home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, janeiro 27, 2008

BWINLIGA
Jornada 17

» Sporting vence clássico com o FC Porto

Vukcevic e Izmailov marcaram os golos do clássico
Fotos ASSOCIATED PRESS e MAISFUTEBOL

Ganhou o clássico a equipa que atravessava o pior momento. O Sporting derrotou este domingo o FC Porto (2-0), regressou ao terceiro lugar da tabela e devolveu alguma emoção ao topo da BwinLiga. Numa partida em que, diga-se a bem da verdade, os portistas nunca tiveram a sorte do jogo do seu lado, os leões rubricaram uma das exibições mais consistentes da temporada e venceram com golos de Simon Vukcevic e Marat Izmailov.

Em Alvalade, até foram o FC Porto foi quem primeiro criou situações de golo. Lisandro López marcou, num lance bem anulado pelo auxiliar, e Lucho González teve tudo para abrir o marcador, mas o Sporting reagiu bem e foi tremendamente eficaz. No espaço de dois minutos, Vukcevic abriu o marcador, contando com a preciosa ajuda de Hélton, e Izmailov, qual caçador de dragões, voltou a marcar aos azuis-e-brancos e dobrou a vantagem logo de seguida (lance mal ajuizado devido ao fora-de-jogo de Simon num primeiro instante). Três remates - o primeiro foi de Pereirinha, um dos melhores em campo -, dois golos.

A perder por dois golos, o FC Porto deu uma resposta à altura de um campeão. Acabou a primeira parte a encostar o Sporting à sua área e começou a segunda a todo o gás. 'Tecla' Farías teve duas ocasiões de ouro para devolver a incerteza ao resultado e o conjunto de Jesualdo viveu então um período em que foi verdadeiramente arrasador, em que criava oportunidades praticamente a cada lance de ataque que produzia. Lucho falhou incrivelmente o 1-2 e Quaresma, mesmo francamente desinspirado, também ficou muito perto do golo.

O FC Porto não marcou na sua melhor fase e o ritmo de jogo baixou no último quarto-de-hora. Nesta altura percebeu-se que o vencedor estava encontrado e o Sporting até poderia ter marcado outra vez, caso Liedson tivesse conseguido bater um inferiorizado Hélton. Teria sido exageradíssimo o resultado. A vitória aceita-se, apesar do FC Porto ter sido até mais dominador, e de certa forma relança o interesse pelo topo da tabela, agora com o Benfica a 8 pontos da liderança.

» U.Leiria bate Académica e quebra longo jejum

João Paulo bisou no dérbi da zona Centro

Quanto aos jogos desta tarde, o destaque só pode ir para a primeira vitória da U.Leiria. Os leirienses não venciam há oito meses para o campeonato, mas ganharam o dérbi com a Académica (3-1) e quebraram esse longo jejum. João Paulo bisou e foi a figura do encontro, passando para terceiro na lista dos goleadores (8), e Laranjeiro, de penálti, marcou o outro da turma de Vítor Oliveira, que continua em último lugar (8 pontos). 'Edgol' descontou para o estudantes, que permancem em posição complicada na tabela.

O Leixões venceu o P.Ferreira (1-0) e ficou numa situação mais confortável na classificação - 10.º lugar, 19 pontos. Pedrinha falhou uma grande penalidade que daria vantagem aos pacenses e foi da autoria de Roberto o golo que valeu três pontos aos de Carlos Brito. José Mota não pôde contar com duas das suas principais unidades - os angolanos Dedé e Edson - e, apesar da recuperação operada nos últimos tempos, ainda não conseguiu tirar a sua equipa da zona de despromoção.

Por último, Naval 1.º de Maio e E.Amadora empataram a uma bola, mantendo-se ambas na cauda da tabela, e Nacional e V.Setúbal não foram além de um nulo. Na Figueira da foz, o brasileiro Marcelinho deu vantagem à formação navalista na primeira metade, ao passo que o cabo-verdiano Vítor Moreno igualou para os de Daúto Faquirá, em cima do minuto 90. Na Choupana, os sadinos arrancaram o seu décimo empate na Liga, mantiveram o quinto lugar (25) que ocupavam e no final protestaram bastante contra a arbitragem de Rui Silva.


» BWINLIGA
17.ª Jornada
| (classificação)

Sporting 2-0 FC Porto
(Vukcevic, 13', Izmailov, 15')

Nacional 0-0 V.Setúbal

Leixões 1-0 P.Ferreira
(Roberto, 59')

Naval 1-1 E.Amadora
(Marcelinho, 18'; Vítor Moreno, 90')

U.Leiria 3-1 Académica
(João Paulo, 24', 67', Laranjeiro, gp, 89'; Edgar, 90+1')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:44


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes