home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, agosto 19, 2005

LIVRE OPINIÃO
Acupunctura da bola

1. A poucas horas do início da Liga BetandWin.com, pode-se, talvez pela última vez, fazer algumas suposições subjectivas sobre o que poderá acontecer nesta época:
Bet and Win dot com
F.C.Porto, Benfica e Sporting são os crónicos candidatos ao título; Os três parecem-me mais fortes do que na pretérita temporada e não acredito que se possa repetir o que aconteceu em 2004-2005, com o Braga e mais timidamente o Boavista a misturarem-se no triunvirato.

Braga, Vitória de Guimarães e Boavista são as equipas mais próximas dos três grandes. Contrataram em qualidade (o Vitória também em quantidade) e estarão na primeira linha para garantirem um lugar nas competições europeias.

Também a lutar por esse objectivo mas com argumentos um pouco menos sonantes estarão Marítimo, Nacional e Belenenses. Os dois clubes insulares, extasiados com os gordos orçamentos que o Governo Regional lhes coloca à disposição, não param de contratar jogadores, enquanto que os da Cruz de Cristo usaram da inteligência para moldar um plantel que parece bastante equilibrado e de qualidade muito acima da média. Devo dizer que acho que este é um ano muito importante para Carlos Carvalhal. Depois do brilharete Leixões e da subida do Setúbal, acompanhadas de um nível de jogo muito bom, as expectativas que recaiem sobre o técnico são muito grandes, tendo sido um pouco frustradas pela campanha exibicional e classificativa dos do Restelo na época que passou.

Em teoria, os nove clubes restantes lutarão pela manutenção, apesar de a Académica de Nelo Vingada poder ser uma surpresa muito agradável. Para conferir mais adiante.

2. A enorme expectativa à volta de Co Adriaanse ainda não foiJorginho passa por Pochetino frustrada. Nos jogos de preparação, os Dragões têm apresentado um futebol rápido, pressionante e muito bonito, misturado com algumas lacunas do ponto de vista defensivo e algumas vezes físico. Raúl Meireles e Jorginho são os jogadores em maior destaque na pré-temporada. O médio tem feito jogos avassaladores; onde ele escondeu tamanhos predicados? A excelente capacidade de antecipação, técnica apurada, velocidade, poder de passe e resistência fazem dele um elemento preponderante na manobra da equipa, onde forma com Lucho Gonzalez um dupla talhada para o sucesso. As minhas dúvidas em relação a Jorginho prendiam-se com a sua adaptação a um clube grande e se as suas qualidades não seriam eclipsadas no meio de tantos bons jogadores. Para já, as suas exibições têm mostrado que estou errado. Lisandro, Lucho, Postiga, McCarthy e Diego ainda poderão fazer muito melhor e elevar a qualidade de jogo para níveis excelentes, que foi uma das promessas que Co Adriaanse fez aos portistas.
O sucesso da equipa do F.C.Porto irá depender também da sua segurança defensiva. Sonkaya ainda não convenceu, Leandro tem comprometido, Ricardo Costa tem que ganhar mais rotina de jogo, já Pedro Emanuel tem feito jogos muito bons, Bosingwa tem andado lesionado e Nuno Valente a ser domado. Em relação a este último e ao ultimato que o clube lhe fez, é compreensível a posição de ambas as partes. Ninguém pode censurar o clube por estar a tentar evitar que se repita o que se passou o ano passado, em que depois de uma lesão num jogo da selecção o esquerdino jogou apenas meia dúzia de vezes, com actuações sofríveis e seguidas de novos períodos de inactividade. O jogador, como é evidente, também não quer perder a oportunidade única de jogar o Campenato do Mundo, prova máxima do futebol mundial e recusa prescindir da Selecção Nacional. A solução só poderá chegar por uma de duas vias: Ou Nuno Valente encontra um clube que indemenize o F.C.Porto e esteja disposto a tê-lo a jogar também na Selecção ou então estabelece uma plataforma de entendimento com a FPF, de modo a salvaguardar-se um jogador que se lesionou ao serviço da equipa das quinas e que poderá por longa inactividade, deixar de ter o ritmo de jogo satisfatório que permita a Scolari chamá-lo, sabendo que Nuno Valente é a primeira opção para o lugar.

3. Como todos sabem, José Mourinho é imprevisível. Mourinho no Wigan 0-1 ChelseaTanto é acusado de rasgar uma camisola que lhe é entregue por um funcionário de um clube, como recusa participar na festa de celebração da conquista da Liga dos Campeões, como vai a Israel interceder pela paz, como leva a que árbitros abandonem o futebol, etc, etc. As suas últimas afirmações em relação a Ricardo Carvalho, ironizando que seria necessário efectuar-lhe um exame à cabeça, por este não entender porque não é titular, são do mais grosseiro, nojento, presunçoso e estúpido que me lembro de ouvir em futebol. Ignorando a opção técnica de Mourinho, já que é legítima, sabendo que Terry e Gallas são também excelentes, a aplicação da multa, é também exacerbada e sem fundamento. Será que ele, José Mourinho, teve comportamento igual para com Gallas, quando no fim da temporada gritou aos sete ventos que não estava disponível para voltar a jogar a defesa-esquerdo e que se assim fosse queria abandonar o clube? Parece que Mourinho acusou o toque, Ricardo Carvalho deve ter tocado na ferida e a resposta surgiu inflamada e presunçosa. Mourinho, que de burro não tem nada, procura ganhar desta forma um balneário que, ou muito me engano, ou lhe vai dar enormes dores de cabeça esta época. Insulta e castiga um jogador português, procurando que as outras vedetas entendam e que não caiam na tentação de imitar Carvalho quando estiverem em situação semelhante. Parece-me que o estratosférico protagonismo de Mourinho pode passar a constituir um handicap na sua relação com os jogadores, normalmente excelente. Esta época, ele dificilmente conseguirá fugir a confrontações com jogadores descontentes. E este ano os jogadores não se chamarão nem João, nem Manel, nem terão a insignificância de Mutu.

Artigo de Aníbal Letra
Publicado às 16:21


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes