home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, abril 27, 2008

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Espanha

» Räikkönen vence em corrida irrepreensível, Massa completa dobradinha da Ferrari


Foto ASSOCIATED PRESS

O Grande Prémio de Fórmula 1 de Espanha foi hoje ganho pelo campeão do mundo em título Kimi Räikkönen (Ferrari), que liderou a prova do princípio ao fim após ter saído da pole position.

No circuito da Catalunha, a surpresa da qualificação foi o segundo lugar de Fernando Alonso, com o espanhol a intrometer-se entre os dois Ferrari - já se sabia que a Renault ia introduzir novidades neste Grande Prémio mas não se esperava que o salto qualitativo fosse tão grande, apesar do excelente tempo de Alonso ter sido alcançado também devido à menor quantidade de combustível no depósito em comparação com os outros pilotos. Os McLaren-Mercedes de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen ficaram remetidos para os quinto e sexto postos da grelha de partida, atrás de Robert Kubica (BMW-Sauber).

No arranque para a prova, Räikkönen não vacilou e segurou a liderança, enquanto o seu colega de equipa, Felipe Massa, ultrapassou Fernando Alonso para ascender à segunda posição. A dupla de pilotos da Ferrari esteve sempre em controlo, enquanto Alonso acabou por cair para a sexta posição após o primeiro reabastecimento devido a ter sido obrigado a parar nas boxes bastante antes dos restantes pilotos. Numa corrida praticamente sem história, o momento mais dramático acabou por ser o acidente de Kovalainen na sequência de uma cedência da roda esquerda dianteira: o finlandês da McLaren saiu disparado contra uma barreira de pneus e a equipa de assistência médica teve grandes dificuldades para retirá-lo do carro; contudo, o piloto esteve sempre consciente e, à partida, não terá sofrido ferimentos de maior. Até ao final da corrida, o grande destaque acabou por ser o abandono de Alonso em virtude de problemas com o motor, perdendo uma excelente oportunidade para regressar às posições dianteiras. Räikkönen esteve absolutamente inalcançável ao longo de toda a prova e venceu justamente pela segunda vez este ano, enquanto Massa realizou um bom trabalho ao manter uma boa distância em relação a Lewis Hamilton, que terminou a prova na terceira posição. No quarto lugar terminou Kubica, seguido pelo Red Bull de Mark Webber na quinta posição e Jenson Button (Honda) na sexta. O sétimo classificado foi Kazuki Nakajima (Williams), com Jarno Trulli (Toyota) a fechar as posições pontuáveis.

Em termos de campeonato de pilotos, Kimi Räikkönen mantém-se na liderança, agora com nove pontos de vantagem sobre Lewis Hamilton, segundo classificado, e dez sobre Robert Kubica, na terceira posição. Massa, após o mau início de temporada, encontra-se já no quarto posto, a onze pontos do líder. Em relação ao campeonato de construtores, a BMW-Sauber foi destituída da primeira posição pela Ferrari, enquanto a McLaren-Mercedes segue no terceiro lugar.

A próxima prova de Fórmula 1 terá lugar no circuito de Istambul no próximo dia 11 de Maio. A Ferrari tem-se mostrado muito superior às restantes equipas nas últimas corridas e, como tal, será certamente interessante seguir esta prova para verificar se este domínio se mantém ou se a McLaren - e porque não também a Sauber - reage.


FÓRMULA 1 | Classificações

GP Espanha | Mundial de Pilotos | Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:27


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes