home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, junho 30, 2006

TOUR DE FRANCE
Dia 0

» Haverá vida depois de Armstrong?



Pode-se dizer que se inicia neste fim-de-semana uma nova era no Tour de França. Depois de sete anos consecutivos com Lance Armstrong a vencer a maior prova de ciclismo mundial, a questão que se coloca agora é quem se apresenta como candidato à vitória final. Se é verdade que a edição deste ano pode ganhar em emoção às anteriores, também não se sabe até que ponto haverá grandes ciclistas prontos a discutir a vitória e proporcionar espectáculo. Na véspera do início do Tour, as dúvidas sobre a qualidade da corrida deste ano aumentaram mais ainda com os últimos desenvolvimentos da grande investigação sobre o doping no ciclismo que está a ser levada a cabo em Espanha.

O ciclismo teve hoje, certamente, um dos piores dias da sua história, com a chamada operação "Puerto", que já levou à "extinção" da equipa Liberty Seguros, a divulgar uma lista de ciclistas citados no processo. Nos últimos dias, a direcção da Volta a França tinha tentado impedir, sem sucesso, a participação da equipa Astana-Wurth, que nasceu sobre o que resta da estrutura base da Liberty. Contudo, só hoje, depois da lista divulgada pelos media espanhóis, a Astana-Wurth foi afastada da 93ª edição do Tour, sendo que também Jan Ullrich, Oscar Sevilla (estes dois suspensos pela própria equipa, a T-Mobile), Ivan Basso, Mancebo e Beloki foram excluídos da prova. Se a corrida deste ano já só tinha dois favoritos verdadeiramente de peso, os acontecimentos de hoje acabaram com a luta que se antevia entre Ullrich – o único anterior vencedor da prova inscrito na edição deste ano – e Basso – vencedor do Giro de Itália deste ano e segundo classificado na Volta a França 2005 –, antes mesmo desta começar e pelos piores motivos. O Tour vê-se assim órfão de alguns dos seus nomes mais sonantes precisamente no dia anterior ao prólogo mas a decisão imediata de excluir estes ciclistas demonstra a vontade de erradicar o doping do ciclismo e de restaurar a credibilidade neste desporto.

Apesar deste escândalo, está aí a mítica Volta a França, com as suas vinte etapas e as suas tradicionais "escaladas" nos Pirinéus e nos Alpes. Entre 1 e 23 de Julho, os amantes do ciclismo, que se espera não se afastarem da prova na sequência dos últimos acontecimentos, vão estar de olhos postos em França. E, mesmo para os portugueses não tão interessados no ciclismo, a prova deste ano tem um atractivo especial: José Azevedo parte como um dos chefes-de-fila da Discovery Channel, em conjunto com Popovych, Hincapie, Savoldelli e Rubiera. Com o número 1 no dorsal e uma equipa que pode vir a trabalhar para o ciclista português caso ele se apresente em boa forma, talvez esta seja a oportunidade perfeita para revermos um português no pódio à chegada aos Champs Elysées!

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 22:15


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes