home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, agosto 24, 2005

LIVRE OPINIÃO
Um olhar sobre a Liga

Começar a Liga com um empate nunca é bom. Nem as atenuantes de estar a jogar fora e do lado contrário se encontrar uma equipa coesa, com o modelo de jogo bem definido, e com um treinador sabedor, justificam a exibição pouco conseguida do Benfica em Coimbra. À equipa encarnada faltou inspiração ofensiva, algo que não foi novidade para ninguém, pois é dado adquirido que o plantel benfiquista carece de um organizador de jogo e de um matador há uns bons anos... Como se não bastasse, a maior estrela do Benfica tem estado ofuscada - Simão Sabrosa ainda não atingiu o nível de jogo exigido e esperado, depois de ter sido submetido à operação neste Verão. Embora poucos ousem atacar o capitão, parece-me evidente que Simão tem de render muito mais e, no actual contexto, só com um Simão no seu melhor é que os adeptos benfiquistas podem sonhar com algo. Penso que, dentro de um mês, o camisola '20' atingirá o pique da forma; entretanto, o Benfica vai continuar a apresentar uma qualidade de jogo pouco acima do medíocre...

Do que vi no jogo de Udine - não vi o 1º jogo nem o seu resumo - pareceu-me certo o desfecho da eliminatória que ditou o afastamento do Sporting da Liga dos Campeões. Segundo soube, a 1ª mão resumiu-se a um vendaval de futebol ofensivo do onze leonino com diversas oportunidades de golo esbanjadas pelos avançados da casa, e um golo italiano nascido de um penalty inexistente, a que se junta um penalty por assinalar sobre Liedson para coroar uma péssima arbitragem de um árbitro grego. Quando vi este filme, logo o associei a um Benfica-Inter (0-0) jogado na Luz há ano e meio com um enredo em tudo semelhante - é uma maldição italiana já sentida nos últimos desafios com a squadra azurra, nas recentes derrotas europeias dos três grandes com o Inter Milão, ou na derrota do Porto com o Milan na Supertaça Europeia. Porca miseria... Na 2ª mão, os comandados de Peseiro não encontraram forças para superar a frustração da injusta derrota de Alvalade e perderam perante uma Udinese que se mostrou mais forte, sobretudo na batalha do meio-campo, e mais cerebral. Para ajudar à festa, Ricardo deu um peru com todas as letras, talvez para que o de sexta-feira com o Belenenses não se sentisse sozinho. Começo a crer - e a querer... - que os dois guarda-redes do Benfica serão as primeiras escolhas para o Mundial da Alemanha. Para encerrar o dossier-Sporting, apenas dizer que achei uma escolha extremamente arriscada - logo, potencialmente infeliz - a designação 'Os Indomáveis' para a equipa leonina...

O Porto promete conquistas, os seus adeptos acreditam nelas, e provaram-no com a enchente do Dragão na 1ª jornada. Este é um dos trunfos de Adriaanse - o holandês já conquistou os portistas, habituados a treinadores exigentes e disciplinadores. Ninguém duvida que o técnico do Porto colocará a equipa azul-e-branca a jogar um futebol ofensivo e atraente, residindo o único senão na pouca fiabilidade da defesa portista. Afinal, o Porto tem o melhor plantel português do meio-campo para a frente - onde pontificam nomes como Lucho, Lisandro, Jorginho ou McCarthy - mas não tem na defesa um único jogador de categoria indiscutível, o que por certo trará alguns amargos de boca. Apesar das debilidades defensivas, o Porto será, com adeptos entusiasmados, um plantel muito forte a nível ofensivo, dois grandes guarda-redes, e a confiança da direcção nas qualidades de um treinador experiente como Adriaanse, o seu maior rival na luta pela Liga. Refiro-me concretamente aos ataques de rebeldia e vedetismo que alguns jogadores poderão ter; se Co se mostrar bom gestor dos recursos humanos à sua disposição, aposto neste Porto para campeão nacional.

O restante panorama futebolístico português faz-me sentir optimista quanto à qualidade desta Liga. Temos um Braga que comprou bons jogadores como Luís Filipe, Hugo Leal e Delibasic, e manteve todos os craques que puseram a equipa arsenalista nos píncaros em 04/05 - a Liga dos Campeões é um cenário realista para a equipa de Jesualdo. Temos um Belenenses renovado com excelentes executantes, e que tem em Carvalhal um homem ambicioso que sabe que esta época é de tudo ou nada para si, atendendo ao avultado investimento feito pela SAD do Restelo. O Boavista promete futebol bonito e Carlos Brito é o homem ideal para devolver os bons espectáculos ao Bessa - resta saber se os resultados não o trairão. Em Vila do Conde continuar-se-á a ver bom futebol, agora pela mão do experiente António Sousa. O contrário deverá suceder em Guimarães onde Jaime Pacheco parece querer dar seguimento ao estilo que o tornou célebre - não dou muito pelo Vitória na Liga portuguesa, mas aposto numa boa prestação dos vimaranenses na Taça UEFA. Há outras equipas que prometem dar colorido ao campeonato, como o abrasileirado Marítimo ou o Penafiel, e tudo aponta para que esta Liga seja de uma qualidade superior à última edição. Eu acredito.

Para finalizar, por este ser o meu primeiro post da época desportiva, gostava de expressar o meu desejo em assistir a uma temporada 2005/2006 cheia de emoções, com jogos espectaculares, boas arbitragens, estádios vibrantes e, acima de tudo, muito fair-play. Gostava igualmente de ver o desportivismo estender-se à blogosfera e, especificamente, ao 'Livre Indirecto' para que todos tornemos este site num espaço comum de conversa e discussão saudável e assim contribuamos para um melhor ambiente em torno do futebol - apesar dos inevitáveis atritos, normais quando as opiniões divergem... Uma boa época para todos!

Artigo de Carlos
Publicado às 14:39


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes