home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




terça-feira, setembro 25, 2007

RÂGUEBI
Mundial'2007: Portugal perde por 14-10

» Derrota frente à Roménia vale um ponto


Foto REUTERS

O objectivo para o último jogo de Portugal no Campeonato do Mundo de Râguebi 2007 estava definido há muito: tentar vencer a Roménia, numa tarefa que se adivinhava difícil pelo nível asssumidamente superior desta selecção de leste. A boa exibição dos Lobos na partida de hoje acabou por não ser suficiente: num jogo bastante equilibrado, os pupilos de Tomaz Morais acabaram por perder por 14-10, uma derrota que, ainda assim, por ser inferior a oito pontos de diferença, deu o primeiro ponto de sempre para Portugal no Mundial de Râguebi. Falhou-se o objectivo da vitória mas, mais uma vez, os Lobos caíram de pé.

Com a confirmação das lesões de Vasco Uva e Diogo Mateus, Tomaz Morais seleccionou para a equipa principal Joaquim Ferreira (capitão naquela que foi a sua última partida internacional), Pedro Leal, António Aguilar, Federico Sousa, Diogo Mateus, Miguel Portela, Duarte Cardoso Pinto, José Pinto, Tiago Girão, João Uva, Diogo Coutinho, Gonçalo Uva, David Penalva, Ruben Spachuck e Rui Cordeiro.

Nos primeiros minutos no estádio em Toulouse, a Roménia mostrou-se mais perigosa mas, à passagem do quarto de hora de jogo, os Lobos começaram a assumir uma postura mais pressionante. Aos 18', e após um alinhamento a cinco metros da linha de ensaio da Roménia ganho por João Uva, Joaquim Ferreira conseguiu marcar ensaio para Portugal, colocando os Lobos a vencer pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Râguebi. Duarte Cardoso Pinto, de posição praticamente frontal, não falhou na conversão do pontapé de transformação e colocou o resultado em 7-0, com este a não sofrer alterações até ao intervalo apesar da tentativa de pontapé de ressalto do mesmo jogador a três minutos do descanso. Foi uma primeira parte muito pressionante e concentrada por parte dos jogadores portugueses, que, ao contrário do que acontecera nos jogos passados, nem sequer festejaram efusivamente o ensaio - um sinal claro que os objectivos de hoje eram bem diferentes dos outros jogos...

A segunda parte da partida trouxe uma Roménia decidida a mudar o rumo do jogo, com os primeiros vinte e cinco minutos de jogo a passarem-se praticamente apenas na área dos '22' portuguesa. Após uma primeira tentativa de ensaio por parte da Roménia, não validada após recurso às imagens televisivas, o empate no marcador acabou por acontecer à passagem dos 63' com Marius Tincu a conseguir um ensaio após uma bola ganha num alinhamento e com o respectivo pontapé de transformação a ser bem convertido. Seis minutos depois, foi assinalado um pontapé de penalidade a favor de Portugal e, apesar dos quarenta metros de distância, Gonçalo Malheiro não hesitou e converteu o pontapé da melhor forma, colocando os Lobos novamente em vantagem. Contudo, aos 72', a Roménia marcou o seu segundo ensaio por intermédio de Florin Corodeanu após jogada de insistência e, com o pontapé de transformação a ser novamente bem convertido, Portugal ficava a precisar de novo ensaio para se colocar outra vez em vantagem. O tempo era curto e, com a Roménia a falhar um pontapé de penalidade a três minutos dos oitenta, nos minutos finais Portugal acabou por tentar defender o ponto que a derrota por 14-10 lhe proporcionaria.

No final da partida, e com a derrota confirmada, viram-se lágrimas nos olhos de alguns jogadores enquanto o estádio aplaudia os Lobos na sua despedida desta competição. A tão almejada vitória não foi conquistada mas os portugueses podem certamente ter orgulho da prestação da selecção de Tomaz Morais. Afinal, não nos podemos esquecer que Portugal foi a primeira equipa amadora a qualificar-se para um mundial... e, como disse Tomaz Morais, para Portugal, a grande vitória era estar em França!


» MUNDIAL DE RÂGUEBI: FRANÇA'2007
Resultados
| (página oficial) | (classificações) | (calendário)

GRUPO C
J
P
Nova Zelândia
3
15
Escócia
3
10
Itália
3
8
Roménia
3
5
PORTUGAL
4
1


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 23:13


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes