home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 18, 2008

TAÇA DE PORTUGAL
Sporting derrota FC Porto na final

» Tiuí foi o herói improvável da reconquista do troféu

Rodrigo Tiuí foi o herói da Taça de Portugal
Foto REUTERS

É do Sporting a Taça de Portugal. Não mudou de dono. Os leões venceram o tricampeão nacional FC Porto (2-0) e voltaram a fazer a festa no Jamor. O brasileiro Rodrigo Tiuí, no prolongamento, foi o herói improvável de uma final equilibrada, mas com desfecho inteiramente justo, e encerrou a temporada da mesma forma que Izmailov a tinha iniciado, derrotando os azuis-e-brancos. Em Agosto, para a Supertaça, há tira-teimas para os que se sentirem mais injustiçados...

Paulo Bento conseguiu motivar os seus jogadores para este jogo e o Sporting abordou o jogo com mais vontade e foi superior durante os primeiros 25 minutos. Nuno ganhou o duelo particular com Derlei, com duas defesas extraordinárias, adiando a vantagem leonina. O FC Porto equilibrou as operações - quando Meireles deixou de se preocupar com João Paulo e voltou a ser o mesmo de sempre - e ia marcando por Lisandro López, depois de uma iniciativa estrondosa de Mariano. Patrício esteve bem na mancha.

A primeira parte acabou com um golo anulado a Romagnoli, apesar do argentino não estar em posição irregular, pelo que a segunda começou com o resultado ainda em branco. E não teve grandes motivos de interesse, notando-se o cansaço dos atletas e tendo-se visto muito menos futebol. No entanto, o minuto 71 trouxe um dado novo à partida, com a expulsão de João Paulo por uma entrada impensável sobre João Moutinho. O FC Porto, que já mostrava alguma quebra física, teve que recuar e o Sporting, que não estava melhor fisicamente, nunca soube aproveitar a superioridade numérica.

Veio o prolongamento. Aí, no tempo-extra, Tiuí foi figura de proa, apagando, pelo menos por uns dias, tudo o que de péssimo fez em cinco meses de leão ao peito. Ia marcando na primeira vez que tocou na bola e bisou na segunda parte do prolongamento. Na sequência de um lance em que só Olegário não viu falta de Polga sobre Lisandro, Tiuí rodou sobre Emanuel e abriu a contagem, com muita sorte à mistura. Pouco depois, veio o segundo, com uma fantástica bicicleta a passe de Yannick Djaló. 34 anos depois, o Sporting voltou a conquistar duas Taças seguidas. Mérito aqui para Paulo Bento, que, nos 90 minutos, nunca perdeu um jogo para esta competição.


» TAÇA DE PORTUGAL
Final


SPORTING 2-0 FC Porto (a.p.)
(Rodrigo Tiuí, 110', 117')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:03


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes