home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, março 28, 2007

EURO'2008
Portugal empata com a Sérvia em Belgrado

» Tiago só superou Stojkovic uma vez


Foto ASSOCIATED PRESS

» EURO'2008 | Grupo AEstádio Marakana - Belgrado

Sérvia 1-1 Portugal
Jankovic, 37'  Tiago, 5'

Portugal empatou a uma bola com a Sérvia e subiu agora ao segundo lugar do Grupo A de qualificação para o Euro'2008. Num jogo fora igual a tantos outros da era Scolari (ver Rússia, Eslováquia ou Finlândia), a Selecção Nacional marcou cedo, por intermédio de Tiago, e podia perfeitamente ter trazido os três pontos da capital sérvia. Todavia, o empate parece agradar. A vitória teria facilitado as contas do apuramento, mas o empate também deixa tudo a favor do conjunto luso, que já cumpriu três das quatro deslocações mais complicadas.

Com Simão Sabrosa como principal novidade no onze inicial, a equipa portuguesa entrou a ganhar, inaugurando o marcador ainda antes de estarem cumpridos 5 minutos. Simão tabelou com Nuno Gomes e Tiago disparou, de muito longe, para o fundo das redes de Stojkovic. Portugal não podia ter melhor início.
No entanto, o golo marcado cedo fez com que os comandados de Scolari se encostassem em demasia à sua zona defensiva. Petit tentou imitar Tiago, com novo remate de fora (defesa de Stojkovic), mas a formação sérvia apertou e dispôs de alguns lances perigosos junto da baliza de Ricardo, restabelecendo a igualdade aos 38 minutos. Canto do sempre perigoso Dejan Stankovic e cabeceamento certeiro de Jankovic, solto de marcação na área - Moutinho não acompanhou e Paulo Ferreira chegou tarde à dobra.
Até ao intervalo, Portugal assumiu finalmente as despesas do jogo e só não foi para as cabines em vantagem porque João Moutinho, após lance de Miguel, atirou ligeiramente ao lado.

Na segunda parte manteve-se a toada dos últimos minutos do primeiro tempo, com Portugal a dominar em toda a linha. Stojkovic foi a grande figura dos primeiros minutos e conservou o empate no placard com defesas vistosas a remates de Moutinho e Tiago. O médio do Lyon travou um duelo curioso com o guarda-redes sérvio e viu este negar-lhe um golo certo aos 52 minutos, naquela que foi a melhor jogada do encontro.
Apesar das alterações introduzidas na equipa por Clemente, a Sérvia, na segunda parte, não existiu. Portugal também pareceu conformado com a igualdade depois das entradas de Caneira e Raúl Meireles e as duas equipas ficaram-se por ali mesmo, pelo empate.

Depois do surpreendente desaire no Cazaquistão, o desfecho final acaba por agradar menos a Clemente. Já para Scolari, o resultado de hoje encaixa perfeitamente na filosofia do "vitória em casa e empate fora". Com tantas subjectividades, fica uma certeza: esta noite, em Belgrado, encontraram-se as duas melhores equipas do grupo (apesar da Polónia ser actualmente líder destacada).

Artigo de Da Rocha
Publicado às 21:37


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes