home

plantel

contactos

plantel

apoios









media

uteis

arquivos

estatísticas

On-line



eXTReMe Tracker




domingo, julho 20, 2008

AUTOMOBILISMO
Fórmula 1 - GP Alemanha

» Hamilton soma segunda vitória consecutiva e isola-se na liderança do mundial de pilotos


Foto ASSOCIATED PRESS

Após um conjunto de corridas menos conseguidas - desde o erro no GP do Canadá até à péssima prestação em Magny-Cours -, Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) parece ter recuperado a sua confiança e hoje, no circuito de Hockenheim, somou a sua segunda vitória consecutiva no campeonato mundial de Fórmula 1.

O piloto inglês saiu para a prova na primeira posição da grelha de partida, tendo superado Felipe Massa (Ferrari) e Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes) na qualificação do dia de ontem. No arranque para a corrida, Hamilton defendeu o primeiro lugar e volta após volta foi confirmando o estatuto de piloto mais rápido em pista. Contudo, o trabalho de Lewis Hamilton foi anulado pela entrada do safety-car em pista devido ao despiste de Timo Glock (Toyota), num momento que poderia ter produzido um resultado final bastante diferente: enquanto a maioria dos pilotos optou por rumar às boxes no período do safety-car, a McLaren - provavelmente ainda com o incidente entre Hamilton e Kimi Räikkönen (Ferrari) bem presente na memória - decidiu não efectuar a segunda paragem do inglês nesta altura e, em consequência, quando seis voltas depois Hamilton parou, ao reentrar na pista acabou por perder posições para Nelsinho Piquet (Renault) e Felipe Massa. Mantendo-se como o mais rápido em pista, Lewis Hamilton não demorou a colar-se a Massa e a sua ultrapassagem ao brasileiro acabou por constituir o momento mais espectacular da corrida, fazendo lembrar Michael Schumacher pelo modo como quase obrigou Massa a sair de pista. Ultrapassado o primeiro "obstáculo", Hamilton conseguiu aproximar-se do surpreendente líder Piquet - numa táctica de uma só paragem após ter largado da décima sétima posição - e recuperou então a liderança do corrida, onde se manteve até ver a bandeira de xadrez. Nelsinho Piquet foi o segundo classificado, o que corresponde à primeira subida ao pódio da sua carreira, e Felipe Massa cruzou a meta na terceira posição. Em quarto lugar terminou Nick Heidfeld (BMW-Sauber), seguido pelos finlandeses Kovalainen e Räikkönen, respectivamente quinto e sexto classificados. Os últimos lugares pontuáveis ficaram entregues a Robert Kubica (BMW-Sauber) e Sebastian Vettel (Toro Rosso).

Em termos de campeonato de pilotos, o triunfo de hoje coloca Hamilton isolado na liderança com quatro pontos de vantagem sobre Felipe Massa e sete sobre Kimi Räikkönen. Na quarta posição segue Robert Kubica, agora com menos dez pontos somados do que Lewis Hamilton. Em relação ao campeonato de construtores, enquanto a Ferrari continua na primeira posição, a BMW-Sauber começa a ver o seu segundo posto ameaçado pela McLaren-Mercedes, tendo visto a sua vantagem encurtada para apenas três pontos.

O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 terá lugar no circuito de Hungaroring, em Budapeste (Hungria), no dia 3 de Agosto. Às portas do último terço do campeonato, cada prova converte-se num momento decisivo, logo, será certamente uma corrida interessante e que poderá dar indicações se os pilotos da Ferrari têm capacidade de contrariar a recente melhoria de forma de Hamilton.


FÓRMULA 1 | Classificações

GP Alemanha | Mundial de Pilotos | Mundial de Construtores


Artigo de Margarida Martins
Publicado às 15:50


futebol nacional

blogobola

blogs

portais

clubes

modalidades



© Livre Indirecto 2006 | Desenhado por Pedro Lopes