home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, setembro 14, 2005

FUTEBOL DE A a Z
Best e Baresi

Best e Baresi são duas referências dos seus clubes e países.


George Best, norte-irlandês de nascença, chegou a Manchester de Belfast em 1963 para jogar no United com apenas 17 anos. Dez anos ao serviço do MU chegaram para conquistar dois Campeonatos Nacionais, uma Taça dos Campeões Europeus e Jogador Europeu do Ano, em 1968. Mais importante que isto, Best proporcionou aqueles que o viram jogar alguma da maior elegância futebolística vista num jogador de futebol. Best tinha velocidade, agressividade e um extraordinário toque de bola. Jogou 361 jogos nacionais, marcando 137 golos ao serviço do Manchester United. George Best foi, de facto, o primeiro jogador de futebol a alcançar a altura da fama, normalmente reservada a actores e cantores pop. Chamado de “El Beatle” em Espanha, Best teve uma vida com bastante glamour, fama e álcool. Em 1973, a sua carreira começou a decair com a saída do Manchester United. Até ao final da sua carreira, ainda tentou vários regressos jogando no Dunstable, Stockport County (ex-clube do português Cavaco), Los Angeles Aztecs, Cork Celtic, Fulham (do português Boa Morte), Fort Lauderdale Strikers, Motherwell, Hibernian e San José Earthquakes, contudo nunca mais voltou a ser o mesmo.
Ao serviço da selecção inglesa fez 37 jogos e marcou 9 golos.


Se a carreira de George Best se caracterizou pela efemeridade e perda de controle, Franco Baresi é um exemplo para todos.

Baresi jogou toda a sua carreira no mesmo clube – o AC Milan. Chegou ao Milan em 1977, ainda adolescente (o seu irmão mais velho Giuseppe jogava no Internazionale).
Baresi veio para dominar e revolucionar o papel do líbero moderno durante as décadas de 80 e 90.

Franco Baresi era reconhecido pela sua estranha calma mesmo nos momentos de maior pressão, pela brilhante leitura de jogo, inteligência e um tempo de corte perfeito aliado ao excelente sentido posicional. O seu papel permitia libertar a equipa para apoiarem a força da laranja mecânica no ataque com Gullit e van Basten.
Nos últimos anos da década de 80, Baresi capitaneou o Milan numa série de duas Taças dos Campeões Europeus (1989 e 1990) e quatro Scudettos (1988, 92, 93 e 94). Baresi ficou de fora da final europeia de 1994, frente ao Barcelona, por castigo .

A carreira internacional de Baresi inicou-se em 1982 e culminou 12 anos mais tarde no Campeonato do Mundo de 1994. No entanto, este campeonato foi de mau memória. Uma lesão no joelho que o impediu de jogar numa primeira fase foi tratada com uma intervenção, permitindo-lhe jogar a final contra o Brasil. Contudo, Baresi não teve sorte e acabou por falhar uma das grandes penalidades que daria o tetra-campeonato ao Brasil.

Ao serviço da selecção fez 81 jogos e marcou apenas um golo.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 10:14


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes