home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, outubro 25, 2005

TAÇA DE PORTUGAL
Oeiras procura fazer história

» AD Oeiras - Boavista: o lado secundário da festa da Taça

A Associação Desportiva de Oeiras recebe amanhã, pelas 16 horas, o Boavista em jogo a contar para a 4ª Eliminatória da Taça de Portugal em São Pedro de Sintra (reduto do 1ºDezembro).

O Oeiras goza actualmente de um momento único na sua história nesta modalidade. No final da década de 70, o Oeiras conseguiu um campeonato europeu... em hóquei em patins. No que ao futebol diz respeito, o Oeiras é a equipa mais representativa do Concelho de Oeiras (Linda-a-Velha e Algés são as outras duas equipas mais conhecidas) e registou nos últimos anos um impulso bastante favorável ao desenvolvimento do seu futebol.

Actualmente, o Oeiras tem três equipas nas divisões nacionais. Este crescimento registou-se, sobretudo, depois da construção de um novo complexo desportivo (no Parque dos Poetas, em Oeiras) com um campo relvado sintético. Desde então, todos os escalões subiram de divisão. Os Iniciados estão actualmente na 1ª Divisão Nacional, os Juniores ascenderam em dois anos consecutivos, passando da Divisão de Honra da Associação de Lisboa para a 1ª Divisão Nacional, onde actualmente estão classificados no segundo lugar, ex-aequo com o Estoril, da Zona Sul, a 5 pontos do Sporting.
No entanto, esta ascensão meteórica tem o seu paradigma no escalão sénior. Subida atrás de subida, o Oeiras passou das divisões mais baixas do futebol distrital para a III Nacional, onde chegou este ano depois de se ter classificado em segundo lugar o ano passado na Divisão de Honra, atrás do Futebol Benfica.

Com Artur Campos (apelidado por muitos como "Abrahamovich") como homem-forte do futebol, o clube apostou seriamente em subir novamente este ano e, com um orçamento de fazer inveja a muitos clubes de escalões superiores (chega a alcançar as três centenas de contos em alguns jogadores), recrutou o técnico Paulo Leitão para comandar os já chamados "Galácticos de Oeiras".
Os nomes sonantes deste Oeiras são Diogo, Jorge Cordeiro e Vargas. O primeiro, fez toda a sua formação no Estoril e encontrava-se no Alverca no ano passado. Jorge Cordeiro (ex-Oriental) é das escolas do Benfica, enquanto que Vargas é conhecido de todos como sendo durante muito tempo o melhor marcador de sempre das camadas jovens do Sporting, chegando mesmo a jogar da divisão máxima nacional em clubes como o Alverca, Estoril e Leiria.
Para além destes três nomes, foram ainda contratados Vitorino (guarda-redes) ex-Charneca, Vitinha (defesa direito) ex-Barreirense, Pedro Nunes (defesa central) ex-Barreirense, Luís Correia (defesa esquerdo) ex-Estrelas de Vendas Novas, Pedroso (defesa central) ex-Oriental, Felisberto (médio) ex-Torreense, Frederico (médio) ex-Loures e Tiago Rente (avançado) ex-Elvas. Da época passada transitaram Valter (g.r.), Ricardo Pereira, André Sá, Hugo, Inácio Monteiro, Figueira, Edilson, Nuno Alves, Nuno Almeida, Djão, Valada, Angel e Mário Balseiro. Juniores promovidos: Flávio Catão.

Que Oeiras poderá esperar o Boavista amanhã?
O técnico Paulo Leitão joga preferencialmente num esquema de quatro defesas, três médios, dois alas e um avançado. A defesa joga em linha e marca individualmente, contudo não joga para o fora-de-jogo. Com adversários de igual calibre gosta de pressionar muito alto (cerca de 2/3 do campo) e ocupa especialmente o miolo do terreno, oferecendo aos adversários os corredores laterais.
A equipa é bastante móvel a atacar, sendo que quando o ala direito é Adilson (lesionou-se esta semana), Jorge Cordeiro (médio ofensivo) descai para a direita aproveitando a movimentação de Adilson a toda a largura do ataque. Destaques ainda para Vitinha (lateral-direito) que sobe bastante para ajudar o ataque e Diogo (médio de cobertura). Diogo funciona como um pêndulo tanto a atacar como a defender. A atacar é sempre um ponto de referência como apoio mais recuado a quem tiver a bola. As principais lacunas são os espaços defensivos criados com a subida e a inexistência de jogadores a cobrirem a entrada da área quando há cantos contra.
Nos cantos a favor, existe uma tendência (quase 100% das vezes) em cobrar ao segundo poste. O jogador que aparece ao segundo poste encontra-se inicialmenteao primeiro poste e efectua a desmarcação circular até encontrar-se com a bola. Casos há também em que são dois jogadores a fazer este movimento.

O Oeiras chega a esta eliminatória depois de eliminar o 1ºDezembro (5-4 após grandes penalidades), o Oriental (2-0) - ambos em casa - e o Sporting de Espinho (2-1) em Espinho. Para o jogo de amanhã, o atribui o favoritismo ao Boavista, mas a verdade é que o Boavista vai enfrentar grandes dificuldades. O relvado sintético de São Pedro de Sintra é bastante rijo e as equipas habituados a relvados naturais atravessam sempre grandes dificuldades neste piso. Recorde-se que o Boavista é a segunda equipa da Liga Portuguesa a jogar neste recinto para a Taça. Na edição de 2003/2004, o Sporting bateu o 1ºDezembro por 2-0 com golos de Liedson (assistência de Anderson Polga) e Clayton de penalty (após mão na bola de Mauro). A grande vítima deste jogo acabou por ser o central leonino Hugo que se lesionou com gravidade.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 23:22


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes