home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, junho 29, 2008

EURO'2008
Final: Espanha é campeã europeia

» Espanhóis derrotam Alemanha na final do Prater

Iker Casillas, um dos jogadores do Euro 2008, levantou a Henri Delaunay
Foto ASSOCIATED PRESS

+ Ganhou quem mais merecia. É incontestável. A Espanha derrotou a Alemanha (1-0) na final do Euro'2008 e proclamou-se campeã da Europa, soltando um grito que estava guardado há décadas e décadas. No antigo Prater, um golo solitário de Fernando Torres deu o título à Roja e consagrou o futebol de toque de bola apresentado pelos espanhóis na Áustria, onde estiveram do início ao fim do torneio. Ainda há justiça no desporto rei, com a máxima de Lineker por momentos a deixar de fazer sentido. O talento derrotou a tradição.

+ Na partida mais importante dos últimos 24 anos da história da selecção espanhola, até foi a Alemanha que entrou melhor e começou por assustar. No entanto, foi da Espanha o primeiro lance de golo, com a cabeçada de Fernando Torres ao poste. Apesar de Fàbregas ter estado ausente da partida durante o tempo que esteve em campo, o jogo mudou quando a Espanha passou a mandar na linha média. Os gigantes do meio-campo mediam menos de 1,80 m e tinham nas costas os nomes Xavi e Iniesta. Depois, aos 33 minutos, veio o golo que decidiria a final. Xavi lançou em profundidade, Fernando Torres devorou Lahm - que voltou a cometer graves erros defensivos - e desviou à saída de Lehmann. 1-0, Espanha na frente e mais perto do título.

+ A segunda parte do jogo começou outra vez sem sinal da Alemanha, mas o cariz do desafio mudou por instantes com a entrada de Kuranyi para o lado de Klose. Ballack esteve perto do empate, no melhor lance da Mannschaft, e os germânicos começaram a crescer enquanto Puyol e Marchena não se adaptaram à nova dupla de pontas-de-lança. A força e a entrega dos de Löw estava a ameaçar ganhar a batalha a meio-campo, porém a entrada de Xabi Alonso voltou a estabilizar a partida. Depois ainda entrou Gómez, mas os alemães estavam bloqueados, sem ideias e sem conseguir tirar partido dos despejos para a área que os salvaram noutras ocasiões da competição.

+ Sentiu-se que a Espanha tinha o título no bolso quando ainda faltavam mais de vinte minutos para o fim. O resto ficou a cargo dos ponteiros do relógio, sendo que não fosse a fraca eficácia ao nível da finalização e os números da vitória teriam sido mais gordos. Sergio Ramos e Marcos Senna foram protagonistas de duas situações claras. Teria dado outra cor ao resultado, mas o mais importante estava garantido. Aragonés despede-se em beleza, deixando bem vincadas as suas ideias, e o capitão Iker Casillas, um dos jogadores do torneio, levantou a Henri Delaunay. No meio dos festejos, realce para o facto de Antonio Puerta ter sido lembrado pelo amigo Ramos. Foi bonito.


» EURO'2008
Final |
(informação completa)


Alemanha 0-1 ESPANHA
(Fernando Torres, 33')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 23:14


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes