home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, novembro 24, 2007

BWINLIGA
Jornada 11

» Benfica vence Académica e coloca pressão no líder

Rui Costa deu início à reviravolta dos encarnados
Fotos ASSOCIATED PRESS e MAISFUTEBOL

E vão cinco vitórias consecutivas no campeonato para o Benfica. Os encarnados, mesmo sem terem feito um jogo por aí além, confirmaram em Coimbra a boa fase que atravessam e venceram a Académica por 3-1, cimentando a segunda posição na BwinLiga (25 pontos) e colocando alguma pressão no líder FC Porto.

Tal como frente ao Marítimo e ao P.Ferreira, o Benfica construiu a vitória apenas nos últimos cinco minutos, desta feita com o inestimável contributo do guarda-redes academista Ricardo - o mesmo que na época passada havia feito uma exibição de sonho frente aos lisboetas, para a Taça de Portugal, ao serviço do Varzim.

A turma de Domingos Paciência saiu na frente graças a um golo do cabo-verdiano Lito, aos 24 minutos, mas o Benfica respondeu desde logo por Nuno Gomes e Di María. O argentino rendeu muito mais esta noite, a jogar sobre a esquerda e foi dele que nasceu o golo do empate. Nuno Piloto fez falta em zona proibida e Rui Costa, na cobrança do livre, igualou a partida.

Estranhamente, os comandados de Camacho caíram de produção no segundo tempo. A Académica criou algum perigo, especialmente por N'Doye, mas foi pouco incisiva no último terço do terreno, como o comprova o facto de Quim nunca ter sido verdadeiramente posto à prova. O jogo parecia destinado ao empate, mas duas péssimas intervenções de Ricardo no mesmo lance (87') deitaram tudo a perder para a Briosa: o guarda-redes falhou o lançamento lateral de Binya e foi incapaz de travar o remate frouxo de Luisão, de calcanhar. Cómico. Nos descontos, Freddy Adu acreditou que marcava, apesar de ter rematado com pouca convicção, e foi feliz, novamente com algumas culpas para Ricardo. Estava fixado o resultado final.

Triunfo muito importante do Benfica, a uma semana de receber o líder FC Porto na Luz. A situação classificativa da Académica é que começa a tornar-se preocupante. Os estudantes não ganham há mais de dois meses, desde a 4.ª jornada, e tendem a aproximar-se perigosamente da zona de despromoção.

» Sporting evita derrota em Matosinhos nos últimos minutos

Purovic resgatou um ponto em Matosinhos

No primeiro jogo deste sábado, o Sporting voltou a marcar passo, empatando a uma bola com o Leixões na visita ao Mar. Os leões voltaram a fazer um jogo triste, não muito diferente do que fizeram em Braga, estiveram quase todo o encontro a perder e só resgataram um ponto graças a um golo de Purovic nos últimos minutos.

Paulo Bento experimentou pela primeira vez de início o 4-5-1, mas desmontou-o aos 27 minutos, quando o Sporting já estava em desvantagem. O Leixões foi sempre a equipa mais aguerrida em campo e chegou à vantagem ainda dentro do primeiro quarto de hora. Jorge Gonçalves cruzou da direita, Rui Patrício definiu mal o lance e a bola ressaltou em Abel e entrou na baliza leonina.

A adaptação de Miguel Veloso à esquerda da defesa não teve os mesmos efeitos nefastos do jogo de Braga, só porque Roberto e Ezequias não tiveram arte para bater Patrício pela segunda vez, e o assim Sporting manteve-se com hipótese de discutir o resultado até final. Mas raramente atacou da melhor forma. E quando o faziam encontravam o guarda-redes Beto no caminho, como o comprovam os remates de Gladstone e Izmailov. Até que, aos 88 minutos, Abel cruzou da direita e Purovic igualou, com um cabeceamento vistoso.

O Leixões acabou por deixar fugir dois pontos quando pensava que tinha os três no bolso e atravessa um excelente momento, depois da vitória sobre o Sp.Braga e o empate no Restelo. O Sporting, por sua vez, ainda só ganhou um jogo fora de casa esta época e pode acabar a jornada em quinto ou em sexto lugar e a 10 pontos do líder FC Porto.


» BWINLIGA
11.ª Jornada
| (classificação)

Académica 1-3 Benfica
(Lito, 24'; Rui Costa, 33', Luisão, 87', Freddy Adu, 90+3')

Leixões 1-1 Sporting
(Abel, ag, 14'; Purovic, 88')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:56


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes