home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, fevereiro 27, 2007

LIVRES
Take #4

» O bom momento no Benfica. Real ou camuflado?


Foto REUTERS

O Benfica vive actualmente um bom momento. Depois de passar incólume na eliminatória da Taça Uefa com duas vitórias e de ter duas vitórias consecutivas no campeonato, a derrota para a Taça com o Varzim parece já esquecida.
Ocupando o segundo lugar no campeonato, o Benfica tem aquele que é, teoricamente, o calendário mais fácil. Nas onze jornadas que faltam, faz seis jogos em casa e as deslocações não são, mais uma vez teoricamente, muito complicadas. Com uma performance caseira, muito do campeonato do Benfica jogar-se-á em casa. Recebe Porto, Braga e Sporting em jornadas consecutivas e o pleno de vitórias nestes jogos poderá ser decisiva para uma eventual conquista do título. A desvantagem de quatro pontos para o Porto não é irrecuperável e os adeptos benfiquistas estão confiantes. O mesmo se passa na Taça Uefa. O PSG é uma equipa que está ao alcance da equipa de Fernando Santos e, chegando aos quartos-de-final, tudo será possível. Sevilha e Werder Bremen podem ser, à partida, os principais candidatos, mas o Benfica tem demonstrado nos últimos anos grande capacidade de sofrimento em eliminatórias, fazendo uso decisivo do factor casa para se transcender.

No entanto, o bom momento do Benfica não está associado apenas ao calendário. Apesar da queda de rendimento de Katsouranis, uma das melhores contratações do ano em Portugal, o restante plantel está a corresponder bem. O Benfica é mesmo uma das equipas a jogar melhor futebol actualmente. Nuno Gomes, outro dos problemas, regressou hoje aos golos e, com esse regresso, a motivação.
Karagounis está bem e Simão Sabrosa excepcional. De facto, o capitão do Benfica é um dos elementos fulcrais do futebol benfiquista desde o ano em que chegou. As suas prestações e golos poderão fazer a diferença nos muitos jogos decisivos que estarão por chegar.

No entanto, numa perspectiva mais pessimista, o Benfica ainda não conquistou nada esta época. Já eliminado da Taça de Portugal, poderá a época ser considerada positiva se não for campeão e na Uefa não passar os quartos-de-final, por exemplo?
Ainda assim, este não é um cenário que se coloque para já. O pior do Benfica está camuflado pela última série de bons resultados. Rui Costa voltou a lesionar-se. O número 10 benfiquista, desejado há anos, não tem tido o regresso que desejava. Com lesões consecutivas, Rui Costa tem estado ausente na maior parte da temporada.
Com o seu regresso, vozes levantaram-se relativamente à sua utilização constante e excessiva? Os regressos de Rui Costa têm sido intermitentes e mais uma vez está de fora. Não é normal um mesmo jogador lesionar-se três vezes na mesma época.
A vontade de Rui Costa em dar tudo pelo clube, a eventual incompetência do departamento médico e mesmo a aparente deficiente condição física do jogador, apesar de vir de um clube com um dos melhores departamentos do Mundo, são possíveis razões para a lesões e recaídas.
Com o Benfica a entrar para o último trimestre da temporada em condições para lutar em duas frentes, poderá ainda Rui Costa dar um último contributo?

Artigo de Rui Silva
Publicado às 12:30


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes