LIGA PORTUGUESA
5.ª Jornada
Foto ASSOCIATED PRESS
LISANDRO LÓPEZ - Num jogo em que teve poucas oportunidades, Licha marcou dois golos à ponta-de-lança e assume-se como a principal referência do ataque azul-e-branco. O FC Porto teve que vestir o fato-de-macaco para ganhar na Mata Real e o argentino é já um dos melhores marcadores do campeonato (4 golos).
VITÓRIAS - Ao cabo de 5 jornadas, ainda não perderam. O V.Setúbal deu boa conta de si em Alvalade, onde Carvalhal mostrou que sabe como tirar o melhor rendimento dos jogadores que são da sua confiança - como Ricardo Chaves, Elias ou Matheus. O V.Guimarães, por sua vez, goleou fora a Naval e venceu pela segunda vez no espaço de cinco dias. E vem aí o dérbi com o Sp.Braga. Conseguirá Cajuda a terceira vitória consecutiva?
MARÍTIMO - Ultrapassado o desaire no Dragão de há uma semana, o Marítimo retomou o caminho das vitórias batendo o europeu Belenenses. Kanu e Makukula parecem destinados a serem os homens-golo dos verde-rubros e prevê-se que o "Caldeirão dos Barreiros" esteja de volta, uma vez que Lazaroni não parece disposto a esbanjar pontos em casa.
LEIXÕES - São os reis do empate de uma Liga de empatas e já pouca gente hesita em colocar X no Totobola nos jogos dos «bebés». Os homens de Carlos Brito ainda não ganharam neste regresso ao escalão principal, mas também ainda não perderam e continuam a destacar-se pelo futebol positivo que praticam. Caso esta senda se prolongue por muito tempo, também não há crise, porque 30 pontos chegarão para cumprir o objectivo. No entanto este Leixões tem valor para dar mais que isto ao campeonato.
NAVAL - Dias depois da saída de Chaló, a Naval nem pareceu a mesma equipa que actuou de forma descomplexada na Luz. Sem chama, sem alma, a formação da Figueira da Foz foi presa fácil para o conjunto de Cajuda e mostrou uma gritante fragilidade defensiva. A lesão de Taborda também não ajudou e obrigou o clube a recorrer ao desempregado Wilson Júnior, que havia deixado os navalistas há alguns meses.
GRANDES LISBOETAS - A uma semana do grande dérbi lisboeta, Sporting e Benfica voltaram a ceder terreno e estão já a 5 e 6 pontos do líder FC Porto, respectivamente. Os leões foram surpreendidos no seu próprio 'batatal' pelo V.Setúbal e de certa forma traídos pela rotatividade de Bento, ao passo que o Benfica empatou sem golos em Braga. Até se poderia considerar o empate normal num dos redutos mais difíceis da Liga, mas o mais preocupante para os benfiquistas é que os de Camacho nada fizeram para trazerem de lá os três pontos.
» BWINLIGA | 5.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)
Naval 1-4 V.Guimarães (Paulão, 13'; Flávio Meireles, 31', Fajardo, 33', Mrdakovic, 49', Ghilas, 78') Leixões 1-1 Nacional (Nuno Diogo, 79'; Lipatin, 15') Sp.Braga 0-0 Benfica Marítimo 2-0 Belenenses (Kanu, 23', Makukula, 90+1') P.Ferreira 0-2 FC Porto (Lisandro López, 11', 67') U.Leiria 0-0 E.Amadora Sporting 2-2 V.Setúbal (João Moutinho, gp, 66', Purovic, 86'; Elias, 41', Matheus, 78') Boavista 0-0 Académica |