisões, enfim, considero estarem criadas condições para que haja um desenvolvimento sustentado e cada vez melhor das modalidades que não o futebol.

FUTSAL

Reedição do que sucedera na época 2002/2003: o Benfica alcançou a dobradinha e mostrou ser a mais forte equipa portuguesa da actualidade. Depois de ter vencido e convencido na fase regular, o Benfica parecia outra equipa no play-off, sobretudo menos segura, e teve de disputar a "negra" com Alpendorada e Olivais. Na final com o Sporting, tudo mudou, e em dois emotivos encontros - ambos com prolongamento - o Benfica garantiu o seu segundo título nacional, após 4 anos de existência.
Na final da Taça de Portugal, cuja "final-four" foi jogada no Entroncamento, o Benfica derrotou o Boavista por 4-1, naquela que foi a segunda Taça do palmarés dos encarnados.

BASQUETEBOL

No basquetebol, foi o Queluz a ditar regras. A equipa da linha de Sintra venceu a Ovarense, na final do play-off, por 3-0 (75-74, 93-86 e 63-58) e conquistou o 2º campeonato da sua história, 21 anos depois do último. Na Taça de Portugal - disputada num formato de "final-eight" -, os pupilos de Alberto Babo derrotaram - tal como na final da Liga - a Ovarense por 71-62.
Nota de destaque para o conjunto do CAB Madeira, que venceu a Taça da Liga, tendo eliminado precisamente o Queluz e a Ovarense para poder disputar a final com o Porto e vencê-la.

ANDEBOL

O Sporting conseguiu conquistar a dobradinha no andebol. Na Divisão de Elite, a equipa verde e branca sagrou-se campeã ao vencer o Sporting da Horta após as duas mãos da final do play-off; no primeiro jogo, os leões ganharam 21-18, e no segundo registou-se um empate a 26 golos. No que se refere à Taça de Portugal, esta foi vencida - pelo 3º ano consecutivo - frente ao Francisco de Holanda por sofridos 27-26.
Natural referência para o Madeira SAD, que ganhou a Liga Profissional de andebol - campeonato onde se inserem o Porto e o ABC - ao derrotar o Águas Santas na última jornada, inviabilizando assim o tetra do clube portista.

VOLEIBOL

Foram duas vitórias suadas, mas a equipa do Benfica arrecadou Campeonato e Taça no voleibol. Após um autêntico passeio ao longo de toda a competição - quer na fase regular, quer nas eliminatórias do play-off -, o Benfica deparou-se na final com um motivado Sporting de Espinho que lutou com todas as suas forças para conseguir vencer o abrasileirado conjunto encarnado, não tendo alcançado o objectivo pois o Benfica venceu por 3-2 após cinco jogos espectaculares. Na Taça, a conquista foi igualmente complicada: na final, o Esmoriz esteve a vencer por 2-0 em sets e foi preciso um grande espírito de superação e crença do Benfica para virar um jogo que parecia perdido: os comandados de José Jardim acabaram por ganhar 3-2.

HÓQUEI EM PATINS

Começa a ser rotineiro: o Porto dominou - mais uma vez - o panorama do hóquei em patins nacional, tendo conquistado a dobradinha, feito que não atingia desde 1999. O Campeonato Nacional foi garantido a duas jornadas do final, após uma vitória por 3-1 em Viana. Este foi o 14º campeonato nacional dos portistas, e o 4º consecutivo! O domínio azul e branco estendeu-se à Taça, onde os pupilos de Franklim Pais (grande treinador) derrotaram o Benfica nas grandes penalidades, após um empate a dois golos. Destaque-se a magnífica propaganda à modalidade que esta final da Taça foi, com emoção a rodos no jogo decisivo.

Outros Campeões:

  • Atletismo - Sporting
  • Rugby - Direito
  • Ténis de Mesa - CD São Roque
  • Pólo Aquático - Salgueiros
  • Hóquei em linha - Sporting

  • Artigo de Carlos
    Publicado às 21:54


    futebol nacional

    blogobola

    blogs

    portais

    clubes

    modalidades



    © Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes