home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, julho 20, 2006

TOUR DE FRANCE
Etapa 17

» Floyd Landis vence de forma extraordinária, Óscar Pereiro segura a camisola amarela por segundos


Foto AP

A etapa de hoje da Volta a França, que ligou Saint-Jean-de-Maurienne a Morzine, foi ganha por Floyd Landis, que, depois da etapa desastrosa de ontem, decidiu dar o tudo por tudo, na tentativa de recuperar algum tempo. Tal como nas etapas anteriores, os primeiros quilómetros ficaram marcados pela fuga dum grupo de ciclistas, entre os quais Patrik Sinkewitz (T-Mobile), Stuart O’Grady (CSC), Pavel Padrnos (Discovery Channel), Daniele Righi (Lampre) e Patrice Halgand (Crédit Agricole). Com cerca de setenta quilómetros decorridos dos duzentos do percurso do dia, Floyd Landis, de forma absolutamente espectacular, atacou na frente do pelotão em plena subida ao Col des Saisies, seguindo sozinho até apanhar o grupo de ciclistas escapados, por volta do quilómetro noventa. Com Halgand isolado na frente da corrida e o grupo a começar a quebrar, Landis continuou num ritmo infernal até ultrapassar o ciclista francês da Crédit Agricole, sendo acompanhado por Patrik Sinkewitz. À passagem pelo quilómetro cento e quarenta e oito, Landis apresentava cerca de nove minutos de vantagem sobre o pelotão, tornando-se assim o novo virtual camisola amarela, enquanto que as equipas dos seus principais opositores continuavam a não reagir. No início da subida de categoria especial do Col de Joux-Plane, Landis conseguiu finalmente deixar para trás o ciclista da T-Mobile que o acompanhava, enquanto que, no pelotão, a CSC começava a reagir e a causar dificuldades aos ciclistas da Discovery Channel e a Levi Leipheimer (Gerolsteiner). Nessa mesma subida de categoria extra, Carlos Sastre (CSC) atacou no pelotão, com apenas Christophe Moreau (Ag2r), Michael Boogerd (Rabobank), Cadel Evans (Davitamon-Lotto) e Damiano Cunego (Lampre) a tentarem persegui-lo e com toda a equipa T-Mobile a ficar para trás na tentativa de ajudar Andreas Kloden, bem como o camisola amarela, Óscar Pereiro (Caisse d’Epargne – Illes Balears). A classificação final da etapa ficou praticamente definida no Col de Joux-Plane, já que a aproximação à meta foi feita ao longo de uma descida de doze quilómetros. Assim, Landis venceu a etapa, com Carlos Sastre a chegar em segundo lugar, a cinco minutos e quarenta e dois segundos, e Christophe Moreau na terceira posição, a cinco minutos e cinquenta e oito segundos. Damiano Cunego conquistou o quarto lugar, a seis minutos e quarenta segundos, seguido pelo grupo de Michael Boogerd, Frank Schleck (CSC), Óscar Pereiro, Andreas Kloden e Haimar Zubeldia (Euskaltel-Euskadi), que registou uma perda de sete minutos e oito segundos para o vencedor. No décimo posto, ficou Cadel Evans, a sete minutos e vinte segundos, com Michael Rasmussen e Denis Menchov – ambos da Rabobank – a terminarem nas posições seguintes, a sete minutos e vinte e quatro segundos.

Na classificação geral, esta etapa proporcionou uma algumas alterações relevantes, sobretudo ao nível do encurtamento das distâncias entre os primeiros classificados. Óscar Pereiro, apesar do ataque de Sastre, conseguiu manter a camisola amarela por apenas doze segundos de vantagem para o ciclista da CSC. Floyd Landis, depois de ontem ter sido dado como fora da luta pelas primeiras posições, ascendeu ao terceiro posto, a trinta segundos da liderança, sendo seguido por Andreas Kloden, a dois minutos e vinte e nove segundos, Cadel Evans, a três minutos e oito segundos, e Denis Menchov, a quatro minutos e catorze segundos. Cyril Dessel (Ag2r) desceu ao sétimo lugar, a quatro minutos e vinte e quatro do camisola amarela, mas mantém-se à frente do seu colega de equipa Christophe Moreau, que ocupa a oitava posição, a cinco minutos e quarenta e cinco segundos. O destaque pela negativa vai para Leipheimer que, ao terminar na trigésima oitava posição a vinte e um minutos e vinte e três segundos do vencedor, desceu do nono para o décimo oitavo posto. A etapa de hoje trouxe também alterações à classificação da camisola branca, com Damiano Cunego, na décima quarta posição da geral, a assumir a liderança com cinco segundos de vantagem sobre Marcus Fothen (Gerolsteiner), o décimo oitavo classificado no dia de hoje, a nove minutos e vinte e sete segundos do vencedor.

O ciclista português José Azevedo, da Discovery Channel, concluiu a etapa de hoje na trigésima quarta posição, a vinte e um minutos e vinte e três segundos de Landis mas acompanhado pelos colegas de equipa Yarolasv Popovych, Egoi Martinez e George Hincapie. Na classificação geral, e apesar do tempo perdido, o ciclista português ascendeu ao décimo nono posto, estando a perder trinta e quatro minutos e um segundo para o camisola amarela.

A décima oitava etapa do Tour, a última antes do decisivo contra-relógio de sábado, será disputada entre Morezine e Mâcon, num percurso com uma extensão total de cento e noventa e sete quilómetros. Os ciclistas terão dois pontos com sprints bonificados e três contagens de montanha – uma de segunda, outra de terceira e outra de quarta categoria -, sendo, como tal, uma etapa que não deverá apresentar dificuldades de maior.

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:43


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes