home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, janeiro 29, 2006

LIGA PORTUGUESA
Rio Ave trava FC Porto

» Nulo devolve emoção ao topo da tabela

Rio Ave 0-0 FC Porto

» LIGA BETANDWIN.COM | 20ª Jornada
| Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
| Duarte Gomes (AF Lisboa)

Duas semanas depois da derrota na Reboleira, o FC Porto voltou a não vencer fora de portas para a Liga Betandwin.com. Em Vila do Conde, os dragões empataram sem golos com o Rio Ave e não aproveitaram da melhor maneira possível a derrota do Benfica no dérbi lisboeta. Agora, são 4 os pontos de vantagem para o segundo e 5 para o terceiro, o Nacional. O Sporting está a 7 e o Sp.Braga também pode colocar-se a 5 pontos caso vença o dérbi minhoto que tem início dentro de minutos.

Co Adriaanse apresentou outra vez um esquema parecido com um 3-4-3, com Bosingwa, Pepe e Cech como defesas, uma linha média composta por Assunção, Meireles, Ibson e Diego e com a frente de ataque entregue a Lisandro, Adriano e Quaresma. Na baliza, o brasileiro Hélton voltou a ser titular em detrimento de Baía.

Do outro lado, António Sousa deixou Idalécio no banco e apostou na dupla de centrais Bruno Mendes - Danielson para travar o líder do campeonato. Zé Gomes e Milhazes foram os laterais, enquanto a linha média, que não teve Niquinha, tentou apoiar como pôde os avançados brasileiros Evandro e Gaúcho, que persegue o golo 100 no principal escalão do futebol português.

O Porto dominou durante os primeiros quarenta e cinco minutos. O jogo mal tinha começado e já Quaresma e Adriano tinham posto o catalão Mora em sobressaltos. Contudo, a postura inicial dos dragões foi-se desvanecendo com o correr do relógio. Até ao intervalo, realce apenas para um remate perigoso de Quaresma, depois de um cruzamento largo de Marek Cech, que Mora blocou com segurança.

O Rio Ave não criou um único lance digno de registo durante o primeiro tempo, mas também não fez muito mais na segunda, apesar das intenções do centro-campista Delson. Aproveitando a postura adoptada pela equipa visitada - que fazia o que lhe competia -, os azuis-e-brancos carregaram em busca do golo da vitória, sempre mais com o coração do que com a cabeça. A entrada de Ivanildo trouxe outro dinamismo ao futebol ofensivo dos de Adriaanse, mas o jovem nunca encontrou correspondência na área - Hugo Almeida e Adriano estiveram muito trapalhões.

Assim, não foi de estranhar que a melhor oportunidade do Porto para chegar à vitória tivesse surgido através de um lance de bola parada. Na sequência de um canto de Meireles, Mora defendeu sobre a linha e Hugo Almeida não conseguiu empurrar para as redes. Na outra baliza, o remate de Zé Gomes nem chegou a assustar Hélton.

No cômputo geral, o FC Porto perde dois pontos em Vila do Conde por culpa própria. A equipa, principalmente na segunda metade, não demonstrou a clarividência necessária para chegar ao triunfo e perdeu uma boa oportunidade para deixar os concorrentes directos mais longe. O Rio Ave de António Sousa está uns furos abaixo do de Carlos Brito, mas mesmo assim conseguiu levar a água ao seu moinho e garantiu mais um ponto importante na luta pela manutenção.

Os vilacondenses passam a somar 25 pontos, ao passo que o FC Porto tem agora 44. Na próxima segunda-feira, os portistas recebem o Sp.Braga num encontro que poderá ajudar a definir melhor o topo da Liga Portuguesa.

Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:12


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes