home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




sábado, junho 21, 2008

EURO'2008
Quartos-de-Final: Rússia trava Holanda

» Hiddink vira traidor com grande lição de bola dos russos

Arshavin dizimou a Holanda em Basileia
Foto ASSOCIATED PRESS

+ Quem é que eram mesmo os candidatos? Três dos mais fortes deste Euro'2008 já ficaram pelo caminho. Logo os três vencedores dos grupos, os que pouparam a equipa na última jornada. A Holanda, a própria, caiu aos pés da Rússia (1-3, ap) e, apesar de ter levado o jogo para prolongamento, não se livrou de levar um tremendo banho de bola dos russos. Eu fui um dos que tinha alertado para a possibilidade - aqui e aqui. Guus Hiddink, «o traidor do ano», atirou borda fora com a selecção do seu país, tida pela maioria como a principal favorita a vencer o Áustria/Suíça. Sem espinhas, com Zhirkov, Pavlyuchenko e Arshavin a justificarem desde já a inclusão no 'onze' do torneio.

+ Num jogo que colocou frente a frente duas equipas de futebol total, a Rússia justificou a passagem. No confronto de estilos, Hiddink soube impor o seu, com os russos a apresentarem uma invejável condição física e a mostrarem-se mais fortes psicologicamente. O conjunto de Van Basten viu-se pela primeira vez em desvantagem neste Europeu e, como se temia, não soube responder em campo. Pavlyuchenko finalizou com grande classe um lance formidável de ataque dos de Leste e só um Van der Sar dos grandes momentos impediu que os russos matassem o jogo pouco depois. A Oranje, desesperada, atirou a responsabilidade para as costas de Sneijder, que tentou uma, duas, três vezes de fora da área. Sem sucesso. Até que, ao terceiro livre semelhante despejado para a área, Van Nistelrooy forçou o prolongamento. Um golo que soube a injustiça.

+ Nos trinta minutos suplementares, a Rússia não cedeu um milímetro à forma como vinha actuando e desmantelou por completo a Holanda. Pavlyuchenko acertou um bilhete em cheio na trave, mas os russos acertaram as semi-finais no segundo período do tempo-extra. Arshavin, mesmo com quase duas horas de futebol nas pernas, prosseguiu o seu recital e inventou o lance do golo de Torbinski. Finalização tão subtil e silenciosa como oportuna e eficaz. Estava premiado o 'partidazo' dos russos. Logo de seguida Arshavin sentenciou, depois de partir o central com uma simulação simples. A Holanda, a mesma Holanda que encantou na fase regular, estava arrumada. A Rússia, esta Rússia que agora encanta, já é a favorita de muitos. Não se sabe é se isso é bom ou mau prenúncio...


» EURO'2008
Quartos-de-Final |
(resultados)


Holanda 1-3 RÚSSIA (a.p.)
(Van Nistelrooy, 86'; Pavlyuchenko, 56', Torbinski, 111', Arshavin, 116')

Croácia 1-1* TURQUIA (a.p.) (1-3* nas g.p.)
(Ivan Klasnic, 119'; Semih Sentürk, 120+2')

Portugal 2-3 ALEMANHA
(Nuno Gomes, 40', Hélder Postiga, 87'; Schweinsteiger, 22', Klose, 26', Ballack, 61')


Artigo de Da Rocha
Publicado às 22:26


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes