home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 27, 2006

LIVRES
Pré-Época: Torneio do Guadiana

» Sporting vence Benfica



No Complexo Desportivo Municipal de Vila Real de Santo António, no Algarve, assistiu-se ao primeiro jogo do torneio particular de pré-época do Guadiana, que opôs as equipas do Benfica e do Sporting. Os encarnados iniciaram a partida com Moreira, Alcides, Anderson, Ricardo Rocha, Léo, Katsounaris, Nuno Assis, Karagounis, Rui Costa, Mantorras e Miccoli, enquanto que o Sporting alinhou com Tiago, Miguel Garcia, Tonel, Anderson Polga, Ronny, Carlos Martins, Romagnoli, João Moutinho, Yannick e Liedson.

Numa primeira parte morna, o Sporting demonstrou um maior domínio do jogo, ainda que tal não se tenha traduzido em muitas oportunidades de golo. Se o jogo decorria pausadamente, como seria de esperar num amigável, a verdade é que um jogo entre estas duas equipas é sempre especial – e as picardias entre jogadores não faltaram, com Ricardo Rocha e Liedson a desentenderem-se ainda antes de se completarem dez minutos de jogo e com o árbitro, Lucílio Baptista, a ver-se obrigado a mostrar um cartão amarelo a Carlos Martins ao minuto trinta, depois dum desentendimento com Katsouranis e dos protestos do jogador leonino. Em relação ao jogo propriamente dito, o Sporting teve a sua primeira oportunidade de golo à passagem do minuto catorze, quando João Moutinho apanhou a defesa do Benfica em contrapé e tentou o chapéu a Moreira, com a bola por cima da trave. Dez minutos depois, foi a vez do Benfica criar uma situação de perigo, com uma bola cabeceada por Ronny, num lance disputado com Mantorras, a sobrevoar a barra, podendo ter resultado em autogolo. O lance do primeiro golo do Sporting, ao minuto trinta e nove, resultou duma perda de bola de Rui Costa para Yannick praticamente à entrada da área do Benfica, com Romagnoli a devolver ao seu companheiro a bola que entretanto recebera, assistindo-o para um remate cruzado e rasteiro para o fundo das redes da baliza encarnada. Até ao final da primeira parte, só um cabeceamento de Ricardo Rocha ao lado do poste esquerdo da baliza do Sporting, após livre cobrado por Rui Costa, voltou a proporcionar algum perigo, sendo que Lucílio Baptista apitou para o intervalo pouco depois. O resultado no final da primeira parte reflectia o que se passara dentro de campo, premiando a boa organização táctica e a dinâmica da equipa do Sporting e penalizando um Benfica preso de movimentos e dependente de valores individuais, especialmente de Rui Costa.

No regresso dos balneários para se jogar a segunda parte do jogo, Alcides, Anderson, Nuno Assis e Mantorras saíram, na equipa do Benfica, para dar lugar a Nélson, Luisão, Petit e Nuno Gomes, enquanto que, no Sporting, Abel e Tello renderam Miguel Garcia e Ronny. Sete minutos depois do recomeço da partida, Romagnoli lançou Liedson na linha lateral e este cruzou para a área, com Yannick a aproveitar um ressalto para bisar na partida. Ao minuto cinquenta e nove, entrou Nani para substituir Romagnoli, na equipa do Sporting, e, quatro minutos depois, num lance caricato a meio campo com Carlos Martins, Katsouranis chutou a bola e fez um verdadeiro chapéu ao guarda-redes da sua equipa. Um belo golo…mas na baliza errada! Até ao final do jogo, continuou a só dar Sporting – à excepção dum bom remate de Nélson ao minuto oitenta e um, que passou ao lado do poste direito –, aproveitando os treinadores das duas equipas, Fernando Santos e Paulo Bento, para pôr a jogar mais alguns jogadores: no Benfica, saíram Karagounis e Miccoli ao minuto setenta para dar lugar a Paulo Jorge e Marcel e, mais cinco minutos mais tarde, entrou Diego para substituir Katsouranis; no Sporting, entraram, ao minuto setenta e três, Deivid e Douala para render Liedson e Yannick e, ao minuto setenta e oito, entrou João Alves para o lugar de João Moutinho.

No Torneio do Guadiana, os penáltis são o primeiro critério de desempate e, como tal, no final do jogo, assistiu-se a uma série de cinco grandes penalidades, no final da qual os dois clubes terminaram empatados a quatro – falharam Carlos Paredes do lado do Sporting e Marcel pelo Benfica, ao verem os seus remates defendidos por Moreira e Tiago, respectivamente

Num jogo ao qual os leões chegaram com menos onze dias de trabalho em relação ao Benfica, há que realçar a qualidade física e táctica dos jogadores do Sporting. A vitória, podendo ser considerada por alguns como algo pesada nos números, foi merecida e parece deixar boas indicações para esta época. Por outro lado, o Benfica parece ter muitos problemas por resolver mas também ainda é cedo para prever a evolução da equipa.

Amanhã, às 21h15, o Benfica defronta o Deportivo da Corunha, clube com o qual o Sporting jogará no Sábado à mesma hora.

» TORNEIO DO GUADIANA
Dia 1


Benfica 0-3 Sporting
(Yannick Djaló, 39', 51', Katsouranis, ag, 62')

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:38


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes