home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, setembro 29, 2007

INTERNACIONAL
Morumbi, 26.09.2007

» São Paulo cala Boca! *

Aloísio derrubou o Boca Juniors

* por Alexandra Schutz

Copa Sul-Americana o Brasil não ‘tá nem aí. É campeonato de segunda linha, é competição sem prestígio e o que conta é a Copa dos Libertadores. Mas basta a Argentina entrar na jogada e o caso muda de figura! Emerge a eterna rivalidade “O meu número 10 é melhor que o teu” e o conflito aparentemente insignificante ganha novas proporções, transformando-se num duelo à moda antiga, numa verdadeira questão de honra!!

È com esse espírito que o Tricolor entra em campo: os jogadores estão “mordidos” pela derrota no La Bombonera, pelos resultados da Recopa, mas, sobretudo, pelas ganas que têm de bater os argentinos! E foi provavelmente esse mesmo desejo patriótico, que levou 47 000 adeptos ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo, carinhosamente, Estádio do Morumbi.

Morumbi antes do se iniciar o espectáculo no relvado

Numa das noites mais frias deste Inverno paulista, com os termómetros nos 13 graus, a encosta mais iluminada do Morumbi encheu-se de comida árabe (o popular restaurante Habib's detém o monopólio alimentar dentro do estádio) e de vida! De tal maneira que ninguém diria que não era lotação esgotada, que não eram 70.000 pessoas a gritar “ôôô ôôô ôôô É tricolô!!!” Já a claque do Boca, o “Jugador número 12”, era como se realmente fossem apenas 12, quando em comparação com os 47 000 (menos 12) São Paulinos.

“A tua Glória vem do passado, oh Tricoloooor! oh timi amado!”. Soou o hino e começou a partida. Nas arquibancadas vermelhas e laranjas “a turma da pesada”, nas amarelas, por de trás da baliza, algo mais familiar. Eu, sentada nas cadeiras numeradas da bancada azul, e apesar de haver gente a fazer uso de binóculos, conseguia ver bem. Vi que o foi o Boca a dar o pontapé de saída mas o São Paulo é que saiu jogando, para rejubilo dos adeptos! O ataque construía jogada atrás de jogada e Alex Silva brilhava na defesa, em marcação cerrada a Palermo e abortando todas as investidas, fosse de quem fosse!

Apesar de até ao fim da primeira parte não haver alterações no placar (nem sequer no tempo porque o cronómetro não funcionava), a partida estava emocionante!E o tão desejado golo sobrevoava a baliza, passava ao lado, e não acontecia mas deixava o aviso “tou na área”! As manifestações do público acompanhavam o jogo, electrizantes! “Uh! Tricolor! Uh! Tricolor!!!”. Outras também as havia, mais comoventes “Ro-gé-riooo! Puta qui o pariu!!! É o mêlhó! Gôlêro do Brasiú!!!”.


E enquanto o pessoal chingava os “boludos”, na gíria bem brasileira, de veados (gays), o senhor das pipocas era o único que mostrava alguma hospitalidade e lhes dizia “Hirros de Putaaaa!” Já o árbitro, suscitava imensas reclamações devido a cantos controversos e faltas não assinaladas, e por isso o diziam “corintiano”! (Tal como em Itália chamam pela Juve, porque isto mudam-se os continentes, mudam-se os clubes, mas os árbitros são sempre ladrões!).

As coisas estiveram feias entre Palermo e Aloísio

E no meio de tudo isto, eu pulava no meio da multidão, levada pela euforia colectiva, e quase me esquecia que eu própria sou corintiana... Foi também apenas no intervalo, na altura em que largaram uma “bomba” na arquibancada dos hermanos, que eu me lembrei que eles lá estavam.

Chegou o segundo tempo e “Vamú toca essa bola São Paulo!!!”. Houve um pedido de penalty contra a Argentina, seguido de dois jogadores do São Paulo caídos no relvado e uma substituição, saiu Leandro (9) entrou Hugo (11). Houve conflito corporal, mas eu estava muito longe para descodificar os agentes da confusão. E houve uma bola que o Ceni deu para o Dagoberto, o Dagoberto passou para o Aloísio, ele foi buscá-la nas nuvens (por isso o chamam de gigante), ajeitou no peito e fulminou com a esquerda e com classe! Então houve GOOOOOOOOOOOLO!!!! Do “São Paulôôôô!!! São Paulôôôô!!!” aos 8 minutos da segunda parte! Chora Argentinaaa!!!

Não sei se foi por estar mais perto da acção, que agora se desenrolava maioritariamente deste lado do campo, na área do Boca, mas a segunda parte pareceu-me ainda mais intensa que a primeira! Os hermanos não desistiram e continuaram na luta. A casa passou por momentos de aperto nos últimos minutos! Foi um canto contra, seguido de outro, e mais outro ainda, enquanto o povo jogava as mãos à cabeça. Mas no fim dos descontos não deu outra, São Paulo nos quartos de final da Sul-Americana!!!
“ÔÔÔÔ ÔÔÔ ÔÔÔÔ! È TRICOLÔ!!!” ressoou pelo estádio, pela rua, pelas encostas do Morumbi, pela noite adentro! Até se acabarem as vozes...
Porque se ganhar é sempre bom, vencer a Argentina é 1000 vezes melhor!

Artigo de Livre Indirecto
Publicado às 01:36


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes