home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 30, 2006

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Alemanha

» Schumacher vence pela terceira vez consecutiva, Tiago Monteiro termina em 14º


Foto AP

O piloto alemão Michael Schumacher, da Ferrari, conseguiu hoje no circuito de Hockenheim a sua terceira vitória consecutiva na presente época da Fórmula 1, diminuindo, assim, a distância pontual para Fernando Alonso (Renault), o líder actual da classificação dos pilotos.

Kimi Raikkonen, da McLaren-Mercedes, partiu para a corrida da pole position, com Schumacher e Felipe Massa a ocuparem as posições seguintes da grelha de partida. Fernando Alonso, com uma qualificação desapontante, saiu apenas do sétimo lugar, atrás mesmo do seu companheiro de equipa, Giancarlo Fisichella, que havia conseguido o quinto tempo. Apesar disso, na partida, Alonso conseguiu recuperar alguns lugares, ainda que, ao longo da corrida, tenha perdido essa vantagem. Nos primeiros lugares, Raikkonen manteve-se na frente até à sua primeira paragem nas boxes, quando teve que gastar cerca de quinze segundos devido a um problema com a roda traseira direita, perdendo, desse modo, o primeiro posto para Schumacher. A Ferrari, a partir desse momento, dominou a corrida até ao final, com Schumacher e Massa a terminarem no primeiro e segundo posto, respectivamente. Em terceiro lugar, ficou Kimi Raikkonen, o qual, após o problema na primeira paragem e, devido à sua táctica de três pit-stops, ter reentrado na pista atrás de Button a doze voltas do final, conseguiu recuperar e terminar no pódio no limite, já que o seu carro acabou por se incendiar quando o estacionou no final da prova. Jenson Button, da Honda, terminou a prova no quarto posto – do qual tinha partido para a corrida, aliás –, seguido por Fernando Alonso, quinto classificado, e Giancarlo Fisichella, sexto classificado. Alonso, apesar de ter tido uma corrida desastrosa e de ter passado por vários problemas, inclusive ao nível dos pneus, conseguiu minimizar os danos, beneficiando, nomeadamente, da desistência de Mark Webber (Williams), que, depois duma excelente corrida, viu o motor do seu carro a incendiar-se. Nos dois últimos lugares pontuáveis, ficaram Jarno Trulli (Toyota) e Christijan Klien (Red Bull), sendo que o primeiro realizou uma prova extraordinária, já que partiu do vigésimo posto devido a uma penalização por trocar de motor.

Quanto a Tiago Monteiro, da Midland, não foi além do décimo quarto e último posto da corrida. Tendo partido do décimo oitavo lugar mas mostrando-se bastante lento desde o início da prova, o piloto português começou por ficar “preso” atrás de Sato (Super Aguri). Já na última parte da corrida, Tiago Monteiro foi ainda penalizado com uma passagem pela via das boxes por não ter deixado passar Fisichella nas três curvas seguintes após os comissários de pista terem mostrado as bandeiras azuis – se é verdade que não deixou passar o piloto italiano, também é um facto que Fisichella ainda não estava colado à sua traseira, logo, não seria lógico abrir logo para o deixar passar. O companheiro de equipa do português, Christijan Albers, concluiu a prova em décimo terceiro lugar – apenas uma posição à frente – mas terá ganho mais uns pontos dentro da equipa já que se mostrou bastante agressivo ao longo da corrida e terminou com cerca de um minuto de vantagem para Monteiro.

Na classificação individual do campeonato de Fórmula 1 de 2006, Fernando Alonso segue na liderança, com cem pontos, mas Michael Schumacher encontra-se agora a apenas onze pontos de distância do piloto espanhol. Felipe Massa subiu agora ao terceiro posto, somando cinquenta pontos, mais um do que Fisichella e Raikkonen. Na classificação dos construtores, a Renault mantém-se ainda na frente, com cento e quarenta e nove pontos, seguida de perto pela Ferrari, com cento e trinta e nove pontos.

A próxima prova realiza-se já no próximo fim-de-semana, na Hungria. Pelas características do circuito, espera-se que a Ferrari continue a demonstrar um bom desempenho mas existe também uma certa curiosidade para ver como Alonso e a equipa Renault reagirão a esta pressão no campeonato de pilotos e construtores.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 12:35


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes