home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 22, 2007

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Europa

» Alonso vence e encurta distância para Hamilton


Foto REUTERS

Numa prova algo complicada devido a alguns períodos de chuva no circuito de Nurburgring, o grande vencedor acabou por ser o espanhol Fernando Alonso (McLaren-Mercedes), que não só ganhou o Grande Prémio da Europa como deu um passo de gigante para se aproximar do seu colega de equipa Lewis Hamilton nas contas do campeonato de pilotos.

Na Alemanha, e após uma qualificação marcada pelo acidente de Hamilton, Kimi Räikkönen (Ferrari) saiu da pole position, à frente de Alonso e Felipe Massa (Ferrari). Contudo, com a partida a efectuar-se debaixo de chuva e Nick Heidfeld e Robert Kubica, ambos da BMW Sauber, a envolverem-se num pequeno toque, rapidamente o safety car entrou em pista. Enquanto todos os outros conseguiram entrar na via das boxes para trocar para pneus de chuva, Räikkönen não entrou no momento que devia e perdeu aí a liderança da prova. Entretanto, na primeira curva do circuito começavam a acumular-se carros fora de pista: Jenson Button (Honda), Adrian Sutil (Spyker), Nico Rosberg (Williams), Scott Speed (Toro Rosso) e Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) foram obrigados a desistir enquanto Lewis Hamilton foi reposto novamente em pista por uma grua, ficando então com uma volta de atraso. Ne frente da corrida, e após a saída do safety car, Felipe Massa liderava, com Alonso no segundo posto e Räikkönen, terceiro classificado, a pressionar o espanhol. Contudo, à passagem pela volta trinta e quatro, o Ferrari do finlandês começou a manifestar problemas e Räikkönen foi obrigado a abandonar a prova. Com a luta pela vitória reduzida a Massa e Alonso, acabou por ser o espanhol a levar a melhor, com uma ajudinha da chuva: nas voltas finais em Nurburgring recomeçou a chover e, com os pilotos a passarem novamente pelas boxes para trocarem de pneus, o espanhol recuperou a desvantagem para o brasileiro e acabou por ultrapassá-lo a três voltas do final, garantindo uma importante vitória. No terceiro lugar final terminou Mark Webber (Red Bull), com Alexander Wurz (Williams) a alcançar o quarto posto e David Coulthard (Red Bull) a ficar na quinta posição. Os últimos lugares pontuáveis ficaram para Nick Heidfeld, Robert Kubica e Heikki Kovalainen (Renault), respectivamente sexto, sétimo e oitavo classificados. Quanto a Hamilton, após uns espantosos nove pódios consecutivos, o rookie teve finalmente um mau dia e não foi além do nono lugar final, não pontuando como tal.

Em consequência, no mundial de pilotos, o campeão do mundo em título Fernando Alonso recuperou dez pontos de desvantagem para o inglês, que agora lidera com apenas mais dois pontos que o espanhol. Felipe Massa recuperou o terceiro posto, encontrando-se agora a onze pontos de Hamilton e com sete pontos de vantagem sobre Kimi Räikkönen, o quarto classificado. Nick Heidfeld e Robert Kubica mantêm respectivamente o quinto e sexto postos da classificação de pilotos mas encontram-se já muito longe do quarteto da frente. Em termos de construtores, a McLaren-Mercedes continua a liderar confortavelmente, somando 138 pontos contra os 111 da Ferrari, enquanto a BMW Sauber mantém o terceiro lugar com sessenta e um pontos.

O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar em Budapeste, na Hungria, a 5 de Agosto. Será que Hamilton volta a fazer frente a Alonso e segura a vantagem no mundial de pilotos ou será o espanhol a provar que está de volta? E os Ferrari, serão capazes de superar os pilotos da McLaren-Mercedes? São questões que aguardam resposta...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 16:04


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes