home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, julho 27, 2007

TOUR DE FRANCE
Etapa 18

» Triunfo de Casar, Contador segue de amarelo


Foto ASSOCIATED PRESS

O ciclista francês Sandy Casar (Française des Jeux) foi o vencedor da décima oitava etapa do Tour 2007, tendo integrado uma fuga bem sucedida e superado os seus companheiros escapados na aproximação à meta.

A etapa de hoje da Volta a França ligou Cahors a Angoulême e, aproveitando a descida logo após uma contagem de montanha de quarta categoria (quilómetro quinze), Frederik Willems (Liquigas), Sandy Casar, Laurent Lefèvre (Bouygues Telecom) e Michael Boogerd (Rabobank) conseguiram ganhar vantagem sobre o pelotão. Já com Axel Merckx (T-Mobile) na perseguição, Willems e Casar caíram devido a um cão que se atravessou na estrada, com o primeiro a deixar-se apanhar pelo pelotão e o segundo a conseguir manter-se na frente, já com Merckx integrado no grupo. Sem ciclistas "perigosos" na fuga, o pelotão optou por seguir num ritmo mais lento para poupar forças para o contra-relógio decisivo de amanhã, deixando o grupo de ciclistas escapados ganhar até dezoito minutos de vantagem. A etapa decorreu, assim, sem grande história e, com 10'54'' de vantagem sobre o pelotão a dez quilómetros da meta, estava confirmado o sucesso da fuga. Apesar de alguns ataques individuais nos últimos quilómetros, os quatro ciclistas entraram na zona da meta ainda todos juntos, com Sandy Casar a fazer valer a sua maior capacidade de sprintar para garantir a primeira vitória para a sua equipa na presente edição do Tour. Axel Merckx foi o segundo classificado, Lefèvre o terceiro e Boogerd o quarto, todos a um segundo do vencedor. O pelotão cruzou a meta minutos mais tarde e com vários cortes que significaram pequenas diferenças de tempo: Tom Boonen (Quick Step), o primeiro do pelotão a passar a meta, chegou com 8'34'' de atraso em relação ao vencedor; e Cadel Evans (Predictor-Lotto) ganhou três segundos a Alberto Contador (Discovery Channel) devido a um dos tais cortes no pelotão, bem como às bonificações.

Na classificação geral, então, Alberto Contador viu a sua vantagem sobre o segundo classificado, Cadel Evans, reduzida para 1'50'', enquanto Levi Leipheimer (Discovery Channel) se mantém no terceiro posto a 2'49'' do líder. Na camisola de montanha, Juan Mauricio Hernandez Soler (Barloworld) continua como líder destacado - caso não haja nenhum azar amanhã ou domingo, a camisola "às bolinhas" já não escapa ao colombiano - enquanto nas contas da camisola verde Tom Boonen conseguiu aumentar a sua vantagem sobre Robert Hunter (Barloworld) para vinte e quatro pontos. Quanto à camisola branca, Contador segue naturalmente como o seu dono.

Sérgio Paulinho, da Discovery Channel, terá tido algum tipo de problemas na fase final da etapa de hoje e cruzou a meta apenas na 134ª posição, 10'14'' depois de Casar. O português desceu assim duas posições - é agora o 68º classificado, portanto -, somando 2h21'26'' de perda em relação ao camisola amarela.

A Volta a França só termina no Domingo com a chegada aos Campos Elísios mas amanhã será provavelmente o dia das decisões finais: o último contra-relógio individual da prova ligará Cognac a Angoulême, através de um percurso bastante plano com 55,5 quilómetros de extensão. Contador, não possuindo uma vantagem sobre Evans verdadeiramente confortável, tem ainda assim grandes possibilidades de confirmar a vitória no Tour; por outro lado, sabe-se que o espanhol é inferior a Evans no contra-relógio e que as características do percurso de amanhã favorecem o australiano, daí que se possa esperar alguma emoção para o contra-relógio. E quem sabe se a Volta a França ainda fica para decidir no Domingo?...

Artigo de Margarida Martins
Publicado às 17:44


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes