home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, dezembro 22, 2005

LIGA PORTUGUESA
FC Porto vence em Guimarães

» Dragões mantêm adversários à distância e passam Natal descansados

V.Guimarães 0-2 FC Porto
(Ricardo Quaresma, 21', Jorginho, 57')

» LIGA BETANDWIN.COM | 16ª Jornada
| Estádio D.Afonso Henriques, em Guimarães
| Paulo Baptista (AF Portalegre)

O FC Porto ganhou em Guimarães por duas bolas a zero e manteve a liderança isolada da Liga Betandwin.com. Ricardo Quaresma jogou apenas 45 minutos, mas foi uma das figuras do encontro, com um golo de antologia que abriu caminho à vitória dos azuis-e-brancos.

Co Adriaanse apresentou o mesmo onze pelo quarto jogo consecutivo, enquanto Vítor Pontes utilizou um modelo diferente do habitual, apenas com um trinco, Flávio Meireles, e com Neca no apoio, como médio de transição.

O desafio começou bastante equilibrado, a primeira ocasião de golo inclusivamente pertenceu ao tunisino Benachour, mas Quaresma fez questão de o desequilibrar pouco depois. Arrancou pela esquerda, driblou o polícia Svard e rematou colocado, sem hipótese para Nilson. O extremo portista apontou o seu terceiro golo na Liga, depois dos conseguidos na Mata Real e na recepção ao Rio Ave, este último eleito recentemente pelo canal temático Eurosport como o melhor de 2005.

Em desvantagem no marcador, os vimaranenses queixaram-se da arbitragem pouco depois, num lance dentro da grande área envolvendo Bena e César Peixoto. O lance é muito rápido mas fica a ideia que o tunisino foi tocado no pé esquerdo pelo defesa-esquerdo dos dragões. Pouco depois, o moçambicano Dário criou muito perigo, mas o seu remate saiu à figura de Vítor Baía.

Na segunda metade, já sem Quaresma, que ficou nos balneários ao intervalo, o FC Porto começou por aproveitar o balanceamento ofensivo do Vitória e esteve muito perto de dilatar a vantagem nos minutos iniciais. Num desses lances, os portistas reclamaram grande penalidade sobre Diego, após um puxão de Meireles. Tal como tinha feito no primeiro tempo, Paulo Baptista mandou seguir o jogo - cobrindo um erro com outro erro.

Aos 57 minutos, Jorginho falhou um dos lances mais caricatos da presente edição da Liga: fintou Nilson mas perdeu o equilíbrio e não conseguiu dar seguimento ao lance. No entanto, o brasileiro redimiu-se na jogada seguinte, sentenciando o encontro a passe de Benni McCarthy.

Até final, com muito espaço para contra-atacar, o Porto dispôs de inúmeras oportunidades para dilatar o placard. Contudo, o espírito natalício apoderou-se de Benni, Lisandro e Alan, pois só dessa forma se explicam as oportunidades incrivelmente desperdiçadas por estes três jogadores. Na outra baliza, Saganowski fez questão de acertar no poste e perdeu a melhor ocasião dos homens da casa em todo o jogo.

O FC Porto soma agora 37 pontos e termina o ano numa posição invejável, com quatro pontos de vantagem para o Nacional, seis para o Benfica e sete para o Sporting. Do outro lado, Vítor Pontes ainda não venceu e os minhotos estão de novo num lugar delicado - são antepenúltimos, com apenas 14 pontos amealhados.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:58


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes