home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sexta-feira, agosto 31, 2007

LIGA PORTUGUESA
Leixões e Guimarães dividem pontos

» Só sabem empatar

Leixões e V.Guimarães empataram na Maia
Foto INFORDESPORTO

» BWINLIGA | 3.ª JornadaJosé Vieira de Carvalho - Maia

Leixões 2-2 V.Guimarães
Paulo Machado, 6', Vieirinha, 36'  Fajardo, 20', 79'

Três jogos, três empates. As duas equipas que subiram este ano à Bwin Liga ainda não perderam... mas ainda não ganharam. Desta feita, na Maia, o Leixões até esteve a ganhar, por duas vezes, mas o V. Guimarães, por intermédio de Fajardo, conseguiu sempre chegar ao empate. Bom jogo entre duas equipas que prometem fazer um bom campeonato.

Novamente em casa emprestado, os "bebés" procuravam pela primeira vez deixar de gatinhar ponto a ponto e conquistar a primeira vitória no campeonato para um acréscimo de moral depois de dois bons resultados até então. A confirmá-lo, Paulo Machado inaugurou a partida aos 6 minutos num livre directo que Nilson não conseguiu segurar. O V. Guimarães respondeu e, aos 20 minutos, aproveitando uma falha de Ezequias após um cruzamento na esquerda, Fajardo surgiu no coração da área a bater Beto.

O jogo estava aberto e as duas equipas jogavam bom futebol. A equipa de Manuel Cajuda, com o estilo muito próprio, seguia muito os princípios básicos do futebol com circulação de bola a toda a largura do terreno com variações constantes. Do outro lado, o Leixões apoiava-se num futebol apoiado, esperando ainda que Paulo Machado e, sobretudo, Vieirinha conseguissem desequilibrar. Jorge Gonçalves esteve mais apagado e Roberto cumpriu, mais propriamente a servir do que a ser servido.

Ainda antes do intervalo, Sereno "imitou" Ezequias. O defesa de Elvas não controlou a saída da bola e deixou-se antecipar por Vieirinha que, de ângulo apertado, rematou prontamente ao ângulo mais próximo surpreendendo Nilson. No entanto, o "pesadelo" de Cajuda iria continuar. Quando Vieirinha se escapava pelo lado esquerdo, Radanovic entrou a "matar" com o cotovelo na face do adversário e recebeu ordem de expulsão. Para a segunda parte, Cajuda deslocou Sereno da direita para o eixo da defesa, a posição natural, e obrigou Carlitos a fazer toda a ala. Do outro lado, Luciano Amaral continua a dar mostras de ser um excelente lateral e foi o primeiro a dar trabalho a Beto.

O Leixões respondia no contra-ataque, aproveitando a superioridade numérica e o balanceamento ofensivo vimarenense, mas a falta de aproveitamento levavam Carlos Brito ao desespero. Jorge Gonçalves, por uma vez, e Hugo Morais duas vezes não conseguiram dar a tranquilidade que a equipa de Matosinhos desejava. Até que, aos 69 minutos, Vieirinha foi expulso por acumulação de amarelos, pagando caro a exuberância com que festejou o golo. O V. Guimarães aproveitou para subir ainda mais no terreno e Fajardo acabaria por marcar o segundo golo no jogo (leva os três do Vitória no campeonato), numa excelente jogada. O jogador formado no Belenenses afastou dois adversários e, já dentro da área, bateu forte ao ângulo, com Beto ainda a tocar na bola.

A divisão de pontos é justa para o que as duas equipas fizeram em campo, apesar do Leixões se ter revelado muito perdulário. Apesar de serem "novatas", prometem lutar por algo mais que apenas não descer. Talvez ajudem a equilibrar o futebol português num nível mais alto.

Artigo de Rui Silva
Publicado às 23:28


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes