home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, agosto 28, 2007

INTERNACIONAL
Antonio Puerta, 1984 - 2007

» Futebolista espanhol faleceu hoje em Sevilha

Puerta, no dia mais importante da sua carreira

Todos os seus adversários e companheiros de equipa dizem que nunca se rendia... Mas o jovem Antonio Puerta rendeu-se hoje, aos 22 anos. Saiu derrotado da partida mais importante da sua vida. O estado de saúde do futebolista espanhol teve evoluções desfavoráveis nas últimas horas e Puerta não conseguiu superar os danos cerebrais que as cinco paragens cardio-respiratórias que sofreu lhe provocaram. Caiu fulminado no relvado no sábado passado, durante a ronda inaugural do campeonato espanhol diante do Getafe, e faleceu esta terça-feira no Hospital Virgen del Rocío. Lutou pela vida durante mais de 60 horas. Não resistiu. Não houve nenhum milagre. Antonio José Puerta Pérez faleceu a três meses de completar 23 anos e a pouco tempo da sua mulher dar à luz o primeiro filho do casal...

» Um campeão: uma carreira curta mas recheada de títulos

Puerta, dedicando o golo ao Schalke ao seu avôOriundo de uma família com tradições sevillistas, por influência do seu avô, Antonio Puerta recusou, quando era ainda um garoto, uma proposta do Bétis porque alimentava o sonho de jogar no seu Sevilha. E conseguiu-o. Fez parte de uma fornada da cantera que deu ao clube jogadores importantes como Jesús Navas, Sergio Ramos ou Kepa Blanco. Nunca teve vida fácil, no entanto o seu empenho e determinação abriram-lhe as portas da equipa principal. E, consequentemente, reservaram-lhe um lugar na história do emblema rojiblanco.

Apesar de se ter estreado no principal escalão em 2004, só em 2005/06 é que Puerta se assumiu no conjunto de Juande Ramos. E tornou-se ídolo da afición no dia 27 de Abril de 2006, quando, contra o Schalke 04, no prolongamento de uma meia-final da Taça UEFA, apontou o golo mais importante da história do clube sevilhano (link), justamente no ano do centenário. Um golo que valeu a primeira final europeia ao Sevilha, que marcou um ponto de viragem na história do clube e que ficará para sempre na memória dos adeptos sevillistas como o 'Puertazo' de Antonio Puerta.

No dia em que se lançou para o estrelato, Puerta saltou do banco e derrubou a resistência alemã. Nas comemorações do golo, apontou para o céu e dedicou-o ao avô, o grande responsável por lhe ter incutido este espírito sevillista. Daí em diante, não mais parou. Como lutador que era, não enjeitou a oportunidade de se afirmar e foi recompensado. Jogou em Eindhoven na final da Taça UEFA e conquistou aí o primeiro grande título da sua carreira. Meses mais tarde, estreou-se pela selecção espanhola e adicionou uma Supertaça Europeia ao currículo, num jogo em que me ficou na memória a forma como sentou toda a defesa do campeão europeu Barcelona (link).

Há um ano, por esta altura, o jovem esquerdino já era, portanto, uma das maiores promessas do futebol espanhol. E o ano de 2007 trouxe-lhe mais três troféus. Agora como titular indiscutível da turma de Juande, Antonio Puerta ganhou novamente a Taça UEFA, tendo inclusivamente marcado uma das grandes penalidades do desempate, e conquistou ainda uma Taça do Rei de Espanha e uma Supertaça. Até que, no passado sábado, em pleno Sánchez Pizjuán, foi traído por uma paragem cardio-respiratória motivada por uma possível arritmia ventricular congénita - já havia desmaiado durante um particular em Badajoz e na altura não se soube ao certo o porquê. Puerta jogou 29 minutos na Liga Espanhola e cabe agora aos seus companheiros fazer dele aquilo que sempre foi: um campeão.

Puerta, no último jogo da sua vida frente ao Getafe

Ligações:
"Emotivo velatorio en el Pizjuán" - Fotogaleria da Marca.com
"Último adiós a Puerta" - Vídeo Cuatro.com
Antonio Puerta - Yahoo News Photos
"Hasta siempre, campeón" - Fotogaleria da Marca.com
"Comoción mundial por Puerta" - Fotogaleria da Marca.com
"La afición le mostró su cariño" - Fotogaleria da Marca.com

Fotos: Getty Images, AFP, Associated Press
Fontes: Marca.com, Notas de Fútbol, Wikipedia, El Pais

Artigo de Da Rocha
Publicado às 15:47


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes