BWINLIGA
28.ª Jornada
Foto ASSOCIATED PRESS
PORTO - Sem a pressão dos pontos, tem sido ainda mais esmagador. Por mais adjectivos que se possam encontrar, é difícil explicar a segunda parte dos tricampeões no Berço. Simpático é que não foi. Foram cinco golos: dois, excelentes, de Quaresma, e até houve dois dos suplentes Farías e Adriano. E tudo isto fazendo uma conveniente gestão do plantel...
SPORTING - A vitória com o Marítimo caiu do céu - e aos trambolhões -, mas deve estar entre as mais saborosas da temporada. Possibilitou a subida ao segundo lugar e deixa a certeza de que os leões só dependem de si para atingir o "objectivo mínimo" de Paulo Bento. Na Mata Real, há agora uma espécie de tradição a inverter.
BENFICA - O campeonato do Benfica não começou logo após o jogo do Dragão, como defendeu Chalana, mas a verdade é que as três últimas jornadas poderão bastar para a equipa recuperar e terminar "menos mal" a temporada, até como segunda classificada. A vitória sobre o Belenenses é quase meio caminho andado e os encarnados defrontam agora duas das equipas mais relaxadas da Liga: E.Amadora e V.Setúbal. Um deslize dos adversários, que têm um calendário mais apertado, e a Champions passa a ser uma realidade.
LEIXÕES - Se há vitórias históricas e ao mesmo tempo vitais, a do Leixões em Leiria é uma delas. Os de Matosinhos não ganhavam fora, para a I Divisão, pelo menos há duas décadas, mas trouxeram três pontos do Lis e ganharam novo fôlego na fuga à despromoção - a luta é com o Paços. No Municipal leiriense, houve ainda o melhor golo da jornada: o de Castanheira.
PERMANÊNCIA - Foi celebrada por três equipas. No mesmo dia em que a U.Leiria viu confirmada a despromoção, Naval e Académica asseguraram a representação da zona Centro na edição do ano que vem da Liga. A Briosa foi à Choupana derrotar o Nacional com aparente facilidade, ao passo que Delfim selou a manutenção dos navalistas ao derrotar o seu primeiro emblema, o Boavista. O Estrela, de Daúto, mesmo sem salários, foi ao Bonfim confirmar a sua continuidade entre grandes.
NACIONAL - Para quem, a meio de Março, sonhava legitimamente com um regresso à Europa, o último mês tem sido traumático. Quatro derrotas seguidas e o sonho está desfeito. A última, demasiado consentida diante da Académica, deverá ter traçado o destino de Jokanovic: o desemprego.
CAJUDA - Caiu na tentação de mudar a equipa logo após o golo inaugural de Bruno Alves e foi o maior responsável pela goleada encaixada. A troca de Moreno por Carlitos foi arriscada em demasia e, sem meio-campo, o castelo desmoronou-se logo ali. Apesar de não apagar a boa época que o Vitória tem vindo a fazer, Cajuda arriscou e deu-se mal. Não tenho quase 500 jogos como treinador principal, mas acho que neste jogo não pode ser poupado às críticas.
PAÇOS - Sem vencer os jogos que devia vencer ou sem ser minimamente ambicioso para pontuar nos jogos mais complicados, o P.Ferreira dificilmente conseguirá safar-se da descida de divisão. A derrota com o Braga foi apenas mais uma. Faltam duas finais, a primeira na recepção ao Sporting, um adversário com quem os pacenses costumam dar-se bem. De qualquer forma, um cenário de derrota com os leões aliado a um empate do Leixões em Setúbal dita a despromoção imediata dos de Mota. Vão jogar sobre brasas.
LEIRIA - Já se adivinhava há três ou quatro meses, porém quis a matemática que só se viesse a confirmar a duas semanas do fim do campeonato. Depois de, na última década, ter tido prestações na Taça UEFA, ter jogado uma final da Taça de Portugal e ter feito excelentes campanhas na Liga, a U.Leiria regressará para a próxima época ao segundo escalão. Momento ideal para dar novo rumo ao clube, talvez sem Bartolomeu...
» BWINLIGA | 28.ª Jornada
(classificação) | (próxima jornada) | (marcadores)
Sp.Braga 2-1 P.Ferreira (Linz, 14', Nuno Frechaut, 51'; William, 62') Benfica 2-0 Belenenses (Luisão, 41', Cardozo, 65') Naval 1-0 Boavista (Delfim, 33') Nacional 0-3 Académica (Cris, 6', 27', Edgar, 73') U.Leiria 1-3 Leixões (Éder Bonfim, gp, 18'; Jorge Gonçalves, 1', Hugo Morais, 62', Castanheira, 68') V.Guimarães 0-5 FC Porto (Bruno Alves, 52', Quaresma, 59', 71', Farías, 78', Adriano, 83') Sporting 2-1 Marítimo (Romagnoli, gp, 19', 53'; Bruno Fogaça, 2') V.Setúbal 0-0 E.Amadora |