home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quarta-feira, maio 30, 2007

LIVRES
Mercado #1

» Anderson, Nani e Tello


Foto PEDRO SIMÕES FERREIRA

Hoje foi provavelmente o primeiro dia de mercado propriamente dito. As mudanças nos outros clubes, algumas renovações, Lino e Marc Zoro já tinham aberto as festividades, mas nada comparado ao dia de hoje.
A história resume-se em poucas palavras. Viagem de avião entre Manchester e Lisboa e acordo por Nani e Anderson, ambos a rondar os 25 milhões de euros, segundo os órgãos de comunicação social. Um raid, no verdadeiro sentido de palavra, que talvez não seria possível com um aeroporto na Ota. Já antes, Tello tinha feito o que lhe deu na tella e desviou-se para o Besiktas - o clube da águia na Turquia.

Anderson é craque. Não engana. Consegue aliar um estilo de jogo típico do clássico n.º 10 com uma velocidade de execução que faz a diferença para outros 10 igualmente brilhantes (ver Romagnoli). Com uma enorme margem de progressão, Anderson será dos melhores do Mundo num futuro próximo. O encaixe financeiro é importantíssimo para o Porto e sabe ainda melhor sabendo que, apesar de ser um jogador fabuloso, o Porto sobreviveu perfeitamente sem ele. Alternativas não faltarão.

Nani é craque também, mas engana mais. Com uma irregularidade exibicional e alguma fraqueza mental (opinião pessoal), Nani tem o melhor futuro que poderia esperar. No Manchester não há margem para erros. Cristiano Ronaldo é o que é hoje porque teve um clube à sua medida para evoluir. Quaresma e Simão não o tiveram. Os valores anunciados à partida (25,5 milhões de euros) têm uma enorme valia nas finanças do Sporting. No entanto, a precisar de dinheiro ou não, não há jogador em Portugal actualmente que valha mais do que 25 milhões de euros numa venda para o estrangeiro, especialmente se se tiver em conta o declínio dos valores das transações, excepto as do magnata russo. E mesmo aí...

Tello não é craque, mas ajuda e muito. Teve um passado imaculado no Sporting a nível disciplinar e nada daria a entender que a sua saída se processaria desta forma. No entanto, não o condeno, em parte. O Sporting tinha todo o interesse em renovar com Tello, mas não estava em situação de lhe dar o salário que poderia auferir na Turquia. Isto muito também porque o orçamento do Sporting aumentará mesmo que não se contrate ninguém. As múltiplas renovações de talentos assim o obrigariam. Contudo, sem Tello e Nani, só Moutinho deve provocar um aumento que, sendo isolado, não deverá ser significativo.

Ainda na recta de partida para o defeso, tudo aponta que Porto e Sporting poderão ter algum à vontade se necessário. Se restar alguma coisa, melhor dizendo. Por agora, o Benfica vai-se mantendo incólume, mas novelas rodeando Miccoli, Simão e possivelmente Luisão vão andar por aí.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 21:39


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes