home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




quinta-feira, fevereiro 21, 2008

TAÇA UEFA
16Avos-de-Final: 2.ª mão

» Sporting passeia em Basileia, Benfica sofre em Nuremberga


Fotos ASSOCIATED PRESS

Os oitavos-de-final da Taça UEFA vão ter duas equipas portuguesas. Sporting e Benfica viveram noites diferentes, mas garantiram fora de casa a continuidade em prova. Os leões foram à Suíça derrotar categoricamente o Basileia (3-0), ao passo que os encarnados, apesar de terem passaram um mau bocado, saíram do reduto do Nuremberga com um empate a dois. Bolton e Getafe são os próximos adversários dos lisboetas. O Braga ficou pelo caminho.

Em St. Jakob-Park, o Sporting deixou vincada a superioridade relativamente aos líderes do campeonato suíço e entrou a ganhar. Logo aos 2 minutos, Moutinho abriu o caminho para o golo e Pereirinha abriu o activo. Os portugueses tinham a eliminatória na mão e até relaxaram em demasia em determinados momentos. Valeu Rui Patrício, com três ou quatro grandes intervenções. Depois, mesmo contra a corrente do jogo, os leões chegaram ao segundo, por Liedson, e a segunda parte foi quase um jogo-treino.

O Basileia continuou a cometer erros defensivos incríveis, o guarda-redes Crayton teimava em defender para a frente e o Sporting não se fez rogado. Três a zero aos 51 minutos, por Liedson. Dava para tudo, Paulo Bento aproveitou para poupar alguns jogadores importantes e até Ronny esteve perto do golo em duas ocasiões. Tudo dito. A superioridade do Sporting na eliminatória foi tão evidente que estes suíços até pareceram mais fracos do que aquilo que realmente são.



No Frankenstadion, o Benfica ia caindo aos pés do Nuremberga. Num jogo em que as opções de Camacho podem (e devem) ser postas em causa, os germânicos, mesmo sem terem feito muito por isso, chegaram ao minuto 89 com a eliminatória no bolso. Charisteas inaugurou o marcador aos 58', já depois de ter ameaçado Quim no primeiro tempo, e Saenko dobrou a vantagem pouco tempo depois, contando com a preciosa, decisiva e incrível ajuda de Luís Filipe, num lance que mais parecia para os "apanhados".

As águias estavam virtualmente deitadas por terra e só aí é que Camacho achou por bem mexer no esquema que apresentava. O romeno Sepsi voltou a ser uma agradável presença na esquerda e foi também com o pé esquerdo que Cardozo resgatou o Benfica para as competições europeias 2007/08. O jogo estava no fim, os alemães nem queriam acreditar no que lhes estava a acontecer e abriram espaços que possibilitaram o segundo a Dí Maria num rápido contra-ataque. Grande susto...



No Municipal, o Braga perdeu outra vez com o Werder Bremen (0-1) e foi a única equipa portuguesa que ficou pelo caminho. Já se esperava. Os bracarenses até tiveram boas oportunidades para marcar - Wender atirou ao poste, Brum e Linz testaram a atenção de Wiese -, mas os germânicos foram sempre mais perigosos. Na primeira parte, Hugo Almeida acertou com estrondo na trave e na segunda, aos 78 minutos, Ivan Klasnic marcou mesmo, ultrapassando o guarda-redes Kieszek e atirando para a baliza deserta depois de uma transição rápida dos de Schaaf. Fim do sonho europeu de Manuel Machado e companhia.

» Atlético eliminado pelo Bolton, Rangers e Zenit também surpreendem



Nos outros jogos destes dezasseis-avos-de-final, o grande destaque vai mesmo para a eliminação do Atlético de Madrid aos pés do Bolton. No Vicente Calderón, os colchoneros foram incapazes de anular a desvantagem que traziam da primeira mão e não conseguiram marcar um único golo aos ingleses, nem com Abbiati na área contrária nos últimos minutos. O Bolton avança graças ao golo de Diouf e vai defrontar o Sporting, depois de na primeira fase ter medido forças com o Braga.

De resto, o Getafe, próximo adversário do Benfica, venceu e convenceu o AEK Atenas (3-0), enquanto Glasgow Rangers e Zenit causaram duas das (poucas) surpresas da noite. Os escoceses empataram na Grécia e afastaram o Panathinaikos de Peseiro e Postiga. Os russos, por seu turno, selaram o apuramento no El Madrigal diante do Villarreal, mesmo perdendo e tendo acabado o jogo com nove elementos.

Nesta noite europeia, saliência ainda para as goleadas aplicadas por Everton (6-1 ao Brann Bergen), Bayer Levekusen (5-1 ao Galatasaray) e Bayern (5-1 ao Aberdeen). Dia 6 de Março há mais.


» TAÇA UEFA
16 Avos-de-Final: 2.ª mão |
(toda a informação)


Basileia 0-3 SPORTING [0-5]
(Pereirinha, 2', Liedson, 41', 51')
Nuremberga 2-2 BENFICA [2-3*]
(Charisteas, 58', Saenko, 66'; Cardozo, 89', Dí Maria, 90+2')
Sp.Braga 0-1 WERDER BREMEN [0-4]
(Ivan Klasnic, 78')
Atl.Madrid 0-0 BOLTON [0-1]
LEVERKUSEN 5-1 Galatasaray [5-1]
(Barbarez, 12', 22', Kiessling, 13', Haggui, 55', Schneider, gp, 60'; Barusso, gp, 87')
Spartak Moscovo 2-0 MARSELHA [2-3]
(Pavlenko, 39', Pavlyuchenko, 85')
Panathinaikos 1-1 RANGERS [1-1*]
(Goumas, 12'; Nacho Novo, 81')
BAYERN 5-1 Aberdeen [7-3]
(Lúcio, 12', Van Buyten, 36', Podolski, 71', 77', Van Bommel, 85'; Lovell, 83')
EVERTON 6-1 Brann Bergen [8-1]
(Yakubu, 36', 54', 72', Johnson, 41', Arteta, 70'; Vaagan Moen, 59')
GETAFE 3-0 AEK Atenas [4-1]
(Granero, 45+1', Contra, gp, 82', Braulio, 84')
HAMBURGO 0-0 FC Zurique [3-1]
Bordéus 1-1 ANDERLECHT [2-3]
(Cavenaghi, 70'; Chatelle, 33')
FIORENTINA 2-1 Rosenborg [3-1]
(Liverani, 38', Cacia, 80'; Koné, 88')
Villarreal 2-1 ZENIT [2-2*]
(Guille Franco, 74', Tomasson, 90'; Pogrebnyak, 30')
Helsingborg 1-2 PSV EINDHOVEN [1-4]
(Castan, 80'; Zonneveld, 47', Lazovic, 32')
TOTTENHAM 1-1 Slavia Praga [3-1]
(O'Hara, 7'; Krajcik, 51')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:58


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes