home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, novembro 13, 2005

FUTEBOL DE A a Z
A evolução da estratégia #1

» WM de Chapman

O aparecimento do sistema WM de Herbert Chapman revolucionou a estratégia num ponto fulcral. Pela primeira vez uma táctica visava uma divisão racional do terreno de jogo, já que a posição dos jogadores em campo atingia uma simetria de que até então não havia registo. O WM partia de um princípio: os jogadores passavam a estar implicitamente ao serviço da estratégia, ou seja, a cada posição no campo correspondia um jogador com determinadas características. Os extremos tinham que ser rápidos, os dois médios interiores eram dotados de boa resistência física e o central era o jogador mais alto e o de maior poder de elevação (já que deveria proceder aos corte com a cabeça dos centros executados para a área pelos extremos da equipa adversária).

» A estratégia ao serviço da equipa

Alguns treinadores e teóricos chegaram a pôr como hipótese que a estratégia devia estar ao serviço dos jogadores e que, por isso, a táctica a adoptar se devia realizar de acordo com as características de um plantel. No entanto, esta ideia só se poderia realizar quando a qualidade dos jogadores, física e técnica, fosse suficientemente boa para subverter os esquemas tradicionais.

O Honved de Budapest e a selecção húngara foram as primeiras equipas a aplicar este esquema em 1952. Apesar do 4x2x4 ter sido dado a conhecer apenas em 1958 com a selecção brasileira, a disposição adoptada pelos magiares já previa a utilização de dois avançados centro: Kocsis e Puskas, enquanto que Hidegkuti jogava numa posição mais recuada. As características complementares dos dois avançados reforçava a equipa no poderio ofensivo que lhe permitia assim excelentes resultados, apesar das limitações defensivas. O jogo de cabeça de Kocsis e o fenomenal pé esquerdo de Puskas solicitados pelos centros perfeitos de Czibor puseram em prática a ideia de que a estratégia podia estar ao serviço dos jogadores se estes fossem tecnicamente dotados.

Fonte: História do Futebol de Manuel de Sousa

Artigo de Rui Silva
Publicado às 21:44


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes