home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, outubro 28, 2005

FUTEBOL DE A a Z
San Siro versus Giuseppe Meazza

» Um dos estádios mais bonitos do mundo

Giuseppe Meazza ou San Siro?

O estádio foi inaugurado em 1925 e foi chamado San Siro devido a uma pequena igreja no mesmo bairro. A arquitectura do estádio é baseada num modelo anglo-saxónico, caracterizado por quatro bancadas independentes que foram colocadas perto do terreno de jogo. Tinha inicialmente uma capacidade para 20 mil lugares sentados e permitia a presença de 35 mil espectadores. As bancadas principais eram cobertas por um dossel que era suportada por pequenos pilares.

Desde a sua criação que o estádio tem sido bastante importante, tanto que em 1935 as duas maiores bancadas foram aumentadas. Por acréscimo, foram construídas bancadas curvas que juntavam as já existentes. Em 1939, os cantos foram finalmente concluídos e o estádio permitia a entrada a 55 mil espectadores.

Em 1955, o estádio registou nova expansão. Um segundo anel de bancadas foi construído, de acordo com um projecto de Ronca e Calzolari. As bancadas novas foram parcialmente colocadas nas já existentes e baseavam-se numa estrutura autónoma e reforçada em concreto.

Em 1980 o estádio foi dedicado a Giuseppe Meazza. Meazza era um símbolo do Inter e da equipa nacional italiana durante os anos 70. Chegou, inclusivé, a jogar no AC Milan durante dois anos. Vittorio Pozzo, antigo treinador da selecção italiana afirmou que "ter Giuseppe na equipa é como começar o jogo com um golo de avanço".

A ausência de bancada permite vistas fabulosas

A capacidade actual do estádio é de 85 mil espectadores com todos os lugares cobertos. Apesar do lado este do estádio não ter uma terceira tribuna, a atmosfera do estádio é impressionante. A falta desta tribuna permite aos espectadores sentados nos lugares mais altos uma visão fabulosa da cidade de Milão e de uma das catedrais mais bonitas da cidade.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 16:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes