home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, maio 25, 2008

TÉNIS
Roland Garros'08: a aventura de Gil

» Maior prova do mundo disputada em terra batida começou hoje


Foto AP

Teve hoje início, por volta das 10h portuguesas, o segundo torneio do Grand Slam da temporada de 2008: Roland Garros.

Pela primeira vez nos últimos 17 anos, a prova parisiense conta com a presença de um tenista luso, Frederico Gil, no quadro principal. O português apurou-se através da sempre difícil fase de qualificação, assinando três excelentes vitórias sobre Stephane Piro (948º ATP), Simon Stadler (178º) e Santiago Giraldo (185º), esta última em três equilibrados sets.

No entanto, já hoje, no primeiro encontro do dia no court nº7, Gil despediu-se de Roland Garros, depois de ter perdido com o convidado francês Jérémy Chardy, por 6-3, 6-2 e 7-6(1), num jogo em que teve dificuldades em lidar com o poderoso serviço do adversário, arma decisiva nesta rápida terra batida de Paris.

Por entre os favoritos, Roger Federer foi claramente bafejado pela sorte, não só porque não tem nenhum adversário verdadeiramente perigoso no seu quarto de quadro, como também por ter conseguido escapar a um possível confronto com Novak Djokovic, que ficou posicionado na metade inferior da grelha; por seu lado, Rafael Nadal terá que ultrapassar adversários bem mais perigosos nas rondas iniciais, antes desse previsível embate com o sérvio, nº3 mundial, nas meias-finais.

Ainda assim, Rafa é considerado o grande favorito à conquista da Taça dos Mosqueteiros, da qual é detentor, dado que nunca perdeu em Roland Garros (nem tão-pouco foi obrigado a 5 sets), apenas foi derrotado em duas das últimas 105 partidas que disputou em terra batida e tem uma compleição física fantástica, que lhe permite sobressair na mais dura de todas as provas do calendário mundial.

Por último, uma palavra de apreço para Gustavo Kuerten, tri-campeão (1997, 2000 e 2001) em Paris. O brasileiro faz aqui a quarta e última paragem no seu tour de despedida, cabendo-lhe defrontar Paul-Henri Mathieu, 18º cabeça-de-série, na primeira ronda.

No lado feminino, pode dizer-se que este será o torneio mais em aberto do últimos anos. Sem Justine Henin, que anunciou o abandono da competição há poucas semanas atrás, não há nenhuma favorita declarada, sendo que Ana Ivanovic, Jelena Jankovic e Serena Williams talvez se perfilem como as maiores candidatas. Curiosamente, todas elas estão posicionadas na metade inferior do quadro, pelo que apenas uma terá hipóteses de atingir a final.

No outro extremo da grelha, Maria Sharapova parece ter boas condições para fazer melhor que em 2007, quando chegou até às meias-finais. No entanto, a russa terá de ter muita atenção às suas compatriotas Dinara Safina, Svetlana Kuznetsova e Anna Chakvetadze, também elas fortes pretendentes ao ceptro.

Aguardam-se muitas emoções fortes durante o evento que se prolongará até ao próximo dia 8 de Junho, dia da grande final masculina. A transmissão televisiva estará, uma vez mais, a cargo da Eurosport, com uma cobertura diária de cerca de 8 a 10 horas. A não perder...

Artigo de Carlos Morais
Publicado às 16:14


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes