home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, setembro 16, 2005

FUTEBOL DE A a Z
Taça UEFA - História

Em Portugal, apenas o Porto já a conquistou

Ideia e sugestão de um antigo vice-presidente da FIFA, o suíço Ernst B. Thomen, a Taça Europeia das Cidades com Feira (popularmente conhecida como a Taça das Feiras), é a mais velha competição de clubes na Europa. A sua realização foi decidida a 18 de Abril de 1955, o que em termos de concretização (não de ideia) surgiu três semanas antes da Taça dos Campeões Europeus.

O seu primeiro objectivo foi a competição «intercidades», disputada durante períodos de dois anos, entre cidades que tivessem uma Feira Industrial de carácter internacional. Começou por não ser exigido às equipas concorrentes qualquer processo especial de qualificação, bastando-lhe ter a dita feira e apresentar a sua candidatura ao Comité Organizador, que deferia ou indiferia a pretensão.

A primeira edição durou três anos (1955-1958), a segunda dois (1958-1960), passando depois definitivamente a ser disputada anualmente.
O primeiro jogo foi disputado em Barcelona, entre o Barcelona e o Frem (de Copenhaga) a 26 de Dezembro de 1955, ganhando os catalães por seis golos sem resposta.
O Barcelona seria inclusivé o vencedor da competição batendo uma selecção de Londres na final por 2-2 e 6-0.

Só em 1961, a Federação e a Associação de Futebol de Lisboa procederam às indispensáveis diligências no sentido de ser admitida uma equipa portuguesa. Depois de ultrapassadas as formalidades burocráticas, foi aceite a candidatura do Belenenses, que se estreou a 4 de Setembro de 1961, em Edimburgo (Escócia), defrontando o Hibernian FC. O jogo terminou com um empate a três com golos do inevitável Matateu (2) e Yaúca. A 27 de Setembro, o Belenenses era eliminado após derrota por 3-1.

Em toda a história da UEFA, Portugal conta apenas com três presenças em finais. Em 1982/1983 o Benfica perdeu a final com o Anderlecht (derrota 1-0 na Bélgica e empate na Luz - 1-1). Em 2002/2003 o Porto conseguiu a única conquista ao bater o Celtic de Glasgow por 3-2 em Sevilha e, na pretérita temporada, o Sporting perdeu em Alvalade com os moscovitas do CSKA por 3-1.

Em 1971, foi abandonada a designação anterior de Taça Europeia de Cidades com Feira, sendo adoptada a actual denominação - Taça UEFA.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 11:04


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes